PPS quer depoimento de Lula na Comissão da Verdade. Ele é acusado de informante da ditadura. Maria do Rosário sumiu de cena.

Em maio de 1980, Tuma Júnior (de bigode, um pouco atrás, à direita) protegeu Lula na saída da sua prisão no Dops. Tuma Júnior já era da polícia. Foi destacado por seu pai para funcionar como espécie de guarda-costas de Lula naquele momento. 




O PPS acaba de protocolar um requerimento na Comissão da Verdade para que Lula seja ouvido pelos conselheiros.  O motivo é o relato de Romeu Tuma Jr. em seu recém-lançado Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado.

. O deputado Rubens Bueno fundamenta assim o seu pedido:

- Há uma acusação feita nesse livro contra o ex-presidente Lula que é referente ao período da ditadura militar (…):  o ex-presidente teria sido informante do seu pai, o ex-delegado Romeu Tuma, junto ao Dops, famoso órgão repressor de movimentos políticos e sociais (…). Trata-se de um fato que precisa ser investigado pela Comissão da Verdade.

. A ministra Maria do Rosário sumiu do noticiário desde que se teve notícia sobre o livro. 

. Tuma Júnior denuncia no seu livro que Lula foi recrutado como ganso, por seu pai, Romeu Tuma, então delegado do Dops em SP, na época da ditadura, sob o codinome Barba. Ele conta que graças às relações "amistosas" de Romeu Tuma, mais tarde senador, com Lula, tudo ficou mais fácil para a nomeação de Tuma Júnior para o decisivo cargo de secretário nacional da Justiça, sob a direção do então ministro Tarso Genro. No livro, Tuma Júnior conta que Tarso Genro "azucrinava seu ouvido como grilo falante", exigindo investigações e formação de dossiês contra seus inimigos políticos. Esta semana, em nota educadíssima e cheia de dedos com Tuma Júnior, Tarso negou tudo, mas o delegado avisou que tem provas do que fala.

. No livro "O que sei de Lula", o jornalista José Nêumane Pinto já tinha contado que Lula foi recrutado por Romeu Tuma e que só emplacou CUT e PT porque o general Golbery do Couto e Silva garantiu seus movimentos, visando desconstruir os líderes exilados que estavam voltando, com ênfase para Leonel Brizola, que foi mal recebido e até hostilizado quando foi a São Paulo.

Veja o comentário do editor sobre o assunto:



COMPRE E LEVE PARA CASA
Cervejas artesanais. 200 rótulos de várias partes do mundo
Bier Mark Spirito Santo
No mezanino da loja da Spirito Santo, Rua 24 de Outubro 513, 10h as 20h, inclusive sábado
Vá lá, faça sua encomenda e aproveite o ambiente para tomar um chop ou beber a cerveja da sua preferência.
Fone 3208.2300
É a primeira loja shop in shop do Bier Markt em Porto Alegre
www.biermarkt.com.br

26 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Barba era um dos nomes,boi era outro.
Não importa quantos nomes,o que importa é que era uma só pessoa,era um só dedo duro.
Já que se está tocando nisso,gostaria de saber como um zé ninguém,escondido,lá no interior do Paraná,pedro caroço,consegue se ajuntar no pt,essa história não ficou clara,como o zé ficou amigo do bebum.
Quem aproximou o zé com o bebum,e ai vamos ter muitas respostas.
Saudações

Ricardo disse...

O mais legal é ver a petralhada tentando cobrir o sol com peneira... Finalmente os podres dessa corja estão vindo à público.

Anônimo disse...

esta explicado porque essa tal Comi$$ao da Inverdade só andou de lado durante o governo do Barba...

a tal comissão começou no governo dele, mas tudo bem devagar, devagarinho...ehehe

não tinha como ele negar a instalação desse circo, as pressões da esquerdalha revanchista devem ter sido enormes...

o Barba não queria mexer no vespeiro...

e acho que agora sabemos o motivo...ehehe

Anônimo disse...

O Lula tem que devolver a grana que embolsou e ainda embolsa por ter sido "perseguido" pela ditadura. X9 e alcaguete aposentado por maus tratos???
Mau caráter e flibusteiro !!!

Mordaz disse...

Perda de tempo ouvir Lula sobre qualquer coisa. Ou ele afirma que não sabia de nada ou usa o palanque para mentir.

Anônimo disse...

Central de Boatos Polibio Braga.

Anônimo disse...

Cadê as provas que não apareceram até agora?

Anônimo disse...

Esse é o cara?

Anônimo disse...

Boa ideia essa, Lulla devolver esses anos de aposentadoria (bem acima do teto, é claro) recebida por ter sido perseguido político.
Ora, como pode, dedo duro e perseguido ?
A casa caiu Lulla, com fotos e tudo mais.
Imaginem se o Tuma pai fosse vivo, o que não teria para contar sobre o boi / barba !

Anônimo disse...

MARIA ANDAVA ATRÁS DE PEDÓFILOS,DAVA MIDIA, AÍ ACHARAM UMA "CUMPANHEIRADA",ATÉ MIO PARENTES, AÍ A MARIA ESQUECEU O ASSUNTO E SUMIU.

MARIA, AGORA MARIA NECRÓFILA, PROCURANDO CADAVERES,DIVULGANDO LENDAS,"DIZ QUE DIZ",,ASSASSINATOS MISTERIOSOS E A APOTEOSE O CADAVER DE JANGO, RENDEU A MAIOR MIDIA PARA MARIA NECRÓFILA.

MARIA,CHAFURDANDO AQUI E ALI, COMEÇA A LEMBRAR "CELSO DANIEL ASSASSINADO" POUCO ANTES DE MORRER FALANDO COM LULA QUE NÃO DEU UM BEIJO NELE MAS DISSE ALGO COMO
-"FICA TRANQUILU CUMPANHÊRO,TUDO PELA CAUSA,VAMUS TE PROTEGER..."

MARIA NECRÓFILA ROSARIO SUMIU,PAROU DE CHAFURDAR CADÁVERES, O CHEFÃO DE DIRCEU,DELÚBIO,GENOINO,COM AS BARBAS DE MOLHO, O NOVE DEDOS,OU X9,OU GANSO,,OU BOI,DEVE TER EMITIDO UM "PARA-TE QUIETA", E ELA SUBSERVIENTEMENTE FECHOU A MATRACA

Anônimo disse...

Freud conseguiu explicar um ato de defesa do ser humano, tem o nome de Racionalização. Se um mau feito de um é maior que o meu então sou menos mal feitor. Isto me conforta.

Se isto tudo fosse verdade já teria vindo à tona, como é que a direita teria deixado o Lula vencer duas eleições?

Anônimo disse...

Conforme Danilo Gentili escreveu: Lula é o paradoxo do ano; o dedo-duro sem dedo.

Anônimo disse...

Vamos lá petistas, vamos encarar a verdade. Será que o ídolo maior do pt era mesmo um dedo-duro? Não adianta fazer de conta que não houve a acusação, pois o livro está aí. Fazer cara de paisagem só serve para confirmar os fatos.

Anônimo disse...

Lulla esta acima de tudo isso. Nunca alguém conseguirá implica-lo em qualquer malfeitoria por menor que seja, e sabem porque? Por bem ou pro mal, ele manda e desmanda neste pais de pessoas pequenas e sem memoria. e em breve um exercito de médicos cubanos ajudará a levantar o povo para nas proximas eleições, fazer com que seu grande trabalho para o bem do pais continue sem interrupção.

"INHOTIM: A Grande Lavanderia Mineira" disse...


Leitura recomendada:

http://blogdofraga.com.br/?p=1114


Anônimo disse...

LULA UM "FALSO JESUS"?

LULA UM "FALSO PROFETA"?

O PT É COMO SEITA,PODEM DIZER O QUE QUISEREM, OS "FIÉIS", ACREDITAM QUE AGUA VIRA VINHO,VINHO EM SANGUE,TRIGO EM CARNE,SACRIFICAM CABRITOS,BODES PRETOS,VIRGENS AO MINOTAURO, EM CEGONHA E COELHO DA PASCOA...

(IMAGINEM UMA SEITA EM QUE O ÍCONE MÁXIMO FOSSE TRAIDOR?FALSO, DUPLA FACE?)

A MAIORIA DOS FIÉIS PRECISA ACREDITAR ENTÃO...MENSALÃO,BOI,X9,GANSO,NÃO VAI ALTERAR MUITO, INFELIZMENTE!

LULA VAI APOSTAR NISSO!JÁ APOSTOU E ESTÁ GANHANDO,ACHO QUE É GRAVE MAS NÃO É O CAMINHO PARA GANHAR A ELEIÇÃO.

ACHO QUE "O CAMINHO DAS PEDRAS É OUTRO", ESTUDEM E APLIQUEM GÓRGIAS O GREGO FILÓSOFO,CONSIDERANDO A MAIORIA DA POPULAÇÃO, A MAIOR MASSA DE VOTOS, A OPOSIÇÃOMIRA NUMA MINORIA BEM FALANTE E MAIS CULTA.

TEM QUE COMEÇAR A FALAR "BUTEQUÊS",(NÓIS PEGA O PEIXE...) OU NÃO SE COMUNICA E DE NOVO SE TRUMBICA.


Anônimo disse...

"Anônimo", às 20:00, qual direita? Ou, pra você, o PSDB é de direita?

A estratégia posta em prática pelos esquerdistas acabou pulverizando o que restava da direita no Brasil! Veja, a propósito, o que sucede com o DEM, um arremedo de partido de direita, cujos membros são emasculados, pois sequer conseguem fingir que são oposição ao PT et caterva!

Os patrióticos militares brasileiros nos livraram do Comunismo e do incendiário comunista Leonel Brizola, mas os civis, depois que os militares lhes passaram o poder, não fizeram a sua parte, seja por ignorância, seja por estupidez, entre outras razões e/ou motivações, como é atestado, por exemplo, pelo quadro de indigência cultural, intelectual, moral e espiritual padecido pela sociedade brasileira!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Políbio,

Esta Maria do Ossário é a coisa mais ridícula que o RS, país dos botocudos, já produziu..........

Anônimo disse...

Aos anônimos petralhas que ainda aparecem por aqui esclareço que, se as denúncias de Tuma Júnior não fossem verdadeiras, não estaríamos assistindo a maior operação abafa da imprensa brasileira. Nenhuma palavra na grande mídia desde sábado passado! A Globo só falta mostrar campeonato de cuspe à distância na sua grade em horário nobre só para distrair a população. Por que não deixaram até agora o Tuma Júnio depor na Comissão da Verdade? O Nove Dedos está com medo?

Anônimo disse...

Estranho a atitude da ministra, pois ela é rápida e dura para opinar sobre tudo e sobre todos. Lembro do episódio dos boatos do fim do bolsa família, que ela acusou a oposição imediatamente... e não passava de mais uma trapalhada do governo...

Agora sumiu? Deveria ser do interesse dela chamar o Barba na comissão, pois se não será a prova que o nome apropriado seria "Comissão da meia-verdade".

Anônimo disse...

Não importa quantos nomes,o que importa é que era uma só pessoa,era um só dedo duro. O Anônimo das 16.24 C esqueceu q cortaram o DEDO delle...agora Comissão da Verdade vai virar no q mesmo...não sei não vi só falta botar ai o Golbery....

Anônimo disse...

Que sinuca de bico hein "cumpanheros"?

Anônimo disse...

E agora, Maria....

Anônimo disse...

Será que o Onix Lourenzoni e ou Jair Bolsonaro vão comentar o assunto?

Anônimo disse...

A primeira vez que soubemos que o lula nao e de esquerda foi atraves do filme entreatos. Depois varios outros sinais claros foram dados. Cada vez mais a figura dele se resume a de um simples oportunista malandro e bebado.

Garivaldino Ferraz disse...

Me incomoda o império do politicamente correto atuando até nesse episódio envolvendo o Grande Cachaceiro, ops, Timoneiro. O termo usado para esse tipo de auxiliar no meio da "repressão" era CACHORRO e não "ganso"; e o codinome desse cachorro era BOI e não "Barba"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/