Hoje é dia de honra para o RS e para o Brasil. Saiba por que razão.

É um erro histórico supor que os gaúchos só comemoram heróis derrotados, como Sepé Tiaraju e Bento Gonçalves, o maior de todos, porque se isto fosse verdade os brasileiros jamais poderiam comemorar Tiradentes, o maior de todos. O que há de comum em todos eles, é a chama quer os moveu por transformações de condições reacionárias de existência social. Foi o que aconteceu com a Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos, que ocorreu entre 20 de setembro de 1835 e março de 1845. Ali colocaram-se pelos discursos e pelas armas a reação a um governo imperial arrogante e espoliador, como tamnbém firmaram-se conceitos que mais tarde materializaram-se na proclamação da República e na libertação dos escravos. Os farroupilhas proclamaram a república, inspiraram os demais brasileiros a fazer o mesmo, e embora  não tenham libertado seus escravos, em caso de vitória isto aconteceria inevitavelmente, porque os soldados negros estiveram ao lado da revolução. As bases dos ideais farroupilhas, aceitos por D. Pedro II, estão todas descritas no Acordo do Ponche Verde, que não foi honrado pela Corte, o que não desmerece o que aconteceu no RS, e que além disto transformaram o Brasil mais tarde.

. Hoje, 20 de setembro, o Rio Grande comemora a sua data máxima, num Estado que é o mais brasileiro de todos, porque optou por ser do Brasil, já que não nasceu com ele em 1500, mas apenas em 1737, quando os portugueses resolveram fincar pé em Rio Grande.

- O editor recomenda a aquisição dos cinco volumes de CDs com a série "A Casa das 7 Mulheres", que conta esta saga fantástica dos gaúchos e seus heróis: Bento Gonçalves, Corte Real, Garibaldi, Anita Garibaldi, Luiigi Rosseti, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura ou Davi Canabarro. No site Mercado Livre, é possível adquirir tudo de segunda mão por apenas R$ 35,00, como fez o editor.

CLIQUE AQUI para ler o resumo sobre a Guerra dos Farrapos.

10 comentários:

Anônimo disse...

De "segunda mão", fazia muito que não ouvia/lia esse têrmo...

Mordaz disse...

O problema é a total falta de fidelidade histórica da fantasia histórica feita pela globo. Um problema recorrente em filmes e séries de teve, novelas e especiais televisivos. Sempre feitos para fazer propaganda de um lado do que mostrar a realidade.

Anônimo disse...

"...porque optou por ser do Brasil, já que não nasceu com ele em 1500, mas apenas em 1737, quando os portugueses resolveram fincar pé em Rio Grande."

caracas, vocês quase escaparam de fazer parte do Bananão...

tinham que ter colocado os portugas para fora a pontapés...

que azar...

Anônimo disse...

A permanencia de familias de origem espanhola, que aqui habitaram deste o inicio da colonização, gerou, acredito, o que é hoje o ponto e o contra-ponto, portuguêses x espanhóis, chimangos x maragatos e por fim o grenal. Agora temos na politica o ANTIPTRALHA e os PTRALHAS.

Anônimo disse...

Sabe por que se diz isso,que se homenageia herói derrotado? Porque nos tempos de hoje tudo virou um grande jogo de futebol,as pessoas estão apequenando-se,analisando as coisas não pelo que elas representam,mas,pelo proveito que podem tirar delas. E pra quem não se apequenou,o maior proveito que essa guerra deixou é que pra crescer é preciso lutar. E o Rio Grande do Sul cersceu muito com essa guerra,senão no sentido de guerra mesmo( que é sempre ruím) cresceu como povo. Sim,já que essa foi uma guerra que envolveu todo o povo de uma maneira ou de outra. Ali aprendemos que os prejuízos foram momentâneos,mas,o lucro,dura até hoje. Isso porque essa guerra tinha fundamento justo,quem estavam certos eram os que passavam por errados naquela época. E como sempre,o tempo veio como senhor da razão e ele nos deu a vitória,o que faz aqueles heróis maiores ainda. Pois,foram heróis sem as glórias que costumam inflar o ego dos vitoriosos,que de heróis,acabam se tornando déspotas orgulhosos.

Anônimo disse...

Caro Polibio
Tudo muito bonito, pena que os gauchos não sejam mais assim. Como os demais brasileiros ,assistem indiferentes ao assalto praticado pelo pt contra o país e a democracia. Lamentável.
Apege

Anônimo disse...

anonimo 1343

A diferença é que os petralhas tem carater degenerado,cuequeiros,mensaleiros,mentirosos ,são invasores de terras, empresas,propriedades, e por eles seriamos de novo selvagens habitantes das cavernas.Matam em nome do partido os seus próprios companheiros.

Anônimo disse...

A ESTÓria que esta sendo contada nestes dias de "Revolução Farroupilha", melhor dizer Guerra dos Farrapos, é uma ficção um mito que estão querendo nos vender...não é baseado em documentos históricos. Quem frequenta bibliotecas sabe.

1Abraço Brasileiro

Diogenes Luz

Anônimo disse...

O editor desconhece a historia. Citar como referencia uma novela foi lamentavel. Abraco. Eduardo de pf

Anônimo disse...

Gosto de ver que a esquerda continua querendo analisar a guerra dos farrapos com os dados de hoje. Pra eles os farrapos eram ricos e isso basta para que eles o detestem,eram latifundiários e por isso eles os detestam... Mas,se esquecem de dizer que naquela época todos os que viviam do campo,(que eram quase todos)eram latifundiários. Se esquecem de dizer que aqui viviam meia dúzia de gatos pingados,logo,tinha mais terra que gente. Mas,enfim,eles são doentes de mal sem cura e tentam incutir sua versão dos fatos,analisando as coisas de séculos como se os daquela época tivessem os recursos de hoje e como se a realidade de hoje,no âmbito social fosse como é hoje.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/