Artigo, Lirio Schaeffer - Esqueceram dos metais

* Lirio Schaeffer, engenheiro, professor da Ufrgs

Nas décadas de 60 e 70, no período do governo militar, financiou-se intercâmbio internacional nas áreas de exploração petrolífera, pesquisa agrícola e engenharia de aeronaves.Nestes três campos o Brasil é líder mundial.

. Lamentavelmente ficou no esquecimento os processos de fabricação e manufatura de materiais metálicos.

. O Brasil possui uma das maiores reservas de metais do mundo. O Brasil ao longo dos tempos vem sendo um grande exportador de minérios.

. Quando se fala em produtos acabados de origem metálica somos uns dos países mais atrasados do mundo.

. Não temos competência de exportar uma “picareta” com custo e qualidade competitiva internacionalmente. Possuimos matéria prima barata, energia barata e mão de obra barata, quando comparado com os países desenvolvidos, e não temos competitividade para exportar produtos acabados de altíssimo valor agregado. Não existe no país centros de pesquisa em Conformação Mecânica e esse assunto é totalmente secundário nas universidades brasileiras e não faz parte das prioridades dos governos brasileiros.

. Lamentavelmente esquecemos dos metais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como disse Lewandowki, AQUI todo mundo é doutor ou quer ser. Doutor em "dereitos" pra sugar as tetas da Mãe Pátria, "clausula pétria" da CF/1988.

Engenharia é pra matemático, coisa de "careta"! Pois pensar somente serve quando é da quadrilha! Ou será perseguido, veja:

Então Sr. Lirio, aqui só é gente quem é advogado, terra CARTORIAL, nunca da ENGENHARIA.

Sr. Lirio! Getulio Vargas, o pai dos direitos, perseguiu e prendeu um Grande Brasileiro empreendedor chamado Monteiro Lobato, primeiro investidor na prospecção de petroleo;

O Grande Brasileiro inventor, Padre Landel de Moura, foi perseguido aqui no RGS, Porto Alegre, tendo sua oficina incendiada;

O Grande Brasileiro D. Pedro II, o maior de todos governantes, fez o Brasil crescer mais do que o EUA, foi perseguido e morreu refugiado na França.

Sr. Schaefer, Alemanha e Japão são os exemplos da Engenharia.

De minha parte só resta plantar umas verduras no quintal de casa pra ter o que comer e ler para não ser enrolado por brasileiros farsantes.






Joao Coragem disse...

Prof Lirio tem toda a razao. Falta planejamento de longo prazo no desenvolvimento tecnologico de nossas vocacoes estrategicas.

Diga-se de passagem que o Chile eh o unico exemplo Latino Americano de sucesso neste sentido.

O RS teve sua chance de atuar assim quando o governo Yeda pensou assim com seus programas estruturantes. De qualquer forma a gaucha quiz voltar para as trevas do atraso com Tarso.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

O país com a maior reserva de ferro do mundo, e grandes siderúrgicas, não produz um metro de trilho de trem, isso mesmo, o Brasil importa trilhos de trens da Polônia e EUA.

Agora com esse plano governamental de ferrovias, teremos que importar milhares de trilhos de trens, porque não produzimos. Tremendo absurdo vai o nosso minério para fora e importamos produtos acabados. O mesmo vai ocorrer com vagões que deverão ser importados, sabe da onde, da China. Isso demonstra a nossa incompetência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/