Promotora denuncia em Caxias do Sul: 'Pessoas de bem também têm direitos e não apenas os bandidos"

- Foi surpreendente e causou espanto e entusiástico apoio (o público chegou a se levantar para aplaudir de pé o que estava ouvindo) o pronunciamento feito na Câmara de Indústria de Caxias do sul, a CIC, pela Coordenadora da Promotoria Criminal de Caxias do Sul, Silvia Becker Pinto. Ela provocou uma reflexão indignada sobre a dura realidade da segurança pública no País e os impactos com a Lei 12.403, que alterou o Código de Processo Penal. O editor recebeu o texto da fala da promotora e ficou espantado com a defesa que ela faz da maioria da sociedade, hoje encurralada dentro das suas casas e escritórios, e além disto alarmada com a crescente concessão de favores para criminosos da pior espécie, que deveriam cumprir penas integrais, trabalhar para pagar pela comida que comem e responder duramente pelas maldades que fizeram, inclusive com penas de prisão perpétua e pena de morte

A promotora Silvia Becker foi a convidada da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira. A mídia estadual, com ênfase para a de Porto Alegre, não prestou atenção ao que ela disse, mas a promotora lembrou que as pessoas de bem também têm direitos e não epenas os bandidos, protegidos por legisladores e ativistas sociais e políticos permissivos, covardes e rendidos. Leia:
- Está havendo uma inversão de valores na sociedade, à medida que a nova legislação não beneficia a população de bem, responsável por financiar a máquina pública, e sim os infratores, amparada pelo princípio da não culpabilidade. Os direitos estão sendo garantidos às minorias, neste caso os criminosos, e que a população em geral fica desprotegida. Essa lei deixa descoberta a sociedade. As pessoas de bem também têm direitos.

. A lei, cujo principal objetivo é resolver a situação da superlotação dos presídios brasileiros, prevê 14 tipos de medidas cautelares, para que o juiz tenha alternativas na condenação, como fiança, recolhimento domiciliar e monitoramento eletrônico. Desde julho deste ano, quando entrou em vigor, a prisão preventiva só será admitida nos crimes dolosos com pena superior a 4 anos. O grande problema, conforme a promotora de Justiça, é que não há como fiscalizar as medidas de monitoramente dos presos longe das penitenciárias porque não é de hoje que Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Federal trabalharam com suas estruturas sucateadas.

. Eis um exemplo que passou a promotora sobre  o tamanho dos direitos dos apenados:
1) Por decisão judicial, os presos da Penitenciária do Apanhador não precisam mais usar uniforme para evitar constrangimentos públicos (Nota do editor: esta semana, um vídeo com o julgamento sumário e decretação de pena de morte de um bandido, ocorreu justamente nessa Penitenciária. Ela é dominada pelos presos. A gestão é dos presos. Eles não usam mais uniformes, as celas estão abertas, todos podem fumar, espancar e matar quem bem entendem. O Governador Tarso Genro explicou que o modelo faliu, mas quem faliu foi o governo dele e dos seus antecessores, que foram incapazes de mudar a lei e impor a ordem e a disciplina na cadeia).

2)  Os uniformes atualmente servem como pano de chão. 

. Sobre as pessoas de bem - a maioria - que estão sendo vítimas dos bandidos e dos seus aliados enfiados em lideranças políticas e sociais, ela disse o seguinte, numa espécie de conclamação:
- Nós que fizemos uma opção de viver uma vida digna, que trabalhamos e temos família, que cumprimos a lei, não podemos admitir que a nossa segurança esteja ameaçada. Nós também somos destinatários de direitos fundamentais. Precisamos nos unir, somar forças, para montar um pano de ação. Acorda Brasil!. 

. Ela argumentou que a apatia geral se deve ao fato de a população não se sentir parte do Estado. “Identificamos Estado como sendo governo. Mas nós somos o Estado. Temos direitos assegurados pela Constituição Federal, e a segurança é um deles. E aí eu pergunto: será que as pessoas querem essa lei?”, frisou. Silvia deixa implícito que a lei vai de encontro à inércia do Poder Executivo. Para ela, os governos ederais e estaduais investem muito pouco em segurança pública e os índices criminais comprovam isto, tendo em vista que ao invés de diminuir eles estão maiores do que há anos atrás.

. Como raras vezes se viu, ao final da fala de Silvia, os participantes da reunião-almoço se levantaram para aplaudi-la de pé.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


Concordo com tudo o que foi dito,devemos cobrar de políticos do psdb do pt esse estado de coisas.
O psdb ou fhc nomeou dois minístros da justiça que foram um desastre, o zé gregori e o zé dias,esse dois envenenaram o judiciÁrio e o executivo, vai dai estamos colhendo o fruto la plantado por fhc "O EGO"
Saudações

Ps País que tem tarso genro ministro da justiça e advogado de um assassino italiano não pode ser levado muito a sério.Teremos que lutar muito contra tudo isso, psdb e seus egos, pt e seus clePTomaníacos.

Anônimo disse...

Dna. Silvia ! Estais com a conciência pesada? Não se sente a vontade em meio a corte de uma estado MONARQUICO?

Se realmente é isto Dra., a senhora é única ou uma das poucas criaturas favorecidas em nossa País a se manifestar por fatos, mas não a solução que é a mudança da CF/1988 retirando a estabilidade a aqueles que deveria "prestar serviço público".

Mordaz disse...

Tarso está errado, não é o modelo que fracassou, são os políticos da era lulista que levaram as coisas ao caos. Bandidos tratados a pão de ló e cidadãos tratados como bandidos. Pena que o povo gaúcho não sabe votar e votou na vanguarda do atraso de novo. Gosta de viver humilhado e amedrontado.

C L Barp disse...

É evidente a ligação obscura entre parlamentares e bandidos(de todas as especies). Isso faz com que a lei seja benevolente aos criminosos em detrimento dos que trabalham honestamente e agem de acordo com a lei. É de se parabenizar a Promotora mas, por quê o MP não age contra o poder executivo estadual da mesma forma(voraz) com que investe contra o poder executivo municipal? Por quê não temos um judiciario, MP e TCE independentes?
Perguntas(algumas) que não querem calar...

Paulo A Gazzana disse...

BElas e sábias palavras! No entanto, a maioria dos eleitores não percebe a situação de caos social, moral e econômico. Não há como mudar sem antes mudar a qualidade do voto. Essa turma de bandidos e incompetentes que tomou conta dos governos foram eleitos pelo povo ou, no mínimo, nomeados por vigaristas que se elegeram com o voto popular. Sem cultura, não há salvação. Na urna, temos um poder grande demais para sermos tão descuidados e apáticos. Um caso difícil, pois os pais modernos delegam a educação às escolas e os professores, coitados, não tem condições materiais e legais para educar as crianças. Então é isso, essa mer... toda foi a escolha da maioria dos eleitores. A maioria ainda gosta e aplaude esse pais de mentira. Tá, somos um povo bonzinho, simpático, tolerante, pacífico e também muito burros, um campo fértil para os vigaristas de plantão. Vai levar muitos séculos para arrumar esse país!!!!

Anônimo disse...

O Tarso foi ministro da educação. Olhem como está?
O Tarso foi ministro da justiça, responsável pela politica prisional. Vejam como está?
O Tarso é o governador do Estado.
Rezemos.

Aquiles disse...

O caos sócio-econômico faz parte da estratégia da esquerdalha imunda para acabar com a democracia e o capitalismo.

Tudo isto é parte de um Plano Mestre muito grande, e de loguíssimo prazo de execução.

Anônimo disse...

A propósito da penitenciária do Apanhador,nosso Governador como todo político incompetente e mal intencionado que se preza,logo descarregou em cima da Yeda em cujo mandato o referido foi construido,como se a construção tivesse culpa da má administração e controle.E ele em dez mezes de governo fez o que? para mudar.Quem não tem competência para nada,costuma aparecer, desfazendo o trabalho dos outros.Vide Lula.È a estratégia de marqueting do PT.

eunice oliveira disse...

Só quem pode mudar esse estado de coisas, são os poderes democráticamente constituidos, e nós povo, pelo voto conciente. Enquanto os poderes do país estiverem com suas vidas resolvidas...o resto é o resto. Um dia, que não vai demorar, a corda VAI arrebentar, e o feitiço vai virar contra os feiticeiros. Tem anônimo que não é cégo, só não quer ver os desmandos desse governo. Então apelam para o governo FHC. QUEM SABE A CULPA É DE PEDRO ÁLVARES CABRAL????? COERÊNCIA pessoal COERÊNCIA!!!!!!!

Anônimo disse...

Sra. Eunice Oliveira ! Não atribuo e nunca atribuirei culpa a Pedro Alves Cabral, mas sim a um gaucho chamado GETULIO VARGAS. Este sim tem culpa, por ter tido nas mãos QUINZE ANOS para nos deixar, ao menos, um sistema eleitorial que não se prestasse a reeleições eternas de "coroneis", além de ter dado grande poder ao NORTE e NORDESTE com a implantação do voto proporcional, um dos grandes vilões.

Nélsinês disse...

Bem, resta apelar para Nossa Senhora Aparecida. Porque mais podre que os poderes podres deste país de povo na maioria encatarrada de visão pulha... só apelando ao Supremo (do alto, não o do centro-oeste - que neste também não confio...) Que ela opere o milagre de despertar as consciências deste nosso povo!

Daniel disse...

Pessoas de bem nao recebem "auxilio meu imovel novo". Tambem nao tiram ferias por mais de 60 dias ano. E nao tem direito a tantos penduricalhos em seus contra cheques. O que as pessoas de bem fazem, na verdade, é pagar a conta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/