O jornalista Gilberto Simões Pires, que é também economista e editor do blog Ponto Crítico (www.pontocrítico.com) está na Europa desde domingo e nesta quinta-feira mostrou-se alarmado com o clima de pré-pânico que percebe ali.
. O jornalista parece bastante contaminado pela situação de insolvência de Portugal, de onde escreveu. A situação de Portugal só é melhor do que a situação da Grécia, cuja crise econômica já desbordou para os protestos de ruas.
. Desde o ano passado, o editor vem alertando para o instável cenário econômico europeu, causado por terríveis problemas enfrentados pelos governos de Grécia, Portugal e Espanha, pela ordem. No link, é resgatada análise feita pelo ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, a pedido do editor.
. Nesta quinta-feira, o editor conversou longamente com o economista Alessandro, da Geral Investimentos, que considera que o risco de default é muito grande na Grécia e se isto acontecer, poderá ocorrer um efeito dominó, desencadeando nova crise financeira e econômica mundial, com efeitos nefastos também no Brasil.
. O jornalista Gilberto Simões Pires botou o dedo na ferida, ao comentar:
- O que faz essa grande cobra fumar de forma incessante é o vício. Vício que leva os governantes adeptos da ideologia socialista a aumentar gastos públicos de maneira irresponsável.
. O que agrava o cenário econômico - inclusive para o Brasil - são outros sinais igualmente preocupantes, como aqueles que embaraçam o brilho das economias dos Estados Unidos e da China.
- Estamos desembarcando nos idos de agosto, mês historicamente ligado a catástrofes de toda natureza.
OPINIÃO DO LEITOR
OPINIÃO DO LEITOR
A dívida americana está em torno de 104 mil dolares por habitante. é algo monumentalmente impagavel. Igor Vaz, Porto Alegre, RS (no Facebook).
9 comentários:
Ah tá!
Agora a culpa é dos socialistas.
A Europa toda é capitalista meu caro. A Irlanda nunca foi socialista e faliu...
Foi o capitalismo que destinou bilões de Euros aos bancos falidos, estes também não eram "socialistas".
É um reducionismo culpar que sequer faz parte do sistema. O mudo das finanças está namão do capitalista e neo-liberais.
ah, essa cultura hibérica...
"sereria" só coincidência, caro Polibio?
aonde vocês acham que ira parar o pais com todas essas bolsas?
tudo quanto eh tipo de bolsa sai de um único lugar, o governo federal, que arrecada da unica fonte que tem, o pagador de impostos...
eh obvio que temos ai uma bolha gigantesca a estourar, e que, se estourar, peco que seja no colo dos petistas do governo...
o nobre deputado Tiririca andou inventando ai um projeto de mais uma bolsa, acho que para analfabeto, gente de circo, sei la...
a teta eh uma só minha gente, não da para a ninhada toda mamar nela não...
os socialistas quebraram Portugal, Espanha e a Inglaterra (não chegar a estar quebrada, mas esta bambeando bastante)...
ai o remédio amargo sobra para os direitoes "reacionários" que passam para o povo apalermado como os malvados da historia...
Maria Rangel ! Vá para Cuba, lá o banqueiro faz e desfaz o dinheiro, tipico socialismo exemplar, vais gostar.
E outro dia fui criticado aqui no site por um oligofrênico da direitalha, porque falei que a o Itália está na beira do abismo também. Semana passada em POA, o Ricardo Amorin confirmou que o país precisará de 850 bi de euros, a Espanha de 600, e assim por diante. Agora ressurge das cinzas o Simões Pires falando que a culpa é dos socialistas. Mas quem fez todo o movimento financeiro bancário que está jogando a Europa na vala foram os capitalistas, aliás, os mesmos de sempre, que agora estão tentando cobrar uma conta antes de perderem tudo.
Mariano da rep. de santa maria.
mas só o profeta Giçberto Simões Pires para vir com esta que até os cuscos , já sabem,,,,,,,,,,,,,,,,,
Quer dizer que quem dirigi estes paises são governantes capitalistas e não socialistas?
O fato é que até agora foram os socialistas que dirigiram esses países assim como aqui no Brasil nos últimos 16 anos. Depois do estrago eles vem botar a culpa no capitalismo. Só se for no capitalismo de Estado que nada mais é do que o socialismo disfarçado.
Aqui no Brasil a dívida interna não para de crescer e está chegando a um patamar de insustentabilidade. Porque será que os juros precisam ser tão elevados, senão para manter os recursos no tesouro; este só consegue rolar a dívida pagando juros altos e qualquer crise que apareça no mundo, quando atingir o Brasil as dificuldades serão imensas e tudo que os portugueses e os gregos estão passando chegará ao Brasil.
Antes que seja tarde nosso governo preciso adotar medidas de responsabilidade fiscal importantes para proteger o Brasil de crises semelhantes as que ocorrem na Europa.
Quem avisa amigo é.
Mariano, por favor, te muda pra Cuba !!!!
Vai embora pro Vietnã Mariano. De preferência a pé.
Postar um comentário