Eleição 2014 – Há diferenças brutais entre os números do Ibope e do Datafolha de há menos de duas semanas, especialmente no 2º turno

O jornalista Reinaldo Azevedo denuncia a manipulação grosseira dos números das atuais pesquisas eleitorais no seu blog da revista Veja. Leia toda a análise:

O jornal Folha de S. Paulo  publicou no dia 12 deste mês uma pesquisa feita pelo Datafolha. No cenário em que os candidatos são Dilma, Aécio e Campos, os números são estes, respectivamente: 42%, 21% e 15%. No Ibope que veio à luz nesta quinta, 41%, 14% e 10%. Os índices atribuídos a Dilma coincidem. Aécio aparece com 7 pontos a menos, e Campos, com 5. A discrepância é grande, ainda que não se possam comparar pesquisas distintas (já digo por quê).

. No cenário em que a presidente disputa com Marina e Aécio, os números do Datafolha são estes: 39%, 29% e 17%. No Ibope, 39%, 21% e 13%. Nesse caso, o número bastante discrepante é o que diz respeito a Marina.

. Quando Dilma disputa com Serra e com Campos, aponta o Datafolha: 40%, 25% e 15%. No Ibope, 40%, 18% e 10%. Observem que a presidente tem marca idêntica nos dois institutos, mas Serra teria 7 pontos a menos; Campos, 5.

. No quarto cenário, com Dilma, Marina e Serra — o único do Ibope em que pode haver segundo turno —, registra o Datafolha: 37%, 28% e 20%. No Ibope, 39%, 21% e 16%. Dilma varia pouco; Marina tem 7 a menos.

Vamos ver
 Na pesquisa do Datafolha, só um cenário não levaria ao segundo turno, justamente o considerado mais provável:

CLIQUE AQUI para ler mais. 

6 comentários:

Luiz Vargas disse...

Se os PeTralha$ conseguem tranformar centavos em bilhões, fazer promee$$a$ e anúncios terem o peso de obras consolidadas ou concluidas, promover a multiplicação de votos em urnas eletrônicas. Então, manipular e tranformar percentuais de pe$qui$a$ eleitorai$ é fichinha.

Anônimo disse...

Poribio, chega de mimimi...... nem na margem de erro do IBOPE os Tuc Ânus empatam com Dilma. Se a margem de erro fosse ao contrario, tudo bem + é pró Dilma.

Anônimo disse...

Sem falar nas diferenças entre o que as pessoas botam na urna eletrônica e o que sai dela...

Anônimo disse...

Sem ter o que anunciar que fariam, resta aos candidatos a candidatos da oposição enfatizar o “como” fazer. Por enquanto tem sido o blá,blá,blá de sempre: mais eficiência e mais honestidade. Nenhum deles, todavia, por si ou por familiares, possui currículo impecável em qualquer dos dois tópicos. Marina não é sombria e prá baixo só quando se apresenta e fala. Ela confunde eficiência com inação e negativismo, tal o legado que deixou no ministério que ocupou quase até o fim do governo Lula. E passada a lua de mel com a oposição tradicional, Eduardo Campos, se ainda for candidato, terá que se haver com o tratamento que lhe darão Aécio Neves e/ou José Serra. E estes entre si e com Campos. Problemão.

Eleições não se decidem apenas com votos pessoalmente conquistados, mas também com aqueles perdidos pelos outros. Conquistar o máximo com um mínimo de perdas é o cálculo de ouro em que são mestres os grandes estadistas.

Anônimo disse...

Políbio,

Estas pesquisas, a UM ANO das eleições é "Propaganda política do PT" disfarçada.

Querem cristalizar a liderança da candidata que esta em campanha desde 2010!!

JulioK

Anônimo disse...

Políbio, como a oposição vai ganhar se não tem propostas? É só blá-blá-blá, quero ver eles dizerem que vão acabar com o bolsa- família, o mais médicos que tanto criticam e que até o FHC na sua gestão trouxe médicos de cuba. São muito fracos, e quando o mais médicos embalar, vai ser de relho no primeiro turno.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/