Caixa do Tesouro para enfrentar emergências cai a nível crítico

O caixa que o Tesouro Nacional mantém para enfrentar emergências no mercado de títulos está no chão. Com o elevado volume de dívidas que venceu no primeiro semestre do ano e a fuga de investidores dos papéis públicos entre abril e junho, uma parte considerável dessa reserva de segurança, quase R$ 130 bilhões, foi queimada.

. A instituição não revela os números, mas fontes garantem que teriam sobrado menos de R$ 95 bilhões no caixa, nível considerado crítico, por corresponder a pouco mais de dois meses de vencimento de papéis — o ideal é que esse colchão de liquidez seja de seis meses.

. Integrantes da equipe econômica alertam que esse valor não garante tranquilidade ao governo para administrar a dívida, sobretudo se o Federal Reserve (Fed, o banco Central dos Estados Unidos) cumprir a promessa de dar fim ao programa de estímulos monetários naquele país, o que pode reduzir drasticamente o apetite dos investidores por títulos brasileiros.

7 comentários:

Anônimo disse...

Prezados. Se está assim em 2013 com esta dívida rastaquera imagina em 2015 quando a dívida de 1,5 trilhões vencer??? O país está totalmente quebrado.

Anônimo disse...

Prezados. Se está assim em 2013 com esta dívida rastaquera imagina em 2015 quando a dívida de 1,5 trilhões vencer??? O país está totalmente quebrado.

Anônimo disse...

E' só uma marolinha temporária, pois a cumpanherada quer que volte o fazedor do Brasil Maravilha ....

Anônimo disse...

Não é por outra que eu digo, que quem tem que assumir em 2015, é novamente a QUADRILHA DO MENSALÃO, pq essa situação crítica vai cair nas mãos delles. Aí não poderão por as culpas no FHC...!

Anônimo disse...

UÉ, E A PARTE DOS DEPÓSITOS BANCÁRIOS QUE FICAM OBRIGATORIAMENTE RETIDOS NO BANCO CENTRAL??

SERÁ QUE ESTÃO LÁ, OU A PETEZADA JÁ METEU A MÃO E PEGOU EMPRESTADO????

Anônimo disse...

Bom, se os numeros forem esses cetamente o PSDB, DEMOs, PPS, PMDB, PSB, não vão ter candidatos a Presidencia de se nem para governadores (sic).

Se for assim, o PT que não foge da raia continua governo. TOMEM cagões.

Luiz Vargas disse...

Calma!
O cumpanhero PeTralha barbudinho Arno Augustin dará um jeito de fazer uma mágica contábil e o prejuízo virará lucro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/