Procurador do TCU denuncia: "Se a Petrobrás não fosse pública, ela já teria quebrado"

A repórter Laryssa Borges, revista Veja, entrevistou o procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União há quase duas décadas, Marinus Marsico, que já comprou briga com corruptos que aparelharam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), enfrentou servidores que insistiam em receber supersalários no Congresso e participou do acordo com o Grupo OK, do senador cassado Luiz Estevão, para reaver 500 milhões de reais desviados do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Ele fala sobre os atuais escândalos da Petrobrás:

Há cerca de dois anos, revira cada detalhe da ruidosa compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras, um dos mais malsucedidos negócios da história da petrolífera brasileira. Para ele, apesar de o caso Pasadena ser “indefensável”, a Petrobras sofre com desmandos políticos desde o segundo mandato do ex-presidente Lula. “A Petrobras está afundando. Há uma mistura de má gestão com o fato de ter se tornado um braço político do governo. Se a empresa não fosse pública, já tinha quebrado”, disse em entrevista ao site de VEJA.

As denúncias envolvendo a Petrobras, incluindo irregularidades em contratos, não são exatamente uma novidade para o TCU. A Petrobras é uma caixa-preta?

A Petrobras é uma empresa muito difícil de fiscalizar e, com certeza, se fosse mais transparente, se não se preocupasse tanto com essa questão de sigilo comercial, muitas vezes indevido, tenho certeza que esses contratos desastrosos, como o de Pasadena, não teriam ocorrido. Se há dez anos houvesse a possibilidade de a Petrobras ser fiscalizada como deve ser, hoje não teríamos esse tipo de situação. Ela se fecha em um falso argumento de que é uma empresa de mercado e com sigilos comerciais.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Grande Jornalista Polibio,

Vivemos no país dos hipócritas, senão vejamos:

1) Transações nada republicanas são feitas na Petrobrás, causando prejuízos ao país em bilhões (a mídia ainda não totalmente comprada mostrando alguns fatos, enquanto a amestrada em total silencio);
2) Despesas feitas neste ano, caso de energia elétrica(uso de termelétricas), que serão pagas no ano que vem, independente de qual seja o governante do país;
3) O IBGE e outros institutos de pesquisas sendo totalmente manipulados pelo governo do PT, publicando índices de inflação, desemprego, emprego e outros totalmente diferente da realidade porem favoráveis ao governo de então;
4) Total desmando na administração publica federal (saúde, segurança pública, transporte coletivo, moradia, etc).
Agora imaginemos se esses fatos acima narrados ocorressem em governos não do PT ou/e de seus aliados, com certeza teríamos:
a) A tal de UNE (hoje totalmente dominada pelo PCdoB) fazendo todos os dias manifestos com “fora fulano, fora sicrano(leia-se governo de então);
b) A OAB, MPF, Igreja, movimentos baderneiros (digo sociais) se manifestado, propondo ações x, y e z contra o governo de então;
c) Era um tal de especialistas em administração publica dando pitaco em todos os canais de televisão, no intuito de derrubar o governo de então;
d) A CUT e demais entidades sindicais já estariam todos os dias insuflando greves, paralizações, depredações e invasões de propriedade (MST);
e) Os próprios servidores públicos federais estariam na rua, nas badernas gritando palavras de ordem contra o governo de então. Para mostrar um pequeno exemplo de hipocrisia desse governo: Li recentemente em jornais que a Eletrobrás teve um prejuízo de cerca de 13 bilhões e 100 milhões durante os anos de 2012 e 3013. Em vez de se manifestarem contra o governo que aí está (PT) sobre esses prejuízos, eles, servidores, simplesmente fizeram pequena manifestação pleiteando “lucros” na empresa nos anos acima citados. Ora, como pleitear lucros numa empresa que teve prejuízo? É muita hipocrisia.
f) Sobre a situação calamitosa da Petrobrás tem uma tal de FUP que no seu site alega que a oposição (que eles chamam de direita) é quem está querendo acabar com a Petrobrás. É muita hipocrisia.
Só para lembrar: dia 16/04/14 a ANEEL autorizou à COELCE um aumento de 17% na conta da energia elétrica aqui no CE, a partir de 22/04, em outros Estados houve aumento maior. Sabe quantas manifestações houve até agora contra? Resposta: nenhuma. É muita hipocrisia.

Luiz L. Costa

Anônimo disse...

Nestor Cerveró não foi a "bala de prata". E agora?

Oposição tem um longo feriado para refletir se leva ou não adiante a estratégia de uma CPI exclusiva sobre a Petrobras; depoimento daquele que era esperado como "homem-bomba" frustrou expectativas; além de confirmar a versão da presidente Dilma Rousseff sobre a compra da refinaria de Pasadena, o ex-diretor Nestor Cerveró não acrescentou um elemento capaz de incendiar o Congresso; desânimo foi estampado nas páginas dos jornais que estão entrincheirados contra o Planalto.....

A estratégia da oposição era clara. Claríssima.

Com o depoimento do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, nesta quarta-feira, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, não teria alternativa a não ser ceder ao suposto clamor popular pela CPI exclusiva sobre a estatal.

A montanha, no entanto, pariu um rato.

E o depoimento de Cerveró, chocho, frustrou as expectativas dos mais aguerridos oposicionistas.

A começar pelos jornalões, que hoje estão entrincheirados contra o Palácio do Planalto.

Todos eles reconhecem que o depoimento do ex-diretor foi um banho de água fria.

Para o Globo, Cerveró "poupou" Dilma. O fato concreto, porém, era outro. Cerveró não poupou a presidente. Apenas não tinha elementos para mentir e incriminá-la impunemente.

No Estado de S. Paulo, Cerveró explicitou a fragilidade de sua posição, ao dizer que as cláusulas polêmicas do contrato de Pasadena – put option e marlim, que obrigavam a Petrobras a comprar a metade dos belgas da Astra e garantiam remuneração mínima aos sócios – eram irrelevantes e não precisavam ser levadas ao conselho de administração.

Mas, como, irrelevantes? Foi justamente ao descobri-las que a presidente Dilma Rousseff mandou desfazer o negócio, ainda como presidente do conselho.

A Folha, por sua vez, foi mais sincera. Cerveró frustrou a oposição, noticiou o jornal da família Frias.

Agora, os oposicionistas têm um longo feriado para refletir sobre a melhor estratégia a seguir.

Vão insistir com uma CPI desde já esfriada pelo depoimento frágil de Cerveró, correndo o risco de ser acusados de contribuir para prejudicar a imagem da Petrobras, empresa que simboliza o orgulho nacional?

Se a CPI não vai levar a lugar algum e não será suficiente para colocar a presidente Dilma em xeque, qual será sua serventia?

A resposta virá da oposição depois da Semana Santa.

Anônimo disse...

Também não irá quebrar enquanto tivermos este povo em grande parte ignorante e burro, aceitando passivamente este monte bobagens que este governo faz todos os dias.
independentemente de Partido, que tem aos kilos aqui no Brasil.
CAGOU FORA DO PENICO, PONTÁ PÉ NA BUNDA, RUA.

Anônimo disse...


A Petrobrás não está quebrada?Vale só 1/3 do que valia com uma dívida imensa e não está quebrada?

Anônimo disse...

Esse Procurador está viajando, será que ele sabe que a Petrobras, por Lei,não se submete a Lei de lecitação? Alias, alguém avisou o Procurador do MP que pela lógica dele as empresas sediadas nos EUA, por ter informação privilegiadas não quebrariam, mas aconteu com a GM, segundo consta,o governo dos EUA teve que comprar ações da empresa, alias a própria economia dos EUA,em 2008,não teria entrado em depressão por causa do mercado. Com toda a tecnologia que o pais tem e controle da comunicação mundial, leia-se escuta sobre os outros estados e empresas.

Anônimo disse...

A Petroescândalo só não quebrou ainda porque o BNDES a está bancando à juros baixos. O governo PeTralha inventa dinheiro emitindo títulos do tesouro para o Banco estatal se capitalizar, e depois não sabem porque há o aumento da inflação.
Nesse banco sim, existe uma bolha que pode estourar à qualquer momento!

Cap Caverna disse...

Eu digo mais: se todas as empresas públicas não recebessem mensalmente dinheiro de nossos impostos para cobrir os rombos, TODAS já teriam quebrado. Os empresários se sua empresa vai mal, ele corta gastos, faz de tudo para aumentar o faturamento, toma capital de giro nos bancos, remarca os pagamentos, antecipa os recebíveis etc... O governo faz somente uma coisa: aumenta impostos. Grandes administradores, credo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/