Artigo, Estadão - Lambanças também na Petros

O artigo a seguir é editorial do jornal "O Estado de S. Paulo". ele analisa o caso do Fundo de Pensão da Petrobrás, o Petros, mas o diagnóstico vale para quase todos os fundos de pensão de estatais federais, que neste final de semana pediram socorro ao governo Dilma. Leia:

Como sua patrocinadora - a Petrobrás, submetida ao controle político do PT, com as danosas consequências para o País e para seus acionistas que vão sendo reveladas a cada dia -, o fundo de pensão dos petroleiros, a Petros, acumula perdas causadas pela gestão dominada por políticos e sindicalistas ligados ao partido. Ao ignorar recomendações e advertências dos que, embora não pertençam ao esquema petista, ocupam funções decisivas na administração, a diretoria da Petros ameaça o futuro de seus participantes. A perda contabilizada no ano passado, de R$ 2,89 bilhões (em 2012, registrara superávit de R$ 3,0 bilhões), é a indicação mais óbvia dos riscos que o modelo de administração petista do fundo traz para seus participantes e para as finanças públicas - pois, indiretamente, como principal acionista da patrocinadora Petrobrás, o Tesouro acabará tendo de cobrir parte das perdas.

Atento, o Conselho Fiscal da Petros - formado, como exige a legislação, por igual número de membros eleitos pelos participantes e indicados pela Petrobrás - há dez anos vem sistematicamente rejeitando as contas apresentadas pela diretoria executiva do fundo de pensão.

CLIQUE AQUI para ler toda a análise. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Alguém por favor poderia me dizer POR QUE o PT ainda não foi CASSADO como partido político?
A Lei dos Partidos Políticos diz claramente o seguinte:
....
CAPÍTULO VI
Da Fusão, Incorporação e Extinção dos Partidos Políticos

Art. 27. Fica cancelado, junto ao Ofício Civil e ao Tribunal Superior Eleitoral, o registro do partido que, na forma de seu estatuto, se dissolva, se incorpore ou venha a se fundir a outro.

Art. 28. O Tribunal Superior Eleitoral, após trânsito em julgado de decisão, determina o cancelamento do registro civil e do estatuto do partido contra o qual fique provado:

I - ter recebido ou estar recebendo recursos financeiros de procedência estrangeira;

II - estar subordinado a entidade ou governo estrangeiros;

III - não ter prestado, nos termos desta Lei, as devidas contas à Justiça Eleitoral;

IV - que mantém organização paramilitar.

§ 1º A decisão judicial a que se refere este artigo deve ser precedida de processo regular, que assegure ampla defesa.
....
E também diz o seguinte:
....
TÍTULO III
Das Finanças e Contabilidade dos Partidos
CAPÍTULO I
Da Prestação de Contas

Art. 30. O partido político, através de seus órgãos nacionais, regionais e municipais, deve manter escrituração contábil, de forma a permitir o conhecimento da origem de suas receitas e a destinação de suas despesas.

Art. 31. É vedado ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive através de publicidade de qualquer espécie, procedente de:

I - entidade ou governo estrangeiros;

II - autoridade ou órgãos públicos, ressalvadas as dotações referidas no art. 38;

III - autarquias, empresas públicas ou concessionárias de serviços públicos, sociedades de economia mista e fundações instituídas em virtude de lei e para cujos recursos concorram órgãos ou entidades governamentais;

IV - entidade de classe ou sindical.

....

É mais do que sabido que o PT recebeu recursos de sindicatos, empresas públicas e governos estrangeiros. Basta SOMENTE juntar as provas e protocolar na Justiça Eleitoral.

Vão me dizer que não há provas disso? ora...o PT já provou por A+B que não tem competência nem pra disfarçar o rastro sujo de suas operações ilegais.

Tô falando isso há ANOS, ninguém se liga.

Querem acabar com o polvo sinistro? cassem o registro da quadrilha. Eles mesmos deram a munição. Qualquer cidadão de bem que tiver provas disso pode livrar o Brasil desse câncer.

Alô, funcionários de carreira das estatais que não compactuam com a quadrilha e que estão com seus empregos ameaçados: Taí a dica! Quem tiver documentos, simplesmente FAÇA A DENÚNCIA!

Anônimo disse...

Políbio,

Anote ai:

- Os funcionários mais jovens(abaixo de 50 anos) da Petrobras, B.Brasil e CEF ajudaram a eleger o PT desde 2003!!

Agora "chuuupeeeemmm"!!!

JulioK


Anônimo disse...

O que deve ter acontecido na Petros foi má administração dos fundos de pensão da estatal por algum petê que não é do ramo, talvez tenham aplicado grande parte da grana em fundos de investimentos de ações da própria companhia, mas como as ações da Petrobrás caíram muito por causa da má gestão e roubalheira, o fundo perdeu bastante dinheiro, pois não optaram por uma aplicação mais conservadora. Mas também, como eles metem a mão em qualquer dinheiro, provavelmente ocorreu desvio (vulgo roubo).

Anônimo disse...

Foi assim que o fundo AEROS da VARIG foi quebrado, e a viúva não terá dinheiro para suprir os prejuízos da Petros e dos fundos de pensões do BB, de Itaipu, dos Correios, da Eletrobrás e de vários outros que vem sendo impiedosa e desonestamente sugados pelos Irmãos Petralhas!

Anônimo disse...

AINDA NADA vimos, muito pior do que já sabemos virá, aguardem rezando...

Anônimo disse...

Sua mula, não fala do que tu não entendes....!!!! O editor e seus papagaios, que vivem dizendo besteiras sem ao menos saber do que estão falando, deveriam se informar melhor para não terem, no futuro, um câncer em seus fígados...!!!!!!!

Anônimo disse...

Nao apareceu o tal SCARBI. Por que ?

Anônimo disse...

Al Capone está se revirando no túmulo!! Nunca antes.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/