Entrevista, Osmar Terra - Fala do Papa favorece projeto que endurece combate às drogas

Osmar Terra, deputado Federal, PMDB do RS, ex-secretário da Saúde

O pronunciamento do Papa reforça seu projeto de endurecimento da política pública brasileira sobre drogas?
Com certeza.

Em que fase está o projeto?
No Senado, para votação em agosto. Na Câmara, em todas as instâncias, o novo Sistema Nacional de Políticas Sobre Drogas foi aprovado por ampla maioria.

Em síntese?
Propõe endurecimento, maior rigor no combate às drogas.

Quem votou contra?
Pela liberação votaram o PT e o PSOL.

Mas o FHC também quer liberar.
Ele até tentou influenciar a bancada do PSDB, mas sem êxito algum.

É forte a pressão pela liberação?
Por quem se favorece ou está confundido. O Papa disse bem, quando afirmou que o traficante é o Mercador da Morte. Nosso projeto endurece as penas para o tráfico, mas age duro com os consumidores, inclusive com internações involuntárias.

Liberar é o quê?
A catástrofe social. 

CLIQUE a seguir, na imagem, para ver e ouvir o comentário do editor sobre a oportuna fala do Papa e o modo como os deputados, senadores e governantes federais tratam o caso das drogas.

17 comentários:

Gil Rikardo disse...

Há quase quarenta anos acompanho a questão das drogas, no início como adolescente curioso experimentei algumas, o suficiente para manter-me afastado até hoje. Com o rolar dos anos, perdi amigos lá da infância por causa das drogas, vi muitos marmanjos entrarem de gaiato e também pagarem o preço, inclusive há dois anos perdi dois quarentões afogados em qualquer coisa que fosse parecido com álcool... lá atrás fiz minhas escolhas simplesmente me indagando onde estavam pessoas que se drogavam um vida inteira sem sofrerem efeitos colaterais... não vi ninguém, e assim aceitei o que a lógica me apontou. NESTE mesmo tempo, vieram todas as formas de programas e governos que se imagina, e a questão das drogas só evoluiu... cheguei a conclusão que no estágio civilizatório que nos encontramos, governo algum dará resposta alguma para tal flagelo, só uma evolução de nossa sociedade para obtermos alguma sensível melhora, até lá muita politicagem e alguns paliativos. Infelizmente, acredito que o problema das drogas continuará uma droga!

Anônimo disse...

realmente, o que temos na California (EUA), Holanda, Portugal e demais países que adotam postura diferente da repressão é a total catástrofe social.
Quem sabe atacamos na origem do problema, o álcool. O que o sócio da BierMarkt vai achar?

Anônimo disse...

olha o cara das 15:45 comparando laranjas com bananas!!!

o cara quer comparar a Holanda - um pais desenvolvido, onde as leis sao aplicadas, de tamanho minusculo, que faz fronteira com o Mar do Norte e com a Alemanha e a Bélgica - com o Brasil, que eh um pais gigante, onde as leis não funcionam, a policia tem muitos casos de corrupção e pra piorar tudo ainda faz fronteira, pela selva, com Venezuela, Peru, Colombia e Bolivia, sendo esses dois ultimos grandes produtores e "exportadores" de cocaína!

so rindo mesmo quando essa gente usa esse argumento de comparação com países de primeiro mundo para tentar liberar a desgraça das drogas...

e outra coisa, a Holanda ja viu o tamanho do prejuizo e vem fechando o cerco ano a ano a liberação do consumo de drogas...

Nádia disse...

Discordo do posicionamento. Não fizeram o que tinha que ser feito muito antes. Agora passou do ponto. Não adianta mais.
Sou contra o agravamento da repressão.

Determinados partidos e instituições (sem dúvida) interessadas prepararam o país pra que isso acontecesse e isso foi aceito “pelos todos” que deveriam/poderiam ter se oposto. Pra ficarem bem na foto. Pra ganharem aceitação da “juventude”. Agora é tarde. É outro tempo. É melhor tomar outro caminho relacionado à regulação e educação.

E só. Aproveitar um conceito usado de forma vantajosa para o tabaco... redução de danos.
É o que resta. Qualquer outro tipo de ação, passada do tempo, vai ser tiro no pé. Vai servir de certa maneira até pra estimular o consumo; mas vai servir principalmente pra realçar um discurso safado junto aos incautos de que só estes e aqueles são contra.. etc.
Insisto: tudo isso deveria ter sido tratado antes, e de outra maneira. Aproveitar discurso do papa, então, pior ainda. Só vai carrear mais argumentos negativos.

Admiro Osmar Terra por alguns posicionamentos. Mas agora, está fora do ponto. Deveria ter conseguido apoio pra isso, antes. Se o país tivesse gente séria.. e FHC, fora do governo, se comportasse como quando estava lá. Outro que admiro, mas a vaidade estraga tudo. Combater o tráfico e incentivar o consumidor, sempre foi esquizofrenia... e hipocrisia. Pode até ter começado com boa intenção.. ou foi o preparo intencional do ponto a que se chegou? Não sei.
Educação é o que nos resta. Esse conceito de reprimir pra salvar as pessoas delas mesmas, já passou. Não dá mais.

Temos que salvar os que estejam perto de nós. Se isso parece egoísta, sinto muito. São os tempos. E, salvar os que estão mais próximos é um fato de quem acredita em educação. Sei que não parece o bastante já que a propaganda pró-drogas é avassaladora... mas é o que se tem e a única coisa que, de verdade, não traz desvantagens.
Quanto à propaganda, sempre lembro que tabaco, foi tirado, deletado, das telas; cocaína, no entanto, e marijuana estão em todos – eu disse todos - os filmes, séries, especiais, telejornais, jornais e outros..nacionais e internacionas.

Com os repórteres e polícia, disputando quem conhece mais os termos da malandragem. Os nomes certos e bonitinhos inventados pelo tráfico... “petequinha”... “buchinha”...awnn.... É. Estúpidos (será?) seguindo o coro que diz que tem que falar a linguagem do bandido... ah? O bandido passou a mandar na língua da polícia e do jornalismo..?? É propaganda que não termina mais. É propaganda “gratuita”. Seria? Como se descobriu depois, a do tabaco não era tão gratuita assim... A inferência é automática.

EDUCAÇÃO. Vamos educar. Aqueles que não tem condições de educar porque lhes falta tato, jeito, argumentos, meios... vivem mal e desestruturadamente... Sinto muito. Não adianta achar que um governo repressor vai dar jeito nisso. Pelo contrário, isso só vai colocar em maior risco àqueles que podem se beneficiar de uma educação preventiva, verdadeiramente preventiva..!!! do uso de drogas. E, por favor, PREVENTIVA. Não as bobagens “espirituosas” glamourizantes que se vê, que funcionam muito mais como propaganda.

Tinham que ter endurecido a repressão muito antes. Passou da hora.

Anônimo disse...

País das Trapalhadas e incoerências.Se estão fazendo leis e campanhas contra o uso do cigarro,fumo,como querem a liberação ou descriminalização de outras drogas mais pesadas e maléficas?

Anônimo disse...

Discordo, cara "Nadia", às 17:19! Se houve permissividade das autoridades e governos de ontem para com às drogas ilícitas, nada justifica o fim da repressão ao tráfico das mesmas!

REPRESSÃO PESADA AGORA, AMANHÃ... E SEMPRE!

A maioria das pessoas são de bem; logo, contrárias à descriminação das drogas ilícitas!

Vamos proteger as crianças, adolescentes e demais pessoas potencialmente vulneráveis a serem presas do tráfico de drogas ilícitas!

Vamos lutar para proteger ou salvar a Civilização Ocidental de moral judaico-cristã das ideologias e concepções de mundo deletérias e perversas!

MORTE AO COMUNISMO!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

liberação ou descriminalização de outras drogas mais pesadas e maléficas?

Você já andou nas ruas? viu a quantidade de drogados? pois bem, a lei proíbe! simplesmente não funciona, aqui e em lugar nenhum do mundo, nem no vaticano. Enquanto isso o sistema penal e carcerário são sobrecarregados porque alguns se acham no direito de decidir o que uma pessoa livre pode ou não escolher e consumir.

Anônimo disse...

Cara, larga demão este Osmar Terra, 8 anos de secretaria saúde posto fora. Qualquer um de boa idéia é contra as drogas... Não precisa ser séc saúde ou dep PMDB

Anônimo disse...

Osmar Terra podia ter implantado alguma coisa nesse sentido do RS quando foi Secretário de Saúde por 4 anos no governo Rigotto do PMDB e não fez nada, agora vem posar de salvador da pátria?

Nádia disse...

Tem um Henrique Carneiro, mestre em história social e professor de história da usp, que faz parte de um tal núcleo de estudos interdisciplinares sobre psicoativos, um acelerado, um sujeito tipo desesperado - deixando entrever que ali naquela cabeça, a muita coisa já deu guarida -, defendendo a legalização e acusando de o direitismo, na Holanda, ter mudado a liberalização.. que existia.

Gente assim quase me faz mudar de opinião. Celerados malditos. (estou assistindo no “Entre aspas).

Bem, esse celerado/acelerado quer que o governo forneça as drogas pesadas pros pobres dependentes, pra que não fiquem na mão de traficantes...
“socuerro”
ele pensa que a gente tá na França ou na Alemanha, o maldito. (Já ouvi esse tipo de pensamento da boca de comunistinha de plantão..)

O que acho que tem, na verdade, é gente com um olho afiado em cima da possibilidade de colocar a mão em muito dinheiro com a descriminalização/legalização...

O que escrevi, antes, nada tem a ver com esse tipo de maluquice. Pelo contrário, até acho que deveriam dar um jeito de separar a assistência de saúde pra quem opta pelo uso de drogas..

Já chega a droga que o sus é, pra ainda legar recursos pra sustentar a viagem de alguns e deixar mais pessoas com dor e falta de assistência pelos corredores..

Anônimo disse...

Ser contra as drogas é diferente de imaginar que a melhor forma de combater é proibir, o melhor exemplo é o próprio cigarro, faz se de tudo contra mais você ainda pode ir no mercado comprar se quiser!

Pessoas potencialmente vulneráveis? Só se for vulnerável a própria escolha, o combate com lei é inútil, a única solução é na educação.

Vamos quebrar os grupos que vendem drogas, legalize já.

Anônimo disse...

Muito bom esse Osmar Terra. Tem feito um ótimo trabalho na área da saúde.
Infelizmente é por pessoas excessivamente tolerantes com ilícitos, inclusive uso de drogas, e que possuem postos de comando em instituições sociais e educacionais é que a permissividade toma conta.
São pessoas que mesmo sabendo que existe uma lei que proibe eles acham, na cabeça deles, que não faz tanto mal assim então não nenhum problema em fechar os olhos para o consumo de drogas em público e escolas. Essa libertinagem dos costumes é que conduziu ao problema cada vez mais sério e não a repressão policial insuficiente. Aliás a repressão policial será sempre insuficiente, pois não há como botar um policial para cada cidadão e ainda sabemos que existe os que se corrompem. Agora outra balela é falar de corrupção policial. Por quê? Por quê só se fala em corrupção policial? Só policial? E judicial? E do Ministério Público? e das pessoas em geral? ou quando um juiz dá uma decisão as vezes até contra as provas dos autos não se fala em corrupção? Corrupção não ocorre necessáriamente em troca de dinheiro. O mesmo vale para outras atividades. Não esqueçamos que em todas atividades humanas são humanos que as exercem e onde está o ser humano existem falhas. Portanto não se deve falar só em corrupção na policia, pois a policia é apenas a ponta de lança no combate ao crime, e ela entra quando todas as outras instituições preventivas já falharam. E depois dela ainda existem o Ministério Público o Judiciário e o Sistema prisional.

Anônimo disse...

"Anônimo", um endurecimento das leis; não funciona porque não há a construção de mais cadeias, mais presídios, mais hospícios etc; não funciona porque não há mais e constante REPRESSÃO PESADA Contra o tráfico de drogas ilícitas; não funciona porque raríssimos são os pais e mães com pulso firme, e mães que exercem a sua autoria educação, correção e proteção dos seus próprios filhos; não funciona porque não há as pessoas que fazem vista grossa ao que é errado, imoral, ilegal, criminoso etc!

O Brasil e o mundo têm jeito, basta as pessoas de bem gritarem, em uníssono: NÃO! CHEGA! BASTA!

MORTE AO COMUNISMO!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

O Cabo reformado, digo, Almirante Kirk católico de quatro costado e ardoroso defensor da Santa Madre Igreja Católica vá se confessar com um padre pedófilo e peça perdão por desejar a morte ao Comunismo. Bota Cristão de meia tijela nesse elemento (mau). E ainda quer pregar moral de cuecas aqui no blog.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 20:14.Sabe por quê:porque as leis desse país proteje os traficantes,vc vê isso em países islâmicos ou na Indonésia onde há pena de morte? ou prisão perpétua para traficantes?Como está aquele carioca que levou droga em sua prancha?Manda traficar na China?Conhece aquele ditado que quem tem cobre,tem medo?Conhece o símbolo químico do cobre?

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo", às 14:07, mais um, pra não variar, esquerdopata e analfabeto funcional:

Eu desejo a morte do COMUNISMO, não dos comunistas - os comunistas se matam entre si!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Complemento da minha resposta ao "Anônimo", às 14:07, um incoerente esquerdopata:

Sociopata esquerdopata, DESDE QUANDO um católico, ou seja, um cristão, apóia ou defende ideologias de Esquerda ( Marxismo/Socialismo/COMUNISMO, Nazismo)???

O Católico que abraçar ou defender a ideologia de esquerda está, conforme documentos da santa Madre Igreja, AUTOMATICAMENTE EXCOMUNGADO!

MORTE AO COMUNISMO, a mais perversa, vagabunda, assassina, miserável, terrível, louca e genocida das ideologias já concebidas por arremedos de seres humanos inspirados por Satanás!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/