Saiba por que a Usina Uruguaiana parada é um escândalo sem paralelo na história do RS

Um dos balanços anuais mais surpreendentes do mercado é aquele que foi publicado nesta quinta-feira pelo grupo americano AES, que no RS controla a distribuidora AES Sul (o RS tem três distribuidoras: AES Sul, RGE e CEEE). Trata-se do balanço da AES Uruguaiana. O balanço fechou sem o registro de um só centavo de faturamento. A manutenção da usina custa R$ 20 milhões por ano ao grupo AES.

. Um escândalo para uma empresa que não vive de filantropia e para um Estado que precisa desesperadamente de energia elétrica (veja nota a seguir sobre a CEEE).

.O grupo AES reservou 52 páginas standard no jornal Valor para publciar os balanços das suas empresas de geração, transmissão e distribuição, espalhadas pelo Sudeste e Sul.

. A AES veio para o Brasil no âmbito da privatização parcial do setor energético. Sua jóia da coroa é a Eletropaulo. No total, o grupo atende 7,5 milhões de consumidores através das suas distribuidoras e gera 14 mil TWh. No ano passado, apurou lucro líquido de R$ 3 bilhões.

. O caso da AES Uruguaiana chega a ser escandaloso, porque se trata de uma empresa, uma usina a gás, novíssima, prontinha para gerar espetaculares 639,9 MW de energia, algo que não consegue usina nenhuma do Estado, de qualquer tipo.

. A usina de Uruguaiana abriu em 2000 e está desativada desde 2009, simplesmente porque a argentina YPF resolveu aplicar um calote na Sulgás, que apanhava o gás na divisa com Paso de los Libres e levava até a usina da AES, e sobretudo na própria AES. Os americanos estão com reclamação em andamento na Câmara de Comércio Internacional, a ICC, onde pedem alguns bilhões de reais de indenização. A ICC estima que o caso estará resolvido ainda neste semestre.

. Nos dois últimos anos do governo Lula e no decorrer deste primeiro ano do governo Dilma Rousseff, a AES, a Assembleia, a prefeitura de Uruguaiana e também o governo estadual, tentaram encontrar alternativas para o restabelecimento do fornecimento do gás argentino, mas nada foi adiante. O governo brasileiro tem sido lento e desidioso, porque já poderia ter aceito a última proposta que os próprios argentinos chancelaram, que é a de importar gás por propaneiros que aportariam em Baía Blanca. De lá, o insumo viria pelo gasoduto já existente e que vai até Paso de los Libres.

5 comentários:

Anônimo disse...

ISSO QUE DÁ SER CORTEZ COM LOS HERMANOS. É O GAS É O CALÇADO E OUTRAS. MAS COMO TEMOS UM GOVERNO CAGÃO...TEM É QUE DAR UM CHUTE NO TRASEIRO DA KIRCHNER E COMPANHIA. E UM CHUTE NA TAL DE CAMARA E DOS REPRESENTANTES DO MERCOSUL QUE GANHAM PARA NÃO FAZER NADA. COMO DIZIA MEU PAI ISSO É O MERDOSUL...
JOEL ROBINSON

Anônimo disse...

Argentino é espírito de porco por sua própria natureza. Nutrem uma inveja do Brasil que chega a ser doentia,mesmo que fosse uma bala de menta,se for brasileiro que queira,os espíritos de porcos farão de tudo pra que o Brasil não a tenha.

Anônimo disse...

Até quando o Brasil servirá de capacho para Argentina. Essa porcaria de governo central serve apenas para passear, sim porque basta assumir no governo e todos começam a viajar e nada resolver. Se quer turismo, então vamos mudar de país agrícola e exportador para um de agência de viagem. Outro dia estava eu esperando para embarcar num voo da Azul e qual foi minha surpresa: chega o força aérea 51 e logo após três ambulância. Claro que não sei quem subiu ou desceu(exceto o avião), mas Dilma mandar buscar gaúchos doentes? Será já não está passando da hora de começarmos a fazer o que Merkel faz na Alemanha - ECONOMIZAR E RESPEITAR E DAR SATISFAÇÕES O SEU POVO! Ahhh... é preciso gritar para o governo que ele por si só não é nada, pois quem gera riqueza e desenvolvimento econômico é o setor privado. Será que aquela neurônio solitário no governo ainda não sabe?

Anônimo disse...

O gás boliviano, embora não me agrade, não poderia resolver?

Anônimo disse...

Para o gás boliviano chegar à Uruguaiana, seria necessária a ampliação da bitola do gasoduto que já vai até Canoas e daí um novo trecho de gasoduto até Uruguaiana

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/