Roberto Rachewsky ensina que na Venezuela e na América Latina falta fazer a revolução capitalista

No artigo que assinou hoje no jornal Zero Hora, Roberto Rachewsky, Porto Alegre, conselheiro do Instituto de Estudos Empresariais, analisa o caso de Caracas para relembrar o caráter tirânico de El Libertador, Simón Bolívar, para lembrar que seus sucessores de hoje são da mesma estirpe. Leia o trecho a seguir, pinçado pelo editor, e ao pé da nota clique no link para examinar todo o artigo:

Desde os primórdios, a Humanidade segue por caminhos diversos, que se chocam sistematicamente. Um mantém o homem como um ser sinistro, místico, afeito à violência, avesso ao entendimento, à cooperação, ao uso da razão. Outro, que ilumina a mente através do reconhecimento da realidade, da eleição de princípios éticos que enobrecem e fazem com que todos prosperem. O primeiro caminho é trilhado por bandos. O segundo, por indivíduos.
Sob o triplo jugo da ignorância, da tirania e do vício, chegamos até aqui, convivendo com a violência e a miséria, resultados de uma cultura retrógrada, eivada de coletivismo, focada na luta política deletéria e cega ao caos social institucionalizado.
Construir nosso futuro em direção do desenvolvimento é possível e necessário.
John F. Kennedy dizia: “Aqueles que tornam impossível uma revolução pacífica tornam inevitável uma revolução violenta”.
A revolução pacífica, que ainda não passou por aqui, chama-se capitalismo. Sistema social que transforma a sociedade naturalmente, criando o novo e o melhor, destruindo o obsoleto e o ruim, sem violência.
Entender que o indivíduo é um fim em si mesmo, que tem o seu próprio propósito de vida. Que as relações sociais devem ser livres, espontâneas e voluntárias, em regime de cooperação para benefício mútuo, criando valor para todos, são as condições básicas para uma revolução pacífica perene que gere paz e prosperidade.

Temos insistido no outro caminho, do uso da força e da opressão. Enquanto assim for, veremos o que sempre se viu, a violência como padrão de revolução.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

Anônimo disse...

ESTADÃO:

FERNANDO GALLO, FAUSTO MACEDO

Planilha indica propina de pelo menos R$ 150 mil da Siemens para grupo de Roberto Jefferson
Planilhas apreendidas em computadores de ex-diretores dos Correios indicam que a multinacional alemã Siemens acertou o pagamento de pelo menos R$ 150 mil em propina ao grupo do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) para obter um contrato com a empresa pública em 2005.

Anônimo disse...

Análise perfeita. A nossa pobre e miserável América Latina. Onde nossos políticos pensam nas próximas eleições, além disso são corruptos, demagogos e perdulários com o dinheiro público. Não investem em educação, pq prá esses políticos cafajestes, um povo letrado é mto perigoso. Um povo que pensa, não é dominado por esses demagogos latino-americanos. Caso do Brasil, todos os políticos, com raríssimas exceções, estão ricos. Os mais novos ricos, são esses da quadrilha do mensalão.

Anônimo disse...

A América Latina não tem jeito, infelizmente.
Seremos ainda, por muito tempo, um continente afeito a ditadores, populistas e outros tipos, pois não acreditamos na liberdade do homem, na sua livre iniciativa, estamos sempre atrás de "salvadores da pátria" .

Anônimo disse...

Será que a RBS está começando acordar, como o resto do Brasil, e está esboçando uma maior conscientização das massas sobre o que está acontecendo?
Acredito que não, falta objetividade sobre a política brasileira, o texto não diz nada do que está acontecendo especificamente no Brasil, fala em Simon Bolívar e América Latina, e para a grande maioria dos leitores desavisados, o nosso país é descolado da América Latina.

Anônimo disse...

Políbio,

Muito bom!!

Acho que a ZH só publicou para poder justificar os dinossauros como o Tavares e L.F.Veríssimo!!

JulioK

Anônimo disse...

Calma que vem mais. Enquanto alguém os apoiar, mesmo que minorias, os Socialistas nunca desistirão.

A sobrevivência do SOCIALISMO depende de sua capacidade de MATAR opositores.

Os meios Gramscianos não são bons para os SOCIALISTAS LATINOS, precisam das mentes duma geração inteira ignorante, COISA demorada para eles esperarem. E, desconfiam de sua aplicabilidade, pois acreditam que se demorar não vão botar a mão no dinheiro dos trouxas, vide Castros. A solução pra ele então, é logo matar opositores.

Anônimo disse...

O Anônimo das 15:55 deve estar querendo dizer que a condenação do Roberto Jefferson foi justa pois ele é corrupto mesmo. Não acredito que ele queira dizer o contrário.
Agora será que com isto ele esta querendo justificar os crimes de corrupção dos petralhas Zé Dirceu, Genoino e Delúbio? Só se ele for petralha.
Será que acha que isto seria razão para os três petralhas não serem considerados como corruptos?
Precisa ser muito trouxa, uma pessoa que tolera crimes só porque os criminosos são seus coma andantes.

Anônimo disse...

Políbio,
A "paz" de Maduro: https://cloud-1393626246-cache.cdn-cachefront.net/video/que-paz-cantan-%E2%99%ABsomos-estudiantes%E2%99%AB-no-somos-delincuentes%E2%99%AB-y-les-caen-a-plomo/

Anônimo disse...

O que falta para a América Latrina é honestidade,bom senso,Gestores competentes,Políticas de Estados e não de Governos,pois governos passam e o Estado fica.Qual a política de Estado para Educação?Qual a política de Estada para a criminalidade?Qual a Política de Estado para a Saúde?Qual a Política de Estado para as Forças Armadas?Qual a Política de Estado para a Infra estrutura?Muda-se o Governo muda-se tudo,ou seja,para tudo o que o outro estava fazendo para lançar seus novos projetos.Brasil País de Tolos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/