Artigo, general Augusto Fernandes dos Santos - Elos perversos em Santa Maria.

* Carlos Augusto Fernandes dos Santos - General                                                

Por ter vivido na cidade uma quadra inesquecível de minha vida profissional, associo-me a imensa tristeza e  desabafo ao colocar no papel a revolta e a perplexidade  que  me assaltam, em ser obrigado a ouvir pífias declarações de diversas  “autoridades” e  de ter de  assistir a mais uma tragédia, entre tantas,  que ocorrem em nosso país, consequência da maneira permissiva e negligente  em nossa cultura, de encaminhar e resolver questões substantivas, com a irresponsabilidade e a omissão do nosso conhecido “jeitinho” . Fica no ar, entretanto, uma pergunta que precisa ser respondida: Quem inspecionou o local, e autorizou o  funcionamento daquela arapuca apelidada de boate ? Não precisa ser especialista nem técnico experiente, para verificar a inadequação do indigitado local em abrigar uma pequena multidão - de mil ou mil e quinhentos indivíduos- numa área restrita com somente uma porta de  acesso. Quem forneceu o ALVARÁ de funcionamento ?

Pelo que se ouviu, “tudo estava de acordo com as leis e as normas em vigor e será devidamente apurado”.
As ridículas declarações dos integrantes da  cadeia de responsáveis ( diretos e indiretos)  tangenciam a ironia e o sarcasmo: a Prefeitura ( fiscais e o setor de engenharia), o Corpo de Bombeiros e os outros órgãos que tinham por tarefa a liberação do local, fornecem capengas explicações, na tentativa de justificar o injustificável. A nossa indignação se potencializa quando  tomamos conhecimento que:

- Uma autoridade judiciária, de qualquer instância,  fornece liminar , autorizando o funcionamento temporário de estabelecimentos , mesmo depois que a inspeção realizada neles contraindique essa concessão, sob a frágil alegação de cerceamento da liberdade de investir ou se corrompe, vendendo sentenças, em troca de dinheiro sujo e mal havido pelas máfias. Assim procedendo  ela colabora negativamente com a prática dessa cultura permissiva e irresponsável e denigre o poder judiciário.

- Uma  autoridade executiva,  ferindo os princípios da moralidade administrativa e da ética , se corrompe ou participa de negócios e tratativas escusas e governa como se o cargo fosse de sua propriedade, atendendo exclusivamente aos desejos do partido político ao qual pertence. Assim procedendo ela fere a liturgia do cargo e o fragiliza.

- Parlamentares eleitos para representar o povo em suas legítimas aspirações, se deixem corromper ao participarem de negociatas com o intuito de atender aos apelos dos governos de ocasião ou seus interesses menores, conspurcando seus mandatos e desmoralizando a Instituição a que pertencem.

- Parlamentares do  Congresso Nacional , de qualquer das suas Casas (Senado e Câmara), aceitem ser chefiados por colegas cujo passado e histórias de vida não os recomendam para o exercício de tão dignificante tarefa ou reajam a decisões emanadas da mais alta corte do país, quando se posicionam contrários à condenação de seus pares, julgados culpados por crimes cometidos no exercício de suas atividades  políticas. Assim procedendo colaboram, ainda mais,  para desmoralizar  a  Instituição a que pertencem.

Infelizmente, há longos anos, a nação convive com essa corrente perversa constituída de elos importantes, mas lastimavelmente frágeis. Em todas as esferas do poder (  Executivo, Legislativo ou Judiciário ) ,  e  nos diferentes  âmbitos da federação (Federal, Estadual ou Municipal ), constatamos, com irritante frequência, desvios de conduta, omissões e negligência de autoridades , revelando, assim, o baixo nível e a evidente falta de compromisso com princípios, e com a solidez ética e cultural de nossa gente. Enquanto isso, como sói acontecer e pelas declarações das nossas autoridades, as investigações caminham na busca de  um “ Bode Expiatório” palatável, capaz de  assumir a  culpa por toda essa lastimável tragédia.

22 comentários:

Anônimo disse...

Nao podemos esquecer que a boate deve ter recolhido ART - Anotacao de Responsabilidade Técnica - junto ao CREA/RS cujos valores sao sempre elevados. Este trabalho (adaptacao do predio em boate) cuja ART foi em tese recolhida, foi fiscalizado pelo CREA/RS? Ou só colocou os dinheiros no cofre?

Surfista Prateado disse...

Quer exemplo maior que VAGABUNDOS alegando que há uma "indústria da multa" (que estranhamente, só pega quem realmente comete infrações!)?? É por aí que começa... E os mesmos que reclamam da tal indústria da multa são os que agora se queixam da boate funcionando...

Anônimo disse...

PARABÉNS GENERAL! O SENHOR DISSE TUDO.
NÃO VIVEMOS UMA DEMOCRAÇIA, VIVEMOS UMA DITADURA DE POLÍTICOS CORRUPTOS E MAL INTENCIONADOS.
ME DEU NOJO DE VER OS SENADORES "PREOCUPADOS" COM AS NOSSAS CRIAÇAS MORTAS.
NA VERDADE ELES ESTÃO FAZENDO CAMPANHA POLÍTICA NA HORA DA DOR QUE SOFREMOS.
OS POLÍTICOS SÃO MONSTROS, QUE ATÉ O DIABO TEM INVEJA.

Anônimo disse...

PREZADO GENERAL:
DUVIDO QUE ALGUÉM SEJA PRESO.
O JUDICIÁRIO BRASILEIRO É UMA FARSA DA DITADURA QUE VIVEMOS NO BRASIL.
É SÓ VER O MENSALÃO E A CPI DO CACHOEIRA, O CASO CELSO DANIEL, PARA VERMO A FARSA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO EM CONCLUIO COM O PT.

Surfista Prateado disse...

Nenhum post mais sobre a morte do Chavez? Não tava morto? Pois é, e olha que eu avisei...

Anônimo disse...

Os bombeiros não estavam preparados para lidar com gás tóxico, tinha apenas uma máscara.
Ninguém fala sobre isto, mas é comentado pelas pessoas.
Quem fazia buracos na parede eram jovens que não conheciam os perigos dos gases tóxicos.
Os bombeiros não foram lá porque não tinham máscaras, e sabiam do perigo.
Não se vê bombeiro com máscara entrando e saido da boate no resgate, ou estou enganado?
Tem que ser investigado a responsabiliddade do poder público.

Anônimo disse...

General, o problema do Brasil não é a falta de Alvarás. É a falta de vergonha......@fitzca

Anônimo disse...

Estão escondendo os principais responsáveis pela tragédia: a prefeitura municipal de Santa Maria e o Corpo de Bombeiros.
As corporações pública ficarão impunes e somente os jovens mortos e suas famílias vão pagar este horror comentido pelas autoridades brasileiras.
Isto tem limite, é só ver a Siria, Lìbia, o Irã, e o Egito.

Anônimo disse...

PALÁCIO DO PLANALTO TEM ALVARÁ DE BOMBEIRO??

Dillma - demagogicamente - não irá hoje à OAB do RJ porque o prédio não apresenta segurança contra incêndios, dizem os Bombeiros. Será que o Palácio do Planalto apresenta segurança contra incêndios?? Em setembro de 2010 as portas de emergência do Palácio do Planalto estavam trancadas com cadeado (vejam a foto e a reportagem http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/09/portas-de-emergencia-do-palacio-do-planalto-sao-trancadas-com-cadeado.html ). Será que mudou algo de lá para cá?

@fitzca

Anônimo disse...

Ta falando de Cuba ?! Nomine os bois ... Pois!!

Anônimo disse...

Já afirmei anteriormente quanta canalhice. Um diz que a legislação é falha. Isso é desculpa dos incompetentes.
Quem falha são os aplicadores da lei, governadores, prefeitos, promotores, o CREA, defesa civil e etc. Todos tem culpa e devem assumir.
Não estamos discutindo a heroicidade do bombeiros mas a falha criminosa da burocracia. Os bombeiros não tem equipamento adequados para combate ao fogo quanto mais fiscalização. Veja o video onde os jovens com marreta furando a parede, sob olhar dos bombeiros. Não tinham um martelete? acessório basico… O comandante e o secretario de santa Marias deveriam ser presos, depois das declarações infelizes. O povo tem sua parcela de culpa também pois não exerce a cidadania. E tem tambem uns reporteres melequentos, cagões que quando entrevista as “autoridades” fazem perguntinhas inocentes e não questionam como deveriam,…como fazem com os teinadores e jogadores (ai viram machões) ou não? O governador, se fosse mesmo, decretaria por 30 dias estado de emergencia, bloqueando todas casas de espetaculo e etc. até que fossem fiscalizadas. E o MP onde anda???
Eng. Joel Robinson ( especialista em Engenharia de segurança)

Anônimo disse...

Pois é Sr. General! Com todo o respeito, quando estavam no poder poderiam ter mudado o sistema eleitoral para que a atual CF não nos prejudicasse.

Agora, é ou não é o mesmo que a 4ª queda de avião no Brasil em 10 anos?

Anônimo disse...

Mais um elemento de pijama comentarista de resultado.

Eles sempre se mostram depois dos fatos ocorridos.

Anônimo disse...

ANônimo:
Nenhum preso, não, há vários presos, a começar pelo guitarrista da banda ....

macanudo disse...

Senhor General: Inteiramente de acordo com sua análise. Digo mais: Urge que a PE vá para as ruas, para acabar com esta bandalheira de safados/corruptos/traidores/petralhas que infestam a Nação! Não esqueçam: Em 1964 foi a Nação que exigiu que as Forças Armadas debelassem o perigo da ditadura comunista que se vislumbrava no horizonte. Hoje, vivemos sob a égide da ditadura comunista. Para acabar com isto, somente a PE!!

Anônimo disse...

Sobre liminares, há várias em P.alegre e não são identificadas ao público. São ratoeiras liminarizadas a troco de $$$$$$$$$$$$. Está na hora da sociedade identificar quem esta com este benefício ilegal e enquadrar o juiz. Qual a razão para dar uma liminar permitindo o funcionamento de uma casa que não atende os padrões de segurança estabelecidos em lei?

Anônimo disse...

Admirável as palavras do General, mas qual o efeito pedagógico que terá para o canalha Governador do Estado? Nenhum efeito pratico, pois, o governador NÃO É HOMEM DIGNO DE NADA, porque nem os documentos que ele assina tem valor, porque depois ele nega tudo.É evidente a enxurrada de ações de indenização que o Estado vai receber por falta de equipamento dos bombeiros, depois cai tudo em PRECATÓRIOS e ninguém recebe as indenizações, porque a Lei, protege os vagabundos políticos. Se e somente se aqui se aplicasse a LEI CHINESA quem deu causa, proprietários da boite, autoridades, já estavam nas masmorras aguardando o momento de serem fuzilados. Que falta faz UM HOMEM DE FIBRA E CORAGEM, e não este politico de araque chamado Tarso Genro, que só fala asneira.

Anônimo disse...

Até agora não li o nome do juiz que deu a liminar prá aquela espelunca continuar funcionando. O nome do juiz qual é...???

Anônimo disse...

O Surfista Prateado; o Chavez pode não estar morto e podia não estar morto. Na verdade quem é que sabe? Ele não aparece. Numa Democracia digna do nome isto não exciste.
Agora se ele não está morto, uma coisa é certa; ele estava se fazendo de morto.
Alguma coisa ele está aprontando para ter que se fazer de morto.
Como confiar em gente assim?

Anônimo disse...

Em mais um pijama falando: temos o Lulalá que insiste em fazer os ouvidos dos brasileiros de penico se manifestando no caso de Santa Maria e não veste o tal pijama listado.

Anônimo disse...

Je fais un copier coller dans mon agenda pour ne pas oublier et
mettre en pratique. merci

Also visit my blog: Louna

ODD disse...

Agora vai! com esses comentários, concerteza agora vai ... agora vai terminar a roubalheira, agora vai tudo se resolver ,, com o que ? da meneira que voces tratam a coisa publica, os politicos, o negocio é a ditadura,, ahh agora vai, ne´.. vamos retroceder ... é muito facil criticar os politicos, mas porque ninguemm se lança! vai la´fazer a diferença se és homem de verdade! só eu mesmo, perder tempo com lixo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/