Entrevista - A política industrial é da década de 60

CLIQUE AQUI, também, para ler entrevista com o embaixador Rubens Barbosa: "Brasil está fora da cadeia produtiva global".

- Os repórteres Luiz Guilherme Gerbelli e Ricardo Grinbaum, do Estadão, produziram a entrevista que vai a seguir. O entrevistado é Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e um dos autores do Plano Real. Ele fala que o Brasil vive "uma década do descaso". A entrevista vale muito para o RS, que vive "quatro décadas" do descaso. Leia tudo a seguir (a entrevista é da edição de domingo):

O ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco diz que o grande desafio brasileiro, no momento, é aumentar a produtividade e a competitividade da economia. Sem isso, diz, não será possível melhorar o padrão de vida dos brasileiros. Para Franco, que comandou o BC entre 1997 e 1999, no governo Fernando Henrique, o Brasil tem um "capitalismo pela metade, não remunera bem a meritocracia, trata mal seus empresários". Filiado ao PSDB, Franco atribui parte dá culpa destes problemas aos 12 anos de gestão petista. "Estamos vivendo a conseqüência de uma década de descaso em relação ao assunto produtividade e competitividade", diz. "O governo do PT adotou uma atitude hostil com relação a esse assunto até uma certa altura." O economista, que passa a ter coluna mensal no Estado, deu a seguinte entrevista: 

As contas externas pioraram, a inflação está alta e há dúvidas sobre o ritmo de crescimento dó Brasil. Na avaliação do senhor, a economia brasileira enfrenta desequilíbrios graves ou problemas passageiros?
Não é grave nem passageiro. Mas existe um desequilíbrio. As contas externas sinalizam o que todo mundo sabe: uma economia aquecida, principalmente do ponto de vista do emprego e da renda. O que é paradoxal e, de certa maneira, preocupante, é que o nível do emprego é alto, mas o crescimento está baixo. Essa é a grande característica do problema que estamos vivendo. 

Significa que o Brasil bateu no limite do crescimento sem gerar grandes desequilíbrios, como inflação ou rombo nas contas externas? 
O limite quer dizer o seguinte: quando tem pleno emprego, expansão de capacidade na indústria e o País está crescendo pouco, sua economia é pouco produtiva. A grande conclusão é que a produtividade é ruim, o que merece uma longa reflexão sobre as razões de a mão de obra ser tão improdutiva, e o capital tão velho.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Um dos maiores motivos do pleno emprego na nossa economia cambaleante é devido a grande burocracia que permeia no sistema administrativo brasileiro. Esse episódio das irregularidades no RS sobre o licenciamento ambiental, nada mais é do que um procedimento burocrático tão difícil que apela-se para outros meios. E isso é em tudo que é parte. Vai criar uma empresa, fazer uma importação ou exportação, contratar ou demitir um empregado, etc., para ver como é burocratizado. Burocracia é a transferência de poder da sociedade para o funcionalismo público, simples assim!

Anônimo disse...

O problema do PSDB é ser condescendente com o PT. O PT não "adotou postura hostil", o PT sempre ODIOU EMPRESAS PRIVADAS E EMPRESÁRIOS, QUER SUA DESTRUIÇÃO. Desde que o PT está no governo, além de ter aumentado diversas alíquotas de vários impostos que incidem sobre as empresas, não reajusta a tabela do IRPJ, ou seja, o IRPJ mais que DOBROU desde que os petralhas assumiram o poder.

Anônimo disse...

Como assim? E a capacidade do PT governar, como fica?

Anônimo disse...

É um dos sintomas do início da cubanização do Brasil sob os auspícios dos esquerdistas brasileiros!

Anônimo disse...

Num ponto estais enganado, anonimo das 13:09!

PT quer empresas PRIVADAS ao seu lado, mas poucas para as controlar.

Para que empresas PRIVADAS fiquem ao seu lado, o PT está procurando eliminar o máximo grandes empresas em cada area economica da produção.
Assim, temos uma GRANDE e várias pequenas para atender o CADE e dizer a população que é a favor da concorrencia.

Com poucas grandes empresas privadas poderá aos poucos implantar nos tres poderes a cartilha GRAMCIANA.


Unknown disse...

O Anonimo das 11:56 e daqueles asnos que acreditam que a culpa e sempre do morto. Licancas ambientais, Sr Asno, sao praticas comunas e, COM MUITO M AIS RIGOR, em qualquer pais aonde pessoas que pensam como vc nao fazem parte da sociedade. Mas aqui, em terras tapuias, aonde ate o Mailson da Nobrega opina sobre inflacao, com o patrocinio de jornaleiros engajados, as regras, alem de nao serem respeitadas, encontram criticos, como vc, Anonimo, que apoiam os criminosos corruptores. Triste nao! Mas quem sabe, num futuro bem proximo, seus entes queridos comecem a pagar o preco, que esta sua opiniaozinha, como a de muitos outros asnos, patrocina.

Anônimo disse...

"seus entes queridos comecem a pagar o preco", é uma ameça Sgarbi?

"Licancas ambientais, Sr Asno, sao praticas comunas", diz Sgarbi?

Ué Sgarbi! deixastes de ser comuna agora só para bater quem quer um Brasil desamarrado? Aqui, no RGS só tem capim pra outro tipo de animal, então fiques em SP, la tem muito capim em SP!

Anônimo disse...

Continuem votando nos esquerdopatas, estúpidos!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/