Infraero negocia Plano de Demissão Voluntária para desligar 2,5 mil funcionários

Com a entrega, na próxima segunda-feira, dos aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ) aos concessionários, a estatal Infraero entrará em seu mais agudo período de "vacas magras", que deve perdurar pelo menos até 2018. A partir de 2015, a estatal, até então responsável por esses dois aeroportos, deverá dar prejuízo da ordem de R$ 450 milhões ao ano, informou o presidente da empresa, Gustavo do Vale.

. Com a entrega dos principais aeroportos à iniciativa privada, a Infraero perdeu a fonte de cerca de 65% das receitas que tinha até 2012. Além de Confins e Galeão, a empresa deixou de arrecadar com Guarulhos, Viracopos (SP) e Brasília. Além disso, o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, foi fechado depois que o aeroporto privado de São Gonçalo do Amarante começou a operar. 

. Cerca de 80% dos funcionários dos aeroportos já concedidos foram devolvidos à Infraero. Voltando, eles são readequados na própria empresa, já que até agora a opção foi não demitir. Para aliviar a situação, a empresa negocia com o Ministério do Planejamento um programa de redução do seu quadro de funcionários. A Infraero pede recursos, estimados inicialmente em R$ 750 milhões, para iniciar um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Isso ajudaria a desligar 2,5 mil funcionários de um total pouco superior a 12 mil.

. A medida, explicou Vale, é necessária para equilibrar as despesas de custeio da estatal a seu novo nível de receitas. 

4 comentários:

Anônimo disse...

A Infraero é apenas uma pontinha do Iceberg dos prejuízos astronômicos gerados pelo aparelhamento do governo federal. 100 CC's petistas juntos não conseguem fazer o trabalho de um único profissional competente não comprometido ideologicamente. A ideologia é a mãe da burrice adquirida no pós nascença!

Luiz Vargas disse...

Qual será a opinião do con$elheiro Truta e do peremPTório embu$teiro prevaricador a resPeiTo disto?

Anônimo disse...

Infraero é um dos maiores cabides de emprego do Brasil.

Anônimo disse...

e pensar que o Olívio Dutra acabou com o PDV do Britto, trazendo prejuízos bilionários para o RS...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/