No 1º ano do governo Dilma, investimento das estatais cai 7,5%

O primeiro ano do governo Dilma Rousseff marcou a quebra de uma série histórica de dez anos seguidos de crescimento dos investimentos realizados por empresas estatais federais. Pela primeira vez desde 2000, o volume investido caiu em comparação com o ano anterior.

. O consolidado de R$ 82,4 bilhões executados em 2011 pelas estatais, segundo dados do Ministério do Planejamento, representa um recuo de R$ 6,7 bilhões na comparação com 2010, em valores já corrigidos pelo IGP-DI.

. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a queda, de 7,5% -em dólar, a queda é de 2,8%- representa uma mudança brusca na curva observada desde 2000. Os investimentos de estatais, sempre carreados pelo peso da Petrobras e suas subsidiárias, vinham crescendo numa variação média de 13,7% a cada ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

O investimento da Petrobrás e Eletrobrás, empresas de capital aberto,não deveriam contar como investimento estatal. As duas são empresas autônomas, com recursos próprios que não dependem do tesouro nacional. Seus investimentos são feitos com recursos obtidos pela venda de combustíveis e energia, cobrados integralmente dos consumidores. As empresas investem parte do lucro e o restante é financiado com empréstimos bancários. A Petrobrás e Eletrobrás n ão dependem do governo que é simplesmente acionista das mesmas. O investimento dessas empresas é privado, não é público.

Anônimo disse...

O governo federal põe tantos dólares nas cuecas dos"cumpanhero" que falta dinheiro para investimentos sérios!

Anônimo disse...

A Petrobrás depende do governo pois basta ver quanto de dinheiro o BNDES emprestou a juros subsidiados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/