Veja diz que a Petrobras já foi solução para Dilma. Hoje é fonte de problemas

Os repórteres da revista, Robson Bonin, Rodrigo Rangel e Daniel Pereira, denunciam em reportagem de capa, hoje, que  o uso ruinoso da estatal para segurar a inflação se soma, agora, a negócios nebulosos e denúncias de corrupção. Leia mais:

 O PT sempre usou a Petrobras como arma política. Nas duas últimas campanhas, seus candidatos diziam que o PSDB privatizaria a empresa se reconquistasse o poder. Acusados de mercadores do patrimônio nacional, os tucanos não tiveram repertório para responder aos ataques. A Petrobras foi usada como vitrine para alardear a competência administrativa de Dilma Rousseff — e, antes, a sorte de Lula pela descoberta em seu governo do “bilhete premiado” do pré-sal. Lula proclamou a autossuficiência do petróleo, sonho geopolítico histórico do Brasil. Em 2010, Lula defendeu a eleição da desconhecida ministra Dilma, apresentando-a como a responsável pelo novo modelo energético brasileiro, em que predominariam a oferta abundante de energia e a cobrança de tarifas cada vez menores dos consumidores. No palanque, ela foi a “Mãe do PAC”, gestora hábil, eficiente, a contraposição perfeita ao apagão de 2001, que foi vendido ao eleitorado como clara inépcia do governo Fernando Henrique. A estratégia funcionou em 2002, 2006 e 2010. Em 2014 pode funcionar, mas para os adversários. “A Petrobras virou a OGX da Dilma”, ironizou Aécio Neves, candidato a presidente pelo PSDB.

. A área de energia se tornou um poço de piche de problemas. O Brasil importa petróleo. Antes de os poços do pré-sal renderem um centavo sequer, deles parecem jorrar apenas alcatrão e terebintina política. O risco de racionamento de eletricidade, antes inexistente no discurso oficial, foi reclassificado para “baixo” — mas é alto. As tarifas, comprimidas por ímpeto populista e estatizante, em breve vão obedecer às implacáveis leis econômicas, buscar seu patamar realista, e os brasileiros vão pagar a conta — seja pelo aumento de impostos para recompor as finanças públicas, seja pelos dígitos a mais nas contas de luz e na bomba de gasolina. Dilma e sua equipe econômica acreditam ter um dique capaz de segurar essas pressões inflacionárias e empurrar a encrenca para 2015. Pode até ser. Mas um desses problemas já escapou. É justamente o que vinha sendo a solução: a Petrobras.

. A empresa de petróleo tem um e­­x-diretor preso pela Polícia Federal. O loteamento político já dá sinais de que minou sua eficiência. O uso da Petrobras para pagar o bilionário subsídio no preço da gasolina fez com que secassem recursos para áreas e atividades vitais — entre elas, a manutenção das plataformas marítimas, as quais, segundo os próprios responsáveis, que não conseguem se calar diante do descalabro, estão quase todas sucateadas.


. Visto de fora, o quadro apresentado pela Petrobras também é horroroso. Ela perdeu 30 bilhões de dólares em valor de mercado, a maior queda entre as empresas brasileiras. A Petrobras vale hoje a metade do que valia antes de Dilma subir a rampa do Planalto. A estatal passou de pedra a vidraça, e os rivais já farejaram a fraqueza. A presidente acusou o golpe e, na semana passada, deflagrou uma operação de contenção de danos.

7 comentários:

Anônimo disse...

IncomPTentes e corruPTos...!!!

Anônimo disse...

Para socialistas tudo é solução enquanto tem dinheiro,quando acaba é só destruição.A Petrobrás vale 1/4 do que valia,produz menos do que consome o país.Por que será que eles estão desesperados para Governarem São Paulo?Fazem rombo num lugar e encontram outro lugar para tentar tapar o rombo anterior.O que fez o Hadadd na Cidade de São Paulo no ano de 2013 com um orçamento de 50 bilhões? Para onde foi parar essa dinheirama?Merece um jornalismo investigativo nas contas da Prefeitura.

Unknown disse...

E sobre o CHEFAO DA ABRIL, que tambem aprovou a compra da Refinaria, a Veja escreve algumas linhas?

Unknown disse...

E o AECINHO, que deveria estar falando de DROGAS, como sugeriu o Cerra, dando pitaco em Petroleira. A unica coisa que a TUCANALHA sabe sobre Petroleira, e mudar o nome, Como a epoca em que os ÇABIOS DA TUCANALHA trocaram o "S" da nossa Petroleira pelo "X". Coisa de macaco ne?

Anônimo disse...

ALBERT FRERE teu amigão de teu paizão LULA vai dar uma grana preta para a campanha da DILMA, confirme Carlinhos!

Anônimo disse...

Essa é a competência petista. Vão acabar com tudo e a verdadeira herânça maldita vai aparecer.

Anônimo disse...

Os comentarios do sgarbi atingiram um grau de imbecilidade e repeticao que passo a defender que o editor o troque por outro mais apto a fazer os contrapontos. Perdeu a graca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/