Entrevista, Antonio Sartori - Supersafra de grãos e bons preços garantem PIB muito alto para o RS

Antonio Sartori, diretor da Brasoja Agro, RS

Surpreso com o crescimento de 15,3% do PIB gaúcho no segundo trimestre?
Tu sabes que desde o início do ano tenho informado que a supersafra de grãos deste ano conduziria inevitavelmente a um PIB magnífico em 2013. Repito o que já escrevi aqui: se o PIB brasileiro for de 2,5%, aqui será de 5%. Seja qual for o número, aqui terá o dobro do tamanho.

E os preços?
Bom, eu venho falando apenas no caso da expansão da produção. Nem trato da questão dos preços do milho e da soja, tampouco sobre seu efeito multiplicador sobre os setores industrial e comercial. Aí já é outro departamento.

O PIB continuará assim nos outros trimestres?
Isto é sazonal. Os principais embarques de trigo e soja concluem este mês. Depois, zero.

O que podemos esperar para 2013/2014?
É cedo. Só dá para especular. Amanhã, quinta, o USDA apresentará seu relatório sobre a safra 2013/2014, porque o ano agrícola dos americanos vai de 1º de setembro deste ano a 30 de agosto do ano que vem. O que eles apontarem, terá influência sobre as safras de verão de Países como Brasil e Argentina.

E o RS?
Olha, eu não queria falar nisto, porque são boatos que se tornaram insistentes nos últimos dias.

O que é?
Tem gente falando em La Niña. 

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

4 comentários:

Jaco do Morro Belo disse...

Com esta noticia boa, não tem mais desculpa para não pagar o piso aos Professores,

Anônimo disse...

Esse olho grande é outro elemento que louco que o Estado quebre, igual ao editor & cia.

Anônimo disse...

Esse anonimo das 19:54 é muito mentiroso, pois o Sartori sempre acertou em suas informações, de modo que o que ele diz é apenas avaliação técnica. Se tem gente avisando que pode ter La Ninã, o governo é que deve se prevenir e adotar medidas que protejam a economia e não dizer depois que foi surpreendido.
Tem um ano pela frente e nos dias de hoje as previsões meteorológicas são bem mais precisas do que há dez anos atrás.
Então que se use as informações e se tome providências prévias pra proteger da melhor forma possível a economia.
Este é o papel de um governo sério.

Anônimo disse...

Anonimo das 20:47 esse Sartori e tão sério que fala em boatos sem citar a fonte, logo sua previsão pessimista é puro aXismo. Se ele fosse bom citaria a fonte e diria, nesse cenário o produtor deve plantar ou investir em tais prudutos, adiantando ou alargando a época de plantação.....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/