Melífluo, Marco Aurélio tentou safar todos os mensaleiros, mas STF mantém a integridade e rejeita manobra de última hora por 7 x 2

* Clipping Veja

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira, por 7 votos a 2, proposta apresentada pelo ministro Marco Aurélio Mello que pretendia unificar crimes cometidos pelos condenados noescândalo do mensalão e, com isso, reduzir consideravelmente as penalidades de parte dos 25 condenados. O argumento de Mello, seguido unicamente pelo revisor, Ricardo Lewandowski, era que algumas penas aplicadas aos réus são desproporcionais, por exemplo, se comparados o chefe do esquema, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu apenado em 10 anos e 10 meses, e o operador da trama, o publicitário Marcos Valério, com mais de 40 anos de prisão. Ele também ponderava que os crimes do mensalão, com exceção do ilícito de formação de quadrilha, poderiam ser unificados. 

. Se prevalecesse a tese de Marco Aurélio, o crime com a pena mais grave imputado a cada réu seria definido como a penalidade-base e, em seguida, seriam aplicados agravantes proporcionais à quantidade de delitos totais até o patamar de dois terços.

Um comentário:

Moedaz disse...

Agora, que é um absurdo que José Dirceu, sem o qual nada poderia ter acontecido, ter pego míseros 10 anos é um absurdo. E Marcos Valéria, que nada poderia fazer sem o cacife do chefe, pegar 40 anos. E ainda faltando Lula, o delinqüente mor da república.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/