A secretaria gaúcha da Fazenda precisa saber como arrecadar mais com a mesma carga de impostos. O caso da Nota Fiscal Paulista.

DICA DO LEITOR
Como arrecadar mais com a mesma carga de impostos

Li tua newsletter hoje, e sobre a diminuição da arrecadação de ICMS no RS lembrei do que presenciei em São Paulo na semana passada.

Em qualquer aquisição que fazia, o atendente, o garçon, ou quem quer seja, me perguntava se queria a emissão da Nota Fiscal Paulista. Como não tinha conhecimento do programa, perguntei sobre o mesmo.
Todo o cidadão pode cadastrar seu CPF, com uma conta bancária, onde, em 5 dias, terá depositado o retorno do ICMS (30%) em relação a qualquer compra efetuada, conforme o programa.
Achei interessantíssima a solução, que motiva o consumidor a pedir a NF.
Na página da NFP, vemos que mais de 13 milhões de cidadãos estão cadastrados, foram devolvidos quase R$ 6 bilhões e 400 milhões entre créditos e prêmios.

Roberto Gabor, Porto Alegre.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Polibio,

Parece que o governo do RS lançou programa similar. Mais informações podem ser obtidas no https://nfg.sefaz.rs.gov.br/

www.notafiscalgaucha.rs.gov.br

Anônimo disse...

O problema é que o sufoco no RS é tão grande, que se devolver os 30% o estado quebra, antes do efeito de aumento de arrecadação que o programa vai acarretar.
É a famosa corda no pescoço !

Eugênio disse...

Aqui em Brasília existe o Nota Legal, em moldes parecidos com o Nota Paulista.
Ano Passado, sem esforço consegui pagar o IPVA de um carro 2008 com o que arrecadei. Este ano espero pagar dos dois carros e sobrar algum para o IPTU.
Em São Paulo eu "descobri" que tinha R$ 45,00 em haver. Depositaram na minha conta corrente...

Anônimo disse...

Aqui esta gente só pensa em botar a mão no bolso do contribuinte, pra sustentar o "sistema"

Anônimo disse...

QUALQUER sistema aplicado, mesmo com a colaboração da população, NUNCA será suficiente toda a arrecadação que se conseguir.

TODA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, de todos os poderes, são PERDULÁRIOS quando não corruptos.

Anônimo disse...

NOTA FISCAL PAULISTA É O LEGÍTIMO PEGA-RATÃO, VOCE FORNECE SEUS DADOS BANCÁRIOS E O GOVERNO FICA DE OLHO EM TUA MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, VOCE PENSA QUE ESTÁ SENDO BENEFICIADO MAS NO FUNDO O GOVERNO QUER É TE PEGAR É UMA FACA DE 2 GUMES

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/