Governo tenta, erra, tenta de novo e acerta: agora IOF vai a 6% para quem toma empréstimo no exterior

José Francisco Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator, ouvido pela agência de notícias Reuters, acha que o governo está atuando na base da tentativa e erro para conter a valorização do real, mas também não tem uma solução pronta para o problema O dólar fraco abre importações a varrer e estrangula as importações, propiciando também a invasão de investimentos estrangeiros no mercado de capitais.

. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira mais uma medida para tentar segurar a queda do dólar. A partir desta quinta-feira, as empresas que tomarem empréstimos de menos de dois anos no exterior vão pagar 6% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A regra atual determinava que esse imposto era pago por empresas que tomassem empréstimos abaixo de um ano.

CLIQUE AQUI para conhecer a lista de medidas tomadas pelo governo para conter a desvalorização do dólar. O período contemplado é de seis meses.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezados. No primeiro dia desta medida o dólar baixou mais ainda. Vários profissionais, entre os quais me incluo, têm falado desde 2009 que em até o final de 2011 o país entraria em profunda crise. Aliás, a inflação abril 2010/2011 está em 6,5%; significa que somente não irá a 10% se o governo provocar recessão, com elevado aumento da taxa de juros.

Anônimo disse...

O Cambio é barberagem Pura...eles não tem coragem para tomar as medidas que são necessárias, porque implica em conter gastos públicos em demasia e ineficientes e também dimunir a roubalheira.
Experimentem por exemplo taxarem o capital especulativo que entra no Brasil, com a mesma tributação que nós TROUXAS Brasileiros Pagamos.
Por que não fazem ????????????????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/