Artigo, João José Forniu - Saiba quem são os verdadeiros culpados pela tragédia de Santa Maria

“Culpados não são só os integrantes da banda, nem apenas os empresários gananciosos. São o Corpo de Bombeiros de Santa Maria, a prefeitura e o governo do estado. E a imprensa, o Ministério Público, o Judiciário? Ninguém frequentou essa boate durante três anos?”


João José Forni *

Passados os primeiros dias de comoção pela tragédia de Santa Maria, é hora de uma reflexão mais racional do episódio e seus desdobramentos. Muita gente tem opinado desde domingo de madrugada.  Alguma análises são de especialistas em risco, explosivos e segurança. Cada entrevista reforça a cadeia de erros e omissões que levaram a essa tragédia.

Peritos mostram a inadequação do material utilizado no teto para isolamento acústico,  bem como a imprudência de integrantes da banda em brincar com fogo, num ambiente com material inflamável, de fácil combustão, lotado e fechado. Outros aproveitam para tirar um dividendo político, como sempre acontece nas tragédias. Prometem agora “rigorosa” fiscalização nas casas de espetáculos. Chegaram atrasados. Governadores e prefeitos correm para mostrar serviço, após as portas arrombadas. Por que não faziam antes?

Talvez porque suas excelências e demais políticos tenham acordado do pesadelo com as consciências pesadas. Mas, relaxem. Essa pseudopreocupação com a segurança não dura mais de 30 dias. Até chegar outra crise.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

ah, vamos parar com esse clichê de "empresários gananciosos"...

isso eh discurso fácil...

nao da pra ler nada que seja escrito nesse tom...

Anônimo disse...

Outra pergunta que não quer calar: qual boate, discoteca, bailao ou cabaret no Brasil não e' uma arapuca?

Itens de segurança neste Pais são tratados de forma infantil. Na cabeça do empresário e sociedade civil trata-se de custo desnecessário.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
A QUESTÃO DA CADEIA DE (I)RESPONSABILIDADES É, SEM DÚVIDA, COM DOLO OU SEM DOLO, CLARA COMO A ÁGUA LÍMPIDA. ATÉ AGORA, NO ENTANTO, ESTÃO DEIXANDO DE LADO O PRINCIPAL ÉLO DESSA CORRENTE MACABRA: OS FABRICANTES DO MATERIAL ANTIACÚSTICO, EM CUJA COMPOSIÇÃO EXISTE OS SAIS DE CIANETO QUE, DURANTE O PROCESSO DE COMBUSTÃO, LIBERA O GÁS CIANÍDRICO, IDÊNTICO AO USADO PELOS NAZISTAS NAS CÂMARAS DE MATANÇA DOS JUDEUS, NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ESSE, NO MEU ENTENDER, É O PRINCIPAL A SER ESCLARECIDO, POIS ESSE MATERIAL CONTINUA FAZENDO PARTE DOS AMBIENTES ONDE FORAM USADOS E, CONTINUAM SENDO VENDIDOS, IRRESPONSAVELMENTE. OS ADVOGADOS DOS INÚMEROS CULPADOS POTENCIAIS, DEVERIAM ATENTAR PARA ISTO. OS PROPRIETARIOS DO KISS, OS AGENTES DA PREFEITURA DE SM, O COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS, TODOS, PODEM TER CULPABILIDADE NO CASO, PORÉM, NADA DISSO EXISTIRIA, SE O MATERIAL CONTAMINANTE NÃO ESTIVESSE NO MERCADO, COM O BENEPLÁCITO DAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS. E AÍ, COMO FICA ????
A PRORROGAÇÃO DAS PRISÕES, POR MAIS TRINTA DIAS, MATA A QUESTÃO ??
É HORA DE PARAREM COM O CIRCO E PROCURAR A CAUSA FUNDAMENTAL.....
TRABALHEI COM SAIS DE CIANETO E, PORTANTO, SEI DO ENORME PERIGO DESSA SUBSTÂNCIA.

Anônimo disse...

As palavras traduzem o nosso sistema politico eleitoreiro. O governador e seus políticos da araque PAULO PAIN - ANA AMÉLIA e OUTROS pelo Brasil afora, não levaram nada aos familiares, apenas compareceram, travestidos em pele de cordeiro, que debaixo carrega um lobo. Foram lá para APARECEREM na TV, e colheram VOTOS. Haja tanto politico mal intencionado neste país (BRASIL), acabaram de eleger o LAMPIÃO para a Presidência do Senado e o CORISCO para a Câmara Federal. É mais um reinicio da Picada e NÃO O FIM DA PICADA.

Anônimo disse...

Correto! Todos nós somos coniventes com as tragédias diárias de nosso País!

"As autoridades" concursadas, por exemplo, examinam nossos veículos para ver se estão em ordem para trafegar? Não fazem isto, mas se não pagarmos o "Licenciamento" de veículo aí eles fima raivosos.

Não, estes hipócritas, só querem ganhar muito e trabalhar pouco.
Inventam maneiras diversas para emperrar o Brasil.

Repito, tudo isto graças a CF/1988!

Foi um grande erro ter dado estabilidade e vencimento vitalicio e hereditário. Políticos utilizam as Estatais para corromper a MÍDIA.

Estes não mais, mas os futuros jovens pagarão uma conta muito maior.

Unknown disse...

O Min Publico, caro Joao, aqui ou la, so se interessa por jaba, verbinha de auxilio moradia (uma excrescencia, pra dizer o minimo...) ferias de dois meses, diarias de representacao, etc. Logo, caro Joao, nao fique esperancoso, pois daqui alguns dias, como todos sabemos, a folia toma conta do pais e, esta "furia" fiscalizadora passara. E quanto a sua indagacao, a respeito dos frequentadores da tal arapuca, e logico que a "sociedade" de Sta Maria em peso frequentava a mesma. Assim como em P Alegre, que conviveu por decadas com uma arapuca igual, chamado Bucanero, aonde varias personalidades do mundo "juridico" extravasavam suas angustias. E este garboso lugar, uma pseudo casa de entreterimento, era de conhecimento de todos. Ai podemos incluir os jornaleiros, o povo do executivo municipal e estadual, os honrados promotores e, pra nao esquecer, parte da alta magistratura.

Anônimo disse...

e quem fabrica as tais espumas que, segundo dizem, ao entrarem em contato com o fogo liberam gás cianídrico, não teria culpa?

não no caso do incêndio em si, mas por fabricar um negocio desses com um componente altamente tóxico que serve para abafar o som em ambientes, obviamente, fechados...

Anônimo disse...

Ao Almir Oliveira, interessante tua observação, mas ela nos desvia dos verdadeiros culpados, pela tua logica os caras que nos proibem de ter uma arma em casa deveriam fechar as fabricas(perdoa a comparação)se fazemos mau uso de uma arma, de uma espuma,vamos culpar o fabricante.
Concordo com quase tudo que escreveu menos com essa observação, lembram do menino que foi arrastado varios kilometros no rio por bandidos, foi aquela comoção nacional, as leis iam ser modificadas, a maior idade seria diminuida, etc, pasou um ano e caiu no esquecimento, aqui não vai ser diferente, quem lembra os mortos dos trens que colidiram no interior do rs, quem lembra dos mortos no incendio das lojas renner no centro de poa, eu respondo: só os familiares lembram seus mortos e na próxima eleição os verdadeiros culpados estarão ai novamente nos vendendo ilusões de um país melhor.
Eduardo Menezes

Surfista Prateado disse...

Todos citados, políticos e funcionários públicos estão muito mais preocupados é em curtir a vida com seus polpudos salários, mordomias, etc, não tem tempo para fazer o trabalho para que são pagos, o máximo é fazer algum faz-de-conta quando há alguma crise, para depois, como diz o artigo, o pessoal ir esquecendo e em 30 dias voltam a não fazer nada, com de hábito. Trabalho mesmo é só pegar o contra-cheque no fim do mês. Ou nem isso, agora recebem por e-mail...

Anônimo disse...

Ao tolo anônimo das 16:55...
Existe alguma irregularidade na fabricação desse material? Alguma lei que proiba sua fabricação e utilização ?
Resposta: Não.
Então, fica quieto.

Pelo teu brilhante raciocínio , quando um motorista dirigir alcoolizado a 200 km/h e matar alguém, a fabricante do veículo deveria levar a culpa...viu como tu é esperto?

Anônimo disse...

Pelos raciocínios referidos e pela
Cadeia
De
Culpados, pela seqüência vamos incluir no processo também como réus os engenheiros da
Obra o vendedor de espumas, o colocador e até a
yeda porque náo ?!

Anônimo disse...

comparar laranjas com bananas eh a tática dos que se julgam espertos para tentar ter razão com raciocínios tolos...

meu questionamento eh pertinente quanto a fabricação da tal espuma, ja que ha, sim, normas que regulam o uso de substancias toxicas na composição de produtos, como as que são usados, por exemplo, para fabricação de brinquedos...

e eu ainda destaquei que os fabricantes não tem culpa no evento do incêndio em si, mas que eh temerária a fabricação de um produto para ser usado em ambiente fechado que, ao entrar em combustão, libera substancia altamente toxica...

Anônimo disse...

Não vai dar em nada... nem pizza!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/