Setor público tem rombo de R$ 11 bilhões em maio - o pior desde 2008

É a primeira vez que o resultado fica negativo para meses de maio. Superávits dos governos regionais e das estatais não conseguiram compensar o resultado negativo de R$ 10,5 bi do governo central

O setor público consolidado (governo central, estatais, Estados e municípios) apresentou déficit primário de 11,046 bilhões de reais em maio. O resultado veio pior do que o projetado por analistas, que apontavam saldo negativo de 9,25 bilhões de reais no mês passado. Este é o primeiro déficit para meses de maio de toda a série histórica do BC e também o maior rombo desde dezembro de 2008, quando o resultado negativo foi de 20,95 bilhões. Em abril, o resultado foi positivo em 16,89 bilhões de reais. 

. Nos cinco primeiros meses do ano, o setor público teve um saldo líquido de 31,5 bilhões de reais, ante 46,7 bilhões no mesmo período do ano anterior. Em doze meses até maio, a economia feita para o pagamento de juros equivale a 1,52% do Produto Interno Bruto (PIB).  No mês, o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência Social) registrou um déficit 10,5 bilhões de reais, o pior para meses de maio da série histórica. Como anunciado na sexta-feira, as receitas com dividendos de estatais caíram 70%, somando 779,9 milhões de reais em maio. O Tesouro registrou em maio um déficit de 6,49 bilhões de reais, enquanto o rombo da Previdência ficou em 3,88 bilhões de reais. Já as contas do BC tiveram um resultado negativo de 136,4 milhões de reais.


- As manobras fiscais usadas pelo governo nos últimos anos para fechar as contas abalaram a confiança dos agentes econômicos. 

6 comentários:

Luiz Vargas disse...

Quando os ratos (Roseana e Zé $arney) abandonam o navio é por que a coi$a está PreTa e ficará mais PreTa ainda.

Anônimo disse...

O setor público é feito para isso mesmo, servir de poleiro para pelegos políticos, pagar salários absurdamente acima do mercado e gerar prejuízo. Acho que ele está cumprindo sua função à contento, parabéns ao governo petralha.

Anônimo disse...

A roubalheira e a gastança desenfreada é tanta que a "contabilidade criativa" não está dando conta de "maquiar" os resultados!
Os petralhas sentindo o final da festa, são como aquela chinelagem em festa de casamento, que invadem a cozinha abrem os armários e as geladeiras para tentarem levar o que puderem para casa!

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Mas e o Sgarbi não vai comentar esses dados fantásticos da incompetência do PT???

Anônimo disse...

METADE DESTE DINHEIRO FOI DESVIADO OUTRA METADE PAGOU BOLSA DE TODO TIPO E QUEM LEVA A CULPA É O FUNCIONÁRIO COMO SEMPRE.


EDUARDOMENEZES

Anônimo disse...

Mas agora a coisa vai melhorar! O "companheiro" Zé Dirceu vai começar a trabalhar!kkkkkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/