Governo Tarso é o que menos aplica em saúde pública. Maria Helena recebe primeira tranche de um milhão de assinaturas para obrigá-lo a cumprir a lei dos 12%..

 A deputada Maria Helena Sartori recebeu nesta terça-feira as primeiras 10 mil do total de um milhão de assinaturas para que a Assembleia do RS inclua e aprove três emendas populares à Lei de Diretizes Orçamentária, LDO, pra que o governo estadual seja obrigado a aplicar 12% da receita líquida corrente na área de saúde.

. As assinaturas são recolhidas pela Associação Brasileira em Defesa dos Usuários do SUS, Abrasusm, mas tem o apoio aberto.

. A Lei Complementar 141/2011 obriga o cumprimento do índice, mas o governo não respeita o diploma legal.

. Maria Helena Sartori é presidente da Comissão de Finanças. A ação tem o apoio da OAB Amrigs, Famurs, Cremers e CRA.

. O editor falou com a deputada do PMDB, que avisou:
- O RS é o Estado que menos aplica em saúde.

-   Dados do Sistema de Informações sobre Orçamento Públicos em Saúde (Siops) mostram que em 2009, o RS foi o Estado que menos destinou recursos à saúde, aplicando apenas 5,01% de sua Receita Líquida de Impostos e Transferências em ações específicas de saúde. E em 2011, o Estado destinou apenas 6,3% da receita líquida corrente na área e a previsão orçamentária para este ano é de aplicar somente 7%”.

12 comentários:

Anônimo disse...

Gasta-se em saúde, não só no RS como no Brasil inteiro, menos da metade do que países africanos gastam.

E essa informação foi divulgada em recente estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde que, infelizmente, não foi nem divulgado pela mídia brasileira.

Aqui no RS, nenhum veículo de comunicação repercutiu isso, e o resultado é que o eleitor ignora bovinamente ( e pelo jeito é essa a intenção da mídia gaúcha ) esse descalabro e essa vergonha.

Isso prova que a mídia gaúcha é, sim, responsável por termos péssimos indicadores na saúde, na educação, no saneamento e na segurança pública.

E porquê ? Por que a mídia gaúcha, rasteira e superficial, só tem olhos para o futebol. Alegando que o bom jornalismo tem que dar mais ênfase para o local ( o que é uma falácia, pois deixa o leitor cada vez mais míope e bitolado ) ocultam informações que poderiam ampliar a compreensão de nossas mazelas, possibilitando a comparação.

E sem comparação, não há críticas, e o sistema se aproveita disso pela promiscuidade com o poder.

Anônimo disse...

Nem precisaria, em realidade, esse 1 milhão de asinaturas.

Bastaria o cumprimento da Constituição do RS, no que se refere ao artigo 149, que diz o orçamento ser de execução obrigatória.

Não bastou a assinatura e o juramento dos deputados constituintes ??

Alguma coisa não está valendo: O juramento; a asinatura ou o texto constitucional.

Ou todos ao mesmo tempo !

Anônimo disse...

FAZER MAGICA COM ARRECADAÇÃO ????

Quem mandou, autorizou, permitiu, que o RGS chegasse nessa situação de Falência? o culpado foi e é os governos e principalmente o povo botocudo dos pampas que se acha o mais politizado da Banania.

Que palhaçada, escrever, repercutir na imprensa que deve ser investido 12% em Educação e 25% em Saúde, se não existe grana.

Os políticos sabem mas se fazem de salame,pois 64% da arrecadação vai para salario de Servidores ativos e inativos, mais IPE e outros bicos, mais os juros da divida, ou seja sobra pouco ou quase nada.

Prioridade reduzir o gasto com a maquina publica, exigir e cobrar eficiência,produtividade, e melhorar a imagem do RGS.

Tá ruim mas tá bom.

Antonio

Aquiles disse...

É isto ai esquerdalha endemoniada.

VCS SÃO OS CULPADOS DISTO !!!

Se VCS não tivessem eleito Olívio Dutra (pior 'governador' da História do RS botocudo), a FORD (e sistemistas) estaria ai, e com a arrecadação de impostos provenientes de uma atividade industrial de alto valor agregado, os cofres do RS estariam mais recheados de verdinhas.

Mas nããõoo, os "iluminados" esquerdalhas do demônio tinham que se meter de pato a ganso e fazer cagada de cima abaixo. Gente desqualificada para administrar um boteco de cachaçeiros foi querer "ensinar" a executivos de empresas players globais.

O RS tomou no esfíncter, graças a vcs, esquerdalhas.

E continua tomando, pelo que se vê do "governo" aTra$o Genro.

Anônimo disse...

O anônimo das 09:16 está coberto de razão !!!

Bastaria que as autoridades cumprissem a Constituição. Qualquer coisa fora disso deveria ser enquadrado como crime de responsabilidade ...

Só para fechar : nesse mesmo relatório da OMS consta que a Costa Rica gasta 30% em saúde e o Butão ( país africano ) 12% e Botswana ( país africano ) 17% ...

Anônimo disse...

Bem, Tar$o Genio não paga a polícia, não investe em educação, não investe em saúde... Afinal de contas, em que bolsos estão indo o dinheiro do RS?
Com a palavra os petralhas de plantão como o Daniel e companhia.

Anônimo disse...

Os eleitores fizeram deste estado uma piada. Nós deixamos o estado afundar e continuamos elegendo imbecis incompetentes tendo como fundo os gloriosos feitos farroupilhas. Não evoluimos. Não somos os mais politizados, somos apenas os mais polêmicos, gostamos de criar caso para fugir dos problemas. Eta gauchada medonha!!!! Temos o estado que plantamos.

Anônimo disse...

Este governo não investe em Saúde, também não investe em Educação, então ele investe em.......já sei: corrupção!

Anônimo disse...

ate hoje não entendo esse negocio de abaixo-assinado..

pura perda de tempo...

não me recordo de ter visto nenhum desses documentos mudar alguma coisa...

não participo disso como também não participo desses protestos contra a corrupção de forma generalizada, sem dar nome aos bois, pois a meu ver, acaba envolvendo políticos que não são acusados de cometer patifarias...

sim, eles existem; são poucos, mas existem...

Anônimo disse...

Vamos fazer uma campanha do volta Yeda, urgente ou o RS em pouco tempo estará atrazando salarios dos servidores, pois a quantidade de companheiros que estão mamando nas tetas do Estado sem trabalhar é gigantesca e com salarios altissimos, volta Yeda volta logo ou os Gauchos logo logo não terão a minimm de investimento para o dia dia.

Anônimo disse...

Campanha volta YEDA, volta escolas de latão, volta briga com a base aliada e marido, volta venda das ações do banrisul, eta direitalha.

Anônimo disse...

O investimento na saúde pelo Governo Tarso não é menos (é mais) que o Governo RIGOTO do mesmo partido da Deputada, alias, da mesma cidade da Deputada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/