Artigo, Percival Puggina - A legitimação da violência

O governador Tarso Genro, em recente entrevista, declarou-se contrário a quaisquer leis, sejam municipais, estaduais ou federais que visem a proibir o uso de máscaras em "protestos". Ora, para que não esqueçamos de certas compreensões consensuais numa sociedade civilizada: protesto se faz em passeatas ou concentrações, erguendo cartazes e faixas, proferindo discursos e refrões, subindo num banquinho ou carro de som, usando megafone. Protesto se faz mostrando a cara, para que as pessoas saibam quem é quem e quem está com o quê. Se usa máscara e é apenas manifestante, é covarde. Tem vergonha do que faz. Se usa máscara é não é manifestante, então é malfeitor, bandido.

Voltemos, então, ao governador do Rio Grande do Sul, um Estado que se orgulha de sua história e da bravura de eminentes figuras que a construíram. Disse ele, referindo-se ao projeto aprovado pela Câmara de Vereadores da capital gaúcha: "Essa lei não tem nenhuma função ou objetivo". Mas como não, governador? Função da lei - permitir a identificação de quem cometer crimes. Objetivo da lei - inibir a destruição de patrimônio público e privado pelo reconhecimento dos violadores, e proteger a integridade física de policiais e transeuntes.

Como não poderia deixar de ser, invocou ele o velho chavão esquerdista usado sempre que ocorre alguma reação frente a atos de selvageria praticados por grupos descontrolados: "A lei (municipal, contra o uso de máscaras) criminaliza os movimentos sociais". É dose! Onde o ilustre ex-ministro da Justiça foi buscar a ideia de que crime cometido por muita gente deixa de ser crime?

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

17 comentários:

Anônimo disse...

ESSE GOVERNADOR ESTÁ SENDO ACOMETIDO DE UMA BURRICE COM UM SÓ PRECEDENTE, TEVE UM ROMANO TIPO TARSO QUE SAIU CAMPO AFORA COMENDO CAPIM PASSANDO-SE POR ASNO, NÃO ESTRANHEM SE EM ALGUM MOMENTO ESTE GOVERNADOR VIER A FAZER O MESMO.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Pode ser que por trás das máscaras estejam os amigos do governador.

Anônimo disse...

Tudo que é contra a esquerda, o Tarso PeTralha é contra!
Essa ideia de não responsabilizar o indivíduo (indivíduo da esquerda) faz parte do marxismo cultural, onde a baderna é responsabilidade dos "movimentos sociais", assim como o "pecado social" também é uma invenção da teologia da libertação, e, como bem disse o Nivaldo Cordeiro em artigo no seu blog:"...o pecado é algo individual...a sociedade é abstração, não é sujeito de nada."
Em:http://nivaldocordeiro.net/blog/do-pecado-social/

Anônimo disse...

Na foto Tarso está com aquela cara que Marx fazia quando seus furúnculos lhe coçavam na bunda, este é um mal esquerdista!

Anônimo disse...

Pelo que deu para entender a Lei não tem nehuma função ou objetivo pq se a Brigada tiver que fazer cumprir todas as Leis Muncipais vai faltar Brigadiano. O fato é que nem Estados, nem municípios podem Legislar Leis penais, só a União, ou seja, as Leis Municipais e Estaduais tem funções administrativas. Perguntar não ofende: Qual a pena da Lei Municipal para quem for pego mascarado? E se estiver marcarado de Joaquim Barbosa, como peoceder? Quem vai fazer cumprir a Lei Municipal? Para onde levar os que forem pegos mascarados?

Anônimo disse...

CAIU A MASCARA DE TARSO

O NEGOCIO DELE É ESCONDER A CARA PARA PRATICAR BANDITISMO,VIOLÊNCIA.

NINGUÉM PÕE MASCARA PARA FAZER BOA AÇÃO,
-ATRAVESSAR A RUA AJUDANDO UMA VELHINHA
-GUIAR UM CEGO PARA PEGAR UM TAXI

MÃSCARAS SÃO USADAS POR MALFEITORES,ASSALTANTES,MATADORES,ASSASSINOS, E TARSO QUER USAR MÁSCARAS!
-PARA QUÊ MESMO, TARSO?

-VOCE TARSO, VAI USAR MASCARA PARA QUÊ MESMO?PARA SACAR BILHOES DO ESTADO NÃO USA MÁSCARA, IMAGINA MASCARADO!

THE DUX disse...

DISCORDO DO PUGGINA neste tópico da lei municipal contra mascarados.
E sou obrigado, muito a contragosto também, a concordar com entrevista do Pedro Ruas sobre o assunto, à Rádio Gaúcha, justificando sua oposição à lei da nossa querida Monica Leal.
EM RESUMO, somente LEI FEDERAL de natureza CRIMINAL, poderia punir, e apenas como AGRAVANTE, quem, mascarado, cometesse DELITOS PENAIS, tipo DANO AO PATRIMÔNIO, etc, Como o Ruas exemplificou pessoalmente, ia aos jogos do Olímpico, algumas vezes, com o rosto coberto de tinta azul, sem que isso pudesse constituir CRIME, por si só.
Fora da AGRAVANTE, qualquer lei FEDERAL que criminalizasse o uso de máscara, em qualquer circunstância, seria INCONSTITUCIONAL.
E A COMPETÊNCIA PARA TRATAR DO CASO SEMPRE SERÁ FEDERAL; A VEREADORA E A CÂMARA PAGARAM UM MICO DO TAMANHO DO KING-KONG NESSE CASO.

Merecido o castigo de receberem as lições jurídicas do Dr.Ruas...

Anônimo disse...

Saia da Matrix, acorde!
A realidade é outra, e não é contada pela grande mídia brasileira!
Como disse certa vez um grande filósofo no artigo "Império do
Fingimento":"...A visão que o público tem da realidade do mundo depende do que chega pela mídia..."
Esse e outros artigos estão no livro "O mínimo de você precisa saber para não ser um idiota" em:
https://drive.google.com/file/d/0BxwLzpylhd9IZlVwWDVWU3FIeW8/edit?usp=sharing

Anônimo disse...

nenhum comentário sobre o racionamento de agua em São Paulo?????? PSDB há décadas no poder.....ahh se fosse o PT...diarimente teriamos uma noticia........jornalista sério é isso ai......

FAÇANHA, o advogado do povo disse...

Esse ASSUNTO não é da COMPETÊNCIA do LEGISLATIVO MUNICIPAL, é da alçada FEDERAL; em primeiro lugar, juridicamente, vamos respeitar a CONSTITUIÇÃO!
Só falta, daqui a um pouco mais, a Câmara de Vereadores querer decretar um SALÁRIO MÍNIMO MUNICIPAL para Porto Alegre!...

Anônimo disse...

Esse é o legítimo comunista caviar, né juremir machado...??

Luiz Vargas disse...

O peremPTório embu$teiro prevaricador, tendo em vista sua índole, seu caráter, sua total ausência de princípios éticos e morais está se utilizando de uma certa coerência em causa própria: se for proibida a utilização de máscaras ele ficará mal na foto por que terá que deixar de usar a máscara que utiliza como disfarce, a máscara de democrata e republicano. Ao deixar de usa-la revelará sua verdadeira cara, que é a de um adePTo e fã de regimes totalitários, a de um comunista stalinista que não mede e não medirá esforços saciar sua subreptícia e imensa sede de poder.
Um mascarado precisa da máscara para esconder sua covardia e sua verdadeira cara e aí está a "coerência" do embu$teiro.

Anônimo disse...

A expressão facial e o sorriso desse indivíduo diz tudo tudo sobre o seu caráter. Não precisa nem ser psicólogo para se chegar a uma conclusão a respeito.

Anônimo disse...

O gaúcho não aprende a votar. Temos um legítimo NAPOLEÃO DE HOSPÍCIO como governador. O que este sujeito de índole comunista trotskista, fez de bem e de bom pelo nosso estado. Esse cara de pau, viajante inveterado, quer mais 4(quatro) anos...??? prá que...??? já tá com a aposentadoria vitalícia garantida. Pinóquio duma figa...!!

Anônimo disse...

Vejam o texto das 19:13, remete o criminoso a questões do "direito".
O direito a paz de todos está sendo subjugada a vontade de bandidos, por falta de uma definição na esfera sublime das cabeças intelectualizados dos advogados, operadores do direito, donos de uma verdade que passa pelo seus bolsos.


Estamos emperrados por questões JURIDICAS infindáveis.

As agressões dos mascarados, inclusive estando pelados, nada acontece e a policia apenas observando, como espectadora dos acontecimentos, fardada e remunerada para tanto?






Justiniano disse...

Essa manifestação é própria de um governador COVARDE, assim mesmo maiúscula!!!

Anônimo disse...

Eu penso que a Câmara de Vereadores de Capão da Canoa deveria proibir cenas atentatórias ao bom gosto como a entrada no mar do Tarso de sunga azulzinha.. Doutor Pedro Ruas dando lição??? Só se for de invenção.. Ai, ai, ai! Mas que ideia foi essa, Pedro Bó?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/