Empreguismo, engorda da máquina pública e muita gastança marcaram os primeiros 100 dias do governo Tarso Genro

Durante a campanha eleitoral de 2010, o então candidato petista Tarso Genro veio a público propondo um governo de diálogo, de coalizão, sem conflitos. Poupou adversários em seus programas, dedicou-se a ser propositivo e até escondeu a estrela do PT. Tudo destinado a apagar a péssima impressão deixada por Olívio Dutra quando de sua passagem pelo Piratini. Em outubro, as urnas decretaram:
Tarso - 54,35%
Fogaça - 24,74%
Yeda - 18,70%

. Tarso Genro foi eleito com ampla maioria de votos. Durante a transição, procurou trabalhar de forma a agradar todos os lados. Propôs conversar com a oposição (que ficou com 16 deputados de fato: 5 do PSDB, 8 do PMDB, 2 do PPS e 1 do DEM), costurou uma ampla base aliada na Assembleia Legislativa (32 deputados, sendo 14 do PT, 7 do PDT, 1 do PCdoB, 1 do PRB, 3 do PSB e 6 do PTB) e quase atraiu o PP para seu governo (com 7 deputados, hoje vive um conflito entre ser oposição ou ser base). A base foi toda acomodada em seu secretariado, que priorizou o PT (13 secretarias), mas abriu espaço com pastas importantes para os aliados, como a Saúde (PDT), Obras Públicas (PTB), Meio Ambiente (PCdoB) e Infra-Estrutura (PSB).

. O novo governador recebeu de Yeda Crusius um Estado com finanças arrumadas, obras a pleno vapor e grande capacidade de investimento. Tarso fez de tudo para que seu governo ficasse longe de ser um "Olívio II": briu diálogo com empresários, agricultores e sindicalistas, todos bem acomodados no Conselhão. Tudo parecia marchar para um governo sem grandes novidades ou surpresas.

. Mas, como se sabe, de tédio não se morre no Rio Grande do Sul.

. Passados 100 dias, o governo de Tarso Genro tem mostrado que o discurso de coalizão ficou só na promessa e ainda demonstra sinais claros de que o governo Olívio ainda é referência para certos atos de Estado. Não que Tarso vá mandar uma Ford embora, ao contrário. Ele  tem sido benevolente ao distribuir renúncias fiscais para todos: a Braskem, por exemplo, recebeu recentemente a notícia de que terá incentivos para seu novo investimento de R$ 300 milhões. O PT mostra sua marca através dessas contradições insanáveis, que se corporoficam também através do empreguismo, do aumento da gastança pública, das vendetas políticas e da leniência com desvios de conduta e corrupção.

Vendetas - A começar pelos três diretores do Irga, nomeados por Yeda Crusius, que sofreram perseguição de Tarso. Eles foram impedidos de tomar posse. O mesmo aconteceu a Vicente Britto, nomeado para o Conselho da Agergs. Tarso foi derrotado nos dois casos. O TJRS decidiu que eles devem ser empossados.

Gastança - A gastança tem sido livre no governo Tarso. Apesar do secretário da Fazenda Odir Tonollier ter dito em janeiro que o Estado estava em crise e que não existiu nunca o déficit zero, o Executivo criou mais de 500 cargos em confiança. Uma despesa total que ultrapassa os R$ 100 milhões. Em janeiro, Tarso convocou os deputados para votar projetos que criavam 500 cargos em comissão e efetivos, aumentando além disto os  salários dos diretores de fundações e autarquias. Tudo foi aprovado sem nenhuma dificuldade. Agora em em fevereiro, um pacotão de gastañça foi enviado à Assembléia com mais de vinte projetos, vários deles criando novos órgãos públicos, cargos e salários. Tudo em regime de urgência. Aprovados todos os projetos, graças à ampla base de governo. O governo também tem concedido aumentos salariais para categorias enormes de servidores, como os professores, sabendo que não terá como pagá-los.

. Nada sobre cortes de despesas e aumento da receita.

. O desequilíbrio fiscal é um rombo que aumenta a cada dia.

. O governo demonstra que não sabe governar o governo.
- Atrapalhações - Alguns fatos curiosos marcaram os cem dias de governo Tarso. Como em janeiro, que descobriu-se que o major Fábio Duarte Domingues foi nomeado para a subchefia de operações da Casa Militar. Ele foi araponga do PT durante a CPI do Detran, flagrado vasculhando o Sistema de Consultas Integradas. Em fevereiro, um motorista de Tarso tentou atropelar guardas municipais ao tentar fugir de uma blitz em São Leopoldo. Além disso, alguns secretários de Tarso estão enrolados na Justiça, como Stela Farias (Administração), acusada no caso do Banco Santos; Cláudio Pereira, presidente do Irga (condenado em Santa Vitória do Palmar); Mauro Knijnik (Desenvolvimento), enrolado com o Opportunity Fund; e Luiz Fernando Mainardi (Agricultura), que responde a dez processos em Bagé. Agora, surge a informação de que a Polícia Civil retomou um expediente olivista: a Press Police, para "garantir isonomia na cobertura dos eventos policiais por parte da imprensa". É de se imaginar o que a mídia e os deputados petistas fariam se isso acontecesse durante os governos Rigotto e Yeda.

. Além de tudo,  dois incidentes foram marcantes nos primeiros cem dias do govrno Tarso:

1) o caso da escolinha de Luciana Genro, que seria instalada no Colégio Júlio de Castilhos (estadual) e financiada por grandes empresas, como a Icatu Seguros, que tem contratos com o Banrisul, os quais foram feitos quando Túlio Zamin deu expediente no banco durante o governo Olívio. Zamin voltou ao Banrisul por ordens de Tarso. O cursinho de Luciana, com claro viés ideológico, acabou abortado no Julinho e foi para as instalações da Escola Superior do Ministério Público, que é administrada pela Associação do Ministério Público, cujo presidente licenciado é Marcelo Dornelles, subprocurador do MP da chapa de Eduardo de Lima Viega, escolhido o novo procurador-geral de Justiça por Tarso Genro.

2) As denúncias de corrupção no DAER, que provocaram diferentes reações do governo. Primeiro, tratou-se de culpar os governos anteriores e até o PT anunciou que poderia apoiar a CPI dos Pardais, proposta pelo deputado pedetista Dr. Baségio. Alguns dias depois, no entanto, a coisa mudou. Beto Albuquerque, secretário de Infra-Estrutura, foi fritado em público pelo PT. Ele anunciou mudanças no DAER, com a criação de um órgão para gerir a fiscalização das rodovias. Depois, foi desautorizado pelo Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que anunciou uma força-tarefa para fazer uma varredura no departamento. Com isso, o PT passou a minar a CPI, até acabá-la de vez. Tentou-se até colocar deputados na força-tarefa, o que foi rejeitado pela ALRS. Além da prisão de um graduado funcionário nomeado pelo governo Tarso, o engenheiro Paulo Aguiar, do Daer, o Piratini também teve que dar explicações sobre os indiciamentos de dois outros ocupantes do governo, por decisão da Polícia Federal: o secretário Mauro Knijnik e o sub do Escritório de Representação em Brasília.

. A oposição vem procurando marcar presença, atacando os desmandos do governo Tarso. São líderes destacados desse movimento: Giovani Feltes (PMDB), Edson Brum (PMDB) e Jorge Pozzobom (PSDB). PMDB, PSDB, DEM e PPS procuram manter um discurso afinado e são voz ativa na Assembleia Legislativa. Contudo, as dificuldades são muitas, especialmente pela desvantagem numérica, incapaz de fazer frente à base governista. O PP, que quase entrou para o governo, agora está numa gangorra, por vezes tendendo a ser governo e em outras, a ser oposição.
. Os cem dias de governo Tarso já mostram que o discurso de campanha, como sempre para os petistas, ficou só no papel. A oposição promete brigar até o fim. Vai ser briga de foice.

- A pesquisa do Ibope, publicada domingo por Zero Hora, não pode ser levada a sério. Trata-se de um embuste. Afinal de contas, mandar os eleitores avaliarem o desempenho do novo governo nas áreas de educação, saúde, rodovias, cultura e segurança, não tem o menor sentido, porque este governo nem teve tempo de apertar um parafuso e tudo o que existe na área foi feito por governos anteriores - o que é mais do que evidente. Isto não é sério.

27 comentários:

Anônimo disse...

Tarso 80%. O resto, como de costume, é choro de derrotado...lá e aqui...

Anônimo disse...

nao adianta..não vai ter jabaculé

zé do bobe disse...

Só falta o Tarso convidar O DEM, PSDB, e o partido do Políbio,PMDB, incluindo ele próprio,para compor esse governo de amplíssimo leque de alianças e de apoio que vai da FARSUL, PP até o stalinista PCdoB.

Anônimo disse...

Bom...alguem tinha qualquer duvida que isso, nada mais do que isso e somente isso iria acontecer??? Nao ne'!! Petista calado ta errado ou mentindo!! Imagina em epoca de eleicao!! Entao agora os eleitores esclarecidos aguentem no osso.

Aquiles disse...

Parabéns aos PeTralhas que elegeram o elemento aTraso Genro, e que conseguiram convencer os botocudos pastadores e burros ruminantes gaúchos a votarem neste elemento em outubro último.

Parabéns também à patética, impotente e anêmica chapa PMDB-PDT pela ridícula postura durante o pleito.

VCS SÃO OS RESPONSÁVEIS POR ISTO !!!!!

Anônimo disse...

Como era de se esperar o Dep "Cachorrão" e seus colegas de bancada emudeceram no caso das "renúncias fiscais". Desavergonhadamente passaram a ser a favor daquilo que em governos anteriores tanto denunciaram. Falta-lhes vergonha na cara. TODOS.

ALMIR OLIVEIRA disse...

PREZADÍSSIMO POLÍBIO.
REITERO QUE ESSA AVALIAÇÃO DO IBOPE É MAIS UMA ENGANAÇÃO, COMO TANTAS OUTRAS QUE CIRCULARAM PELO PAÍS, DURANTE O PERÍODO LULA, MONTANDO UM QUADRO FALSAMENTE FAVORÁVEL AOS DIRIGENTES DE PLANTÃO. AGORA, NA RABEIRA DOS ÓTIMOS RESULTADOS FABRICADOS PELO IBOPE, APARECE ESSA EXCRECENCIA DE PESQUISA FAVORÁVEL AO TARSO, APESAR DE TODA A BALBURDIA QUE SE CONSTITUIU, ATÉ AGORA, O PANORAMA GOVERNAMENTAL DO GRUPO PETISTA QUE VOLTOU AO PODER NO RGSUL, POR OBRA E GRAÇA DA FALTA DE MEMÓRIA DA GAUCHADA, EM RELAÇÃO AOS DESGOVERNOS PETRALHAS DE PORTO ALEGRE E O HORROR DO PERÍODO NEFASTO DE OLÍVIO DUTRA E SEUS PREDADORES. ESSE RESULTADO FAVORÁVEL AO TARSO É TÃO VERDADEIRO QUANTO FORAM VERDADEIRAS AS "APROVAÇÕES" DO GOVERNO LULA E OS ATUAIS ÍNDICES DE APROVAÇÃO DE DILMA.
IMAGINA SE O RESULTADO SERIA DIFERENTE, TENDO A RBS COMO CONTRATANTE DO IBOPE, CUJOS COMPROMISSOS, DE AMBOS, COM A GOVERNANÇA PETRALHA, DISPENSA COMENTÁRIOS.
PELA SUA FALTA DE MEMÓRIA, O POVO GAÚCHO ACABA MERECENDO O GOVERNO QUE ELEGEU NO PRIMEIRO TURNO.
UM PROFESSOR MEU DIZIA QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE MENTIROSOS: OS NATOS E OS ESTATÍSTICOS

Anônimo disse...

Vão chorar até quando oposição? Tiveram a oporturnidade de governar e fizeram um fiasco do tamanho da derrota da governadora!

Anônimo disse...

O minúsculo tarso genro vai falir o RS. Eu não votei neste sujeito e me orgulho disso. Ei, Políbio,Que tal falar do trabalho escravo nas obras do governo federal? Assim você cala a boca de muito aspone esquerdopata que aparece por aqui (na verdade, eles tem uma espécie de síndrome de Estocolmo com o seu blog, vai entender).

Anônimo disse...

O editor faz uma analise totalmente parcial, ate desprovida de logica. Ora, ate anti petistas sabem que o editor so ira atacar os petralhas, mesmo que para isso precise ser contraditorio. Ademais, o editor fala, fala, mas jamais investiga realmente...

Anônimo disse...

O editor ataca as agencias de desenvolvimento... Ok... Mas pq nao criticou a yeda por ter mantido elas durante quatro anos???? E muita parcialidade. Ainda bem que existe o anti petismo senao o editor estaria sem trabalho algum.

Anônimo disse...

O que se poderia esperar desses petralhas comunistas...??? mentira, mentira, elles são campeões da enganação. Os petralhas se guiam por esta máxima de LENIN... " Os comunistas devem lembrar-se de que falar a verdade é um preconceito pequeno-burguês; uma mentira, por outro lado, é muitas vezes justificada pelo fim ". Assim só resta aos gaúchos cairem de quatro e pastarem. QUEM MANDOU VOTAR NELLES...!!!

Anônimo disse...

bela análise. Coisa de se colocar em um mural. Sensata, séria e equilibrada, sem ser chata.

Anônimo disse...

A desculpa deles para os novos cargos criados é que o PSDB em MG também criou muitos CCs.
Eles criticavam.
Será que agora acham que os tucanos estavam certos?
Onde está a coerência?

Anônimo disse...

O tarso como o Olívio são bons de armações e palanque, mas na hora de governar são como gafanhotos, onde passam só fica terra arrasada. e ainda tem 3 anos e 8 meses. será que o RS aguenta?

Anônimo disse...

Ué mas como é que a figura näo ta com 100 %.....pesquisa furada esta, governo espetacular, nunca antes na história do RS houve algo parecido !!!

Kafka disse...

E ai Políbio não vai publicar nada sobre nosso "chefe" da câmera do dePuTados? Viu que o botocudo maior vai para Espanha assistir Barcelona na companhia de seu filho e do "jogador" Romário? Viva a gastança... Só com dinheiro público essa "gente" consegue ter uma idéia do que é o exterior... Pode ser que se inspirem...

eunice oliveira disse...

IMPRENSA PELÊGA,EM ESPECIAL A RBS.VOCES SERÃO ETERNAMENTE RESPONSÁVEIS POR TUDO QUE VIER A, ACONTECER COM O NOSSO ESTADO...VOCES CAIRAM NO MEU CONCEITO, E DE TODOS OS QUE VOTARAM CONTRA ESSE DESGOVERNO.CUIDADO,UM DIA O FEITIÇO VAI VIRAR CONTRA O FEITICEIRO...HÉCA!!!QUE NOJO!!!! VOCES FÉDEM!!!!!

Anônimo disse...

eles gastam porque sabem que quando for preciso mais dinheiro eh só esfolar ainda mais a manada paquidérmica dessepaiz que paga imposto e depois ainda sai agradecendo a governadores e prefeitos por obras construídas...

isso quando ha alguma coisa construída...

Anônimo disse...

Me mato de rir quando vejo o tamanho da oposição, ainda mais com o Pozzobon, que aqui em SM é uma piada de político. Morram de inveja direitalha, que suas úlceras lhes tire o sono pelo sucesso do governo Tarso.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Pobre Mariano da república das dondocas... Acorda mané, ou tua boquinha tá garantida ?

Anônimo disse...

Só quem faz oposição séria no RS é
o blog do Políbio-um jornalista de
verdade. Já a midia local assiste o
descalabro do desgoverno petista em
silêncio, sem uma crítica aos 100
piores dias da história do RS.No jornalismo escrito(ZH e cia)proli-
feram repórteres e colunistas sem ética e competência,que mostra um inexistente governo faz de conta.

Aquiles disse...

"... sucesso de aTraso Genro..."

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Pelo visto existem algums pessoas de Santa Maria que são como algumas outras da Bossoróca: gosta de um traguinho, de uma cachaçinha; e depois vão brincar ma internet.

Anônimo disse...

"O novo governador recebeu de Yeda Crusius um Estado com finanças arrumadas, obras a pleno vapor e grande capacidade de investimento"

É PRA RIR????? É PIADA ISSO??? OU É MÁ-FÉ, COISA DE SAFADO????

Yeda quebrou o Estado. O déficit zero foi uma farsa. A própria Mariza Abreu já confirmou isso.

Anônimo disse...

Verdade,caro "Aquiles",às 15:13!!!


Com as honrosas e felizes exceções de praxe,quem gosta de cachaça vota em esquerdopata!Esperar o quê de cachaceiros esquerdopatas (pleonasmo)?!

O tal de "Mariano" de Santa Maria,então,deve tomar uns tragos de pinga toda vez que resolve postar seus arrazoados aqui - isso explicaria muita coisa,rsrsrs!


Almirante Kirk

Aquiles disse...

Caro "Almirante Kirk":

O elemento de Santa Maria que aqui expressa suas extrumosas manifestações de ira contra o editor é daqueles que, já de manhã cedo, tem que dar uma beiçada na branquinha pura para "firmar os pulsos", para "regular a marcha lenta", pois só de dormir 6 ou 7 horas por noite já entra em síndrome de abstinência etílica. Típico da esquerdalha.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!



PARABÉNS,caro "Aquiles",às 14:51!!!


Visualizei a cena etílica descrita por você,rsrsrs!!!Muito bom!!!Dei ótimas gargalhadas,kkkk!!!

A existência de esquerdopatas petistas(pleonasmo) se manisfestando em blogs conservadores,de direita,por exemplo,fazem-nos rir sem precisarmos ir a um circo,hehehe!


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/