Banco do Brasil lidera altas de tarifas para compensar quedas nos juros. Bancos privados vão atrás.

- Nesta sexta-feira, o editor replicou aviso do Itaú para seus clientes corporativos, inscrito na sua página na Internet, comunicando reajuste de tarifas. O governo forçou a queda dos juros nos bancos e eles reagem com aumento de tarifas, compensando perdas. Neste momento, o governo corre atrás dos prejuízos, mas parece sem instrumentos e sem força para mudar o novo cenário. Os bancos e administradoras de cartões de crédito também já avisaram que farão seus clientes corporativos pagarem a conta em caso de mudanças.

* Clipping Estadão
O material é de Renata Veríssimo e Adriana Fernandes, da Agência Estado

BRASÍLIA - A informação apontada pelo Estado de que os bancos elevaram suas tarifas máximas cobradas sobre produtos e serviços incomodaram a presidente Dilma Rousseff e desencadearam uma nova ofensiva no governo para reverter este movimento. Após forçar a queda dos juros dos financiamentos e as taxas de administração dos fundos de investimento usando os bancos públicos, a mesma estratégia será usada para levar os concorrentes privados a reverem suas tarifas.

A ação é para evitar que os bancos compensem a perda de receitas gerada com a queda dos juros dos empréstimos aumentando as tarifas. O Banco do Brasil foi o primeiro a receber ordens do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para baixar o preço de sete tarifas que foram reajustadas no início do ano e que estão acima das praticadas pelas instituições financeiras privadas.

O BB foi o segundo banco de varejo que mais fez reajustes desde janeiro, atrás apenas do Bradesco. De 42 tarifas, oito delas aumentaram e uma diminuiu.

O governo vem acompanhado o valor das tarifas desde abril, quando os bancos deram sinais de que poderiam usar os preços dos serviços para compensar as perdas geradas pela redução das taxas de juros. As notícias desta semana acenderam uma luz amarela e fizeram com que o governo voltasse a agir.

Cartão de crédito
Os técnicos também buscam formas de reduzir a taxa que as administradoras de cartão de crédito cobram dos lojistas. O Estado informou em sua edição desta sexta-feira que Dilma havia orientado a equipe econômica a analisar o assunto. Ainda não há uma estratégia definida.

O ponto de partida, especulam, pode ser a administradora Elo, uma associação entre Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. A exemplo do que foi feito com juros, ela poderia cortar as taxas e forçar a concorrência a seguir o movimento. No momento, porém, não há nenhuma decisão nesse sentido.

Também estão em discussão os juros cobrados pelos cartões de crédito. A equipe econômica discute com os bancos a estrutura de custos das administradoras e admite que a solução não é simples. O governo não quer o fim dos parcelamentos sem juros para não correr o risco de desaquecer o consumo e atrapalhar a retomada mais forte do crescimento da economia.

Outra medida seria a de aumentar o limite mínimo que o consumidor é obrigado a pagar do total da sua fatura. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já manifestou o desejo de ver o pagamento mínimo ampliado, mas admitiu ser uma medida difícil de ser implementada sem prejudicar as pessoas que estão no crédito rotativo. Alguns bancos argumentam que os parcelamentos sem juros acabam elevando o custo do crédito para quem está no rotativo porque são um risco sem qualquer tipo de cobertura. (Colaborou João Vllaverde).

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/