Artigo - FHC, o carcereiro e o reconhecimento do Brasil

O artigo a seguir é de Roberto Pompeu de Toledo e foi publicado na Veja desta semana. Vale a pena ler, reler e apreender os ensinamentos que resultaram dos 80 anos de vida do presidente FHC. Nunca, antes, na história deste País, uma personalidade política do quilate de um ex-presidente da República, recebeu em vida  reconhecimento tão expressivo e unânime pelos serviços prestados ao seu País. 
O pai de Fernando Henrique Cardoso dizia que jamais se deve deixar de conversar com o carcereiro. O  filho jamais esqueceu a lição, o pai, general Leônidas Fernandes Cardoso (1889-1965), trilhou a carreira militar nos anos tumultuados dos golpes e "revoluções " tenentistas. Foi preso várias vezes.

(...) A nenhuma obra o PT e o presidente Lula se lançaram com mais empenho do que a desconstrução de FHC. Fabricaram o discurso da "herança maldita". E tanto martelaram nele que isso acabou por contaminar os próprios aliados do ex-presidente. Seu partido, nas últimas campanhas eleitorais, procurou esconder, quandoo renegar-lhe o legado. Outros teriam se abatido  ou reagido com amargura. FHC, em quem a famosa vaidade é temperada pela sabedoria e pelo humor, tocou em frente. (...) FHC ressurge na devida dimensão do presidente que embicou o país num rumo capaz de eleva-lo a novo patamar.

. A chegada aos 80 anos teve comemorações além da praxe, tantos foram os eventos e matérias de imprensa, além de duas surpresas. Uma foi a nobre manifestação da presidente Dilma Rousseff, queo só saudou "o acadêmico inovador, o político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e  o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica", como encenou a mensagem com um "Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço".

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Os fundionários públicos federais, aposentados do INSS, as empreiteiras, os bancos privados e os homens mais ricos do Brasil juntamente com a grande mídia televisiva colaboraram com os PTRALHAS. Bem ! Os adversários politicos são sempre adversários.

A MASCARA está caindo aos poucos, a verdade aparecendo."Não se engana muita gente por muito tempo"

Anônimo disse...

Nelson Jobim, Ministro da Defesa de Dilma, fez as declarações abaixo durante homenagem a Fernando Henrique Cardoso por seu aniversário.

"Nunca o presidente levantou a voz para ninguém. Nunca criou tensionamento entre aqueles que te assessoravam".

"E nós precisamos ter presente, Fernando, que os tempos mudaram."

"Nelson Rodrigues dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento".

Ao final do evento, tucanos davam risada ao repetir, uns a outros, as frases de Jobim.


@fitzca

Anônimo disse...

QUEM FEZ O PLANO REAL FOI O PRESIDENTE ITAMAR FRANCO.
QUEM ACABOU COM OS APOSENTADOS FOI O FHC PARA SOBRAR MAIS DINHEIRO PARA A CORRUPÇÃO.
QUEM FAZ FILME SOBRE O USO DE DROGAS É O FHC.
QUEM VENDEU O BRASIL E ENTREGOU FOI O FHC.
POR ISSO E MAIS QUE O BRASIL ESTÁ NESTA MISÉRIA, PORQUE FICAM ENDEUSANDO DEMONIOS.

ÁGUIA disse...

FHC DIGNIFICOU O CARGO QUE EXERCEU.

LULA TENTOU SE DIGNIFICAR COM O CARGO.

SÓ EXPOS SUA IGNORÂNCIA E IDIOTIA NA VITRINE

LULA E SEUS PETRALHAS TENTAM DENEGRIR E APAGAR O BRILHO DE FHC, COMO O SAPO QUE JOGA BABA PARA VER SE APAGA O BRILHO DAS ESTRELAS.

E CONTINUA TENTANDO,VAI MORRER TENTANDO

Anônimo disse...

eu fico com todos os defeitos do ex-presidente FHC, e não quero nenhuma virtude do Lula e da Dilma.

Anônimo disse...

Já estava mais do que na hora.
Antes tarde do que nunca.
A distância de FHC para o mequetrefe é de anos-luz, este reconhecimento é justo e tardio.

Baiard disse...

Interessante, não vi nem povo nem alguem , assim de camadas mais medianas da sociedade comemoranco coisa nenhuma. Ta mais pra alguns jornalistas, sempre os mesmos, um punhado de grande empresários e os partidos neo liberais ja conhecidos do eleitorado. Este com certeza não é unanimidade no Brasil.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/