Entrevista, Jerônimo Gorgen - Não tem nada que ter quotas raciais para índios no Congresso

Presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA)

O que o senhor acha da proposta de criação de uma eleição paralela para a Câmara, voltada exclusivamente para a escolha de quatro representantes das comunidades indígenas?
É coisa absurda.

Por que razão?
A criação de uma política de cota para a eleição de um segmento racial afronta a Constituição ao criar uma categoria superior de cidadão.

Existe algo semelhante para outras etnias?
Claro que não. Se abrirmos esse precedente, teremos que fazer uma eleição específica para a escolha de parlamentares afro-descendentes, ítalo-germânicos, nipônicos, ou seja, estaremos rasgando a Carta maior ao dizer que nem todos são iguais perante à lei.

O problema é que os índios não estão representados no Parlamento.
As regras da democracia precisam ser respeitadas. Se os índios querem ter deputado ou senador, devem se filiar numa das siglas disponíveis e buscar o voto do eleitor.

7 comentários:

Anônimo disse...

Todos os brasileiros independentemente de cores tem que ser constitucionalmente tratados como iguais. As esquerdas já criaram várias castas, inconstitucionais, de índios, , quilombolas, homossexuais, travestis, sambaquis e colibris que somente sobrevivem por embargos deprimentes desta justiça lulo-petista bolivariana que está fazendo o Brasil em 10 anos regredir mais de 50, estamos muito mais para a época do encouraçado Potenkin do que para o século XXI e isto certamente é culpa da direita e duzamericanu, né?

Anônimo disse...

nao entendi...

os indios so podem ser representados no Parlamento por outros indios?

os gordos so podem ser representados no Parlamento por um politico gordo?

os narigudos e orelhudos so podem ser representados no Parlamento por políticos narigudos e orelhudos?

o presidente da comissão esta certo, estão acabando com o país...

eh tanta segmentação que chegará o dia em que a unica solução sera a de dividir o pais em vários territórios, um para cada uma das categorias de "coitados e oprimidos"...

os índios conseguiram a demarcação de uma imensidão de terras, maior do que muitos países da Europa...

e mesmo assim acham que nao tem seus interesses representados???

se não se acham representados no Parlamento, ao menos na imprensa não lhes faltam representantes...

Anônimo disse...

Interessante este senhor, para universidades pode ter cotas, concursos públicos de baixo escalão tem. Cotas para juízes, promotores,políticos ai não vale? que país de sem vergonhas e demagogos, to enojado desta gentalha, prefiro meus cachorros que são mais fiéis amim do que esta gente ao país.


Eduardo Menezes

Surfista Prateado disse...

Dado este "raciossímio", minha família também não está representada, e por isso precisamos de uma cota também.

Anônimo disse...

Já os corruptos fisiológicos, os canalhas, os mensaleiros, os condenados, esses não precisam de cotas, pois estão muito bem representados.

Luiz Vargas disse...

É a revolução dos bichos em marcha.
Os quadrilheiro$ PeTralha$ estão, lentamente, com método e estratégia, acabando com os últimos resquícios de noção de *nação na consciência de um povo que deveria seguir adiante de forma uníssona. Qual o interesse sub-reptício que os move???
Esta quadrilha de pulhas está a um passo de conseguir a desagregação e a desintegração do país.

Anônimo disse...

NA FASE SEGUINTE DA REVELUÇÃO, O GOVERNO MUNDIAL AGORA QUER INDIOS NO CONGRESSO PARA ALCAÇAR A AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS DA FLORESTA...EHEHEHE...EU AVISEI....BYE...BYE BRASIL.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/