Acossado pela pressão internacional, Tarso faz apenas remendos no Presídio Central

Localizado dentro da cidade, o Presídio Central é isto que você vê na foto do jornal Zero Hora deste domingo. Sob pressão internacional da OEA, onde foi denunciado, o governo Tarso Genro faz remendos para enganar a torcida. 



Esta reportagem assinada por André Mags e publicada no jornal Zero Hora deste domingo, emboras não denuncie expressamente o governo Tarso Genro, do PT, é um devastador libelo contra ele, já que não demonstra vontade política e competência para eliminar esta chaga social que envergonha o RS. Escreve o jornalista que sob pressão internacional, o Estado tem reformado pedaços do Presídio Central de Porto Alegre que até então nunca tinham passado por obras, mas esclarece que tudo não passa de recauchutagem para evitar ainda mais reprovações internacionais e até uma sanção de verdade por parte da OEA, onde uma reclamação formal já está em processo. Zero Hora conferiu na última semana as intervenções e comparou com a situação encontrada cinco anos atrás, na primeira incursão à pior cadeia do Brasil. Conheça como está hoje o complexo de 26 mil metros quadrados que se transformou em vergonha nacional. Leia tudo:
  
O maior símbolo da degradação do Presídio Central de Porto Alegre não existe mais. As celas sem portas que lembravam masmorras medievais estão sendo reformadas na terceira galeria do pavilhão C, desativada em 2009. As paredes foram cimentadas, os buracos, tapados.

. Vazio, o espaço não exala a podridão e o abandono de antes, registrados em imagens que correram o mundo e motivaram uma denúncia contra o Brasil à Organização dos Estados Americanos (OEA) por desrespeito aos direitos humanos, em janeiro deste ano. A situação foi mostrada por Zero Hora em uma incursão pelo presídio em novembro de 2008, em que foi confirmado o estado calamitoso da prisão.
A reforma da galeria, iniciada em maio deste ano, é a principal modificação identificada por Zero Hora em nova visita ao Central, realizada no final da tarde da última terça-feira. A melhoria, feita com mão de obra prisional ao custo de R$ 50 mil, faz parte de um rol de mudanças prometidas em resposta à OEA, para mostrar que algo está sendo feito e evitar uma condenação internacional. Ao mesmo tempo, vigora a mais recente promessa de desativação do presídio, para até o final de 2014.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Copie e faça circular pelas redes sociais. 

5 comentários:

Anônimo disse...

DIGA AO GOVERNADOR PARA ARRUMAR ESTA CASA QUE SERÁ A DO PTpmdb, SE NO BRASIL VIER UM GOVERNO SÉRIO QUE ENQUADRE O PTpmdb E, O JUDI.
O PRESÍDIO SERÁ A MINJHA CASA MINHA VIDA DO PTpmdb E, DO JUDI- PITI.

Anônimo disse...

E o tal presídio novo de Passo Fundo, foi para as calendas. Pararam as obras e nunca mais se falou nisso!!


Com a palavra a SUSEPE!!!!

Anônimo disse...

Ouvi alguém falar que nos outros Estados os presos ficam em delegacia de policia. Na tão comentada, em versos e prosas, a gloriosa SC, terra do editor, já foi noticiado na imprensa presos atados/algemados em cadeira nas delegacias para não fugir. Já em outros Estados menor/mulher ficam presas em selas com adultos. Outros Estados, ainda tem prisões de lata, tipo container, obviamente sempre empacotados de elementos?

Anônimo disse...

uai, se as favelas, onde mora gente honesta e trabalhadora também, podem ser desse jeito, por que um presidio não pode estar nessas condições?

FAÇANHA disse...

Reformado, o CENTRAL seria uma penitenciaria modelo. Os pedreiros e outros profissionais do ramo, lá existem em boa quantidade; é só o governo sacudir a preguiça...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/