Entrevista, Jared Diamond - Energia nuclear ainda é opção

O editor concorda que só a histeria ocorrida no Japão justifica as restrições globais incondicionais ao desenvolvimento e expansão dos serviços de energia nuclear, mas se desastres semelhantes impedissem o avanço dos modernos meios de oferecer desenvoolvimento e conforto à humanidade impedissem o progresso, os humanos ainda viveriam nas cavernas.

. "Energia nuclear ainda é opção", título desta entrevista do cientista Jared Diamond, autor de "Colapso", é o que você lerá a seguir. O cientista americano não pensa como o editor, até pelo contrário, mas impõe um contraponto importante e esclarecedor. Vale a pena ler para conhecer os fundamentos da crítica feita por setores ambientalistas menos radicais. O entrevistador é Claudia Barcellos, Valor, edição de sábado, caderno Eu, página 10.

CLIQUE AQUI para ler.

A charge acima está disponibilizada no Google. O autor é o gaúcho Antonio Oliveira.


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se não podemos utilizar energia nuclear devido ao perigo, qual iremos uzar? esta semana estão ten tando uma forma de não fazermos a barragem da amazonia,vai gerar energia quase tanto quanto a itaipu, obs: Direitos Humanos estão tentado melar a obra.

Anônimo disse...

desde que dimensionada de acordo com o risco, pequenas usinas.............

Justiniano disse...

Desligue as usinas nucleares européias e a Europa volta ao século 19, com velas e lampiões, gerando energia térmica a carvão e gás. Como dizem uma grama de urânio produz mais energia que uma tonelada de carvão. Basta exigir protocolos de segurança e fiscalização rigorosas que a energia nuclear é o modelo mais limpo de gerar energia, com impactos ambientais minimos. Assim essa histeria no Japão não passam de modelos de usinas ultrapassados e que seriam desativados em breve por serem da década de 70, mas houve uma evolução na segurança das usinas atualmente, que mal comparados os sistemas atuais são locomotivas e as do passado são verdadeiras maria fumaça.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Este desenho que ilustra o texto é do meu irmão, Antonio Oliveira.

SERGIO OLIVEIRA disse...

Meu irmão Tonho, autor da charge que ilustra este post, tem um blog onde podem ser verificados os outros desenhos dele.

www.6vqcoisa.blogspot.com

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/