Câmara dos Deputados também desova novo rateio do Fundo de Participação dos Estados

O site www.congressoemfoco.com.br, informou nesta madrugada que a  Câmara aprovou, por 344 votos a favor e 13 contra,  a proposta que cria um novo modelo para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o Congresso estabelecer um novo modelo termina hoje. Mesmo assim, duas modificações foram aprovadas e o texto retorna ao Senado.Leia mais:

. As duas emendas aprovadas foram apresentadas pelo DEM. A primeira estabelece que a União vai compensar os estados caso o valor repassado no FPE seja inferior ao percentual estabelecido por lei. “É perigoso é não aprovar hoje. Caso não, o STF vai reter os recursos, vamos ter que fazer uma nova norma”, alertou o relator da proposta, deputado Júlio César (PSD-PI).Ficou mantido que o prazo de transição das regras até 2015. As mudanças propostas para os critérios de repasse só começarão a valer a partir de 2016. Houve também uma correção do volume de recursos destinados para o FPE. Os critérios só serão aplicados sobre o valor corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e por 75% da variação do Produto Interno Bruto (PIB) registrado no ano anterior, e não mais 50%, como havia sido estabelecido no texto anterior. Para Pinheiro, esta alteração garantirá uma transição mais suave para os estados.


. Foi ampliado o fator da renda domiciliar per capita. No projeto que saiu do Senado o percentual era de 71% e agora cresce para 72%. O senador também alterou o piso do fator representativo da população, que passa de 1% para 1,2%, um aumento de 20% no piso. O teto de 7% foi mantido “Portanto, com essas três mudanças, eu espero aprovar o projeto aqui e dialogar com a Câmara a partir de amanhã para aprovar na semana que vem”, disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Creio que os políticos ainda não entenderam o espírito da coisa! O que o povo quer não é constituinte, novas leis, etc. O povo quer que os políticos trabalhem de segunda a sexta feira, como qualquer trabalhador, que não desperdicem nosso dinheiro com mordomias e cargos inúteis em comissão, que não desviem recursos da saúde, educação, segurança, etc.
As medidas propostas pela presidente Dilma só empurram o problema para o dia de são nunca.

Anônimo disse...

SE MANDAREM MENOS dinheiro para o NORDESTE já fica bem melhor.

CHEGA COM A HEGEMONIA NORDESTINA!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/