PIB do RS avançou espetaculares 15,3% no terceiro trimestre. Previsão do ano é de 7%.

PIB do RS do terceiro trimestre 15,3%
PIB do Brasil no terceiro trimestre 1,5%
Acumulado do ano no RS 8,9%
Idem Brasil 2,6%

O governador Tarso Genro já vinha comemorando a expansão do PIB para o terceiro trimestre por antecipação. Ele fez a festa em Brasília, ontem. Embora tenha se atribuído responsabilidade pelo êxito, o que ocorre é que a expansão do PIB não tem nada a ver com o que o governo faz ou deixa de fazer no RS. Se fosse verdade o que comemorou Tarso Genro, seria responsabilidade dele o péssimo PIB do ano passado. É a agropecuária quem novamente ajudou o PIB a deslanchar, como é ela que costuma derrubá-lo miseravelmente. A economia gaúcha tem um perfil atrasado e depende das chuvas e do que acontece no campo. A pujante safra de verão, com a maior colheita de soja da história do Rio Grande do Sul, ajudou a impulsionar a economia gaúcha na primeira metade deste ano. Com alta de 15,3% no segundo trimestre de 2013 em relação aos três meses anteriores, a agropecuária foi o segmento que mais cresceu no Estado, colaborando decisivamente para que o Produto Interno Bruto (PIB) registrasse alta de 6,4% na mesma base de comparação.

. Eis como se comportaram os três setores da economia:
Agropecuária - 15,39%
Indústria - 2,8%
Comércio e Serviços – 8%

. No começo manhã, em entrevista do programa da RBS TV Bom Dia Rio Grande, o governador Tarso Genro já havia antecipado alguns dos resultados, anunciando crescimento de 15% do PIB gaúcho em relação ao segundo trimestre do ano anterior. Na naquele período, a economia estadual havia registrado queda de 5,2%, o que ajudou elevar a comparação.No confronto com o segundo trimestre do ano passado, o crescimento alcançado pela agropecuária foi de impressionantes 111,7%, o que se explica pelo fato de o setor ter sido fortemente atingido pela estiagem que devastou as lavouras de verão em 2012. Como o Rio Grande do Sul é um Estado ainda muito dependente da produção agrícola, todos os segmentos da economia gaúcha foram prejudicados pela seca do ano passado. Assim sendo, a indústria apresentou alta de 3,9% ante o segundo trimestre de 2012 e o setor de serviços, elevação de 3,4%.

9 comentários:

Anônimo disse...

Qualquer guri de 10 anos percebe que se trata de mais uma manipulação de índices da esquerdalha!

Anônimo disse...

OBRIGADO YEDA CRUSIUS !!!

OBRIGADO ANTONIO BRITTO !!!

BENDITOS LEGADOS !!!

OBRIGADO YEDA CRUSIUS !!!

OBRIGADO ANTONIO BRITTO !!!

BENDITOS LEGADOS !!!

Anônimo disse...


O "peremptório esperma derramado" vai querer levar os louros ?

Manda pro São Pedro.

Anônimo disse...

Excelente notícia para o nosso estado, apesar de muita gente sempre torcer pelo pior o Rio Grande segue crescendo. Parabéns, governador.

Anônimo disse...


Tarso, o peremptório, vai comemorar o crescimento do PIB ?

Só se for com a dança da chuva !

Jaco do Morro Belo disse...

Com esta boa noticia, não tem mais desculpa para não pagar o piso para os Professores.

Anônimo disse...

Os números só servem se for a favor de Yeda e Brito, se for a favoe do PT não vale. A para oooooooo.

Anônimo disse...

Isso não diz nada,vc tem pegar o crescimento do Estado nos últimos 5 anos para fazer uma projeção futura.Há uma série de fatores que pode demonstrar acréscimo ou decréscimo do pib em apenas uma tomada de índice.

Anônimo disse...

O editor & Cia podem acordar da sguinte forma: do PSDB, DEMOs e PPS e ultra direita continuaremos sonhando em derrubar o PT do governo e acreditando em historia da CaRRocinha, enquanto o BR e RS vão sobrevivendo na atual conjuntura e crise mundial, num crecimento acima da maioria dos paises desenvolvidos, dos quais eles sempre citam como exemplo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/