Fortunati decreta o fim do PAC da Copa em Porto Alegre. Como ficam os outros municípios e Estados?

- O rompimento com o PAC da Copa não se deve apenas a episódios como os do abastecimento de areia para as obras em andamento em Porto Alegre. Acontece que a Caixa Federal não libera o dinheiro na velocidade exigida e prometida por Dilma, o que esvaiu os cofres da prefeitura. Ela iria ter que parar ou reduzir drasticamente as obras, por falta total de caixa. José Fortunati não disse se avisou Dilma. O fato é que o anúncio que fez poderá incentivar outros prefeitos e governadores a fazer a mesma coisa, desmoralizando de vez o PAC da Copa e erodindo todos os demais PACs. É uma desmoralização para todo mundo.

O prefeito José Fortunati, Porto Alegre, concedeu nesta manhã uma das mais consistentes entrevistas desde que foi para o Paço Municipal. Logo abaixo, você poderá examinar o que ele anunciou em primeira mão para a Rádio Gaúcha, logo no início da manhã (redução dos preços das passagens de ônibus). Leia o que mais ele disse, desta vez sobre o PAC da Copa, anunciado com enorme pompa e circunstância por Dilma Rousseff pouco antes das eleições presidenciais (o texto é do site www.zerohora.com.br): "A prefeitura de Porto Alegre decidiu retirar todas as obras da cidade do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo 2014. A informação foi passada pelo prefeito José Fortunati em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

— Estamos colocando (as obras) no PAC normal. Com isso, não temos mais o compromisso de entregá-las até junho do ano que vem. Não ficaremos à mercê da chantagem, como no caso da extração de areia. Vamos continuar com o mesmo calendário, o mesmo cronograma, o mesmo financiamento. 

Apesar do rompimento com o programa do governo federal para o Mundial do ano que vem, o prefeito garante que nenhuma obra irá parar. Ele citou o exemplo da duplicação da Avenida Tronco, onde mil habitações deveriam ser entregues até o início dos jogos. Como isso não será possível, segundo Fortunati, não há motivo para manter o projeto do Planalto.

— São obras para a cidade de Porto Alegre. Nenhuma vai parar, não estamos desistindo delas. A nossa relação não é mais com a Copa do Mundo — decretou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse PAC não passa de enrolação. Mas tbém já foi desmascarado. Vem mais bolsa-qualquer-coisa por aí.

Anônimo disse...

Fico satisfeito em saber que FINALMENTE um político lembrou dos brasileiros, dos gaúchos. Quem gera riqueza e paga tributos são os brasileiros e não essa meia dúzia de turistas que virão para a copa. Lulalá colocou o Brasil nessa 'fria' e deveria responder por isso. Quanto levaram ne$$a para levar o país a falência? Dilma sabia de tudo pois estava na Casa Civil. Que vergonha ter políticos dessa espécie!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/