Conheça melhor a Irmandade Muçulmana e o que está por trás da oposição no caso do Egito

Esta Irmandade Muçulmana que é uma das protagonistas das rebeliões atuais no Egito, deu origem a Al-Qaeda. Se você quiser entender melhor o que ela representa e de que modo esta organização, que quer virar Partido no Egito, influenciou todo o fundamentalismo atual islâmico, inclusive o terrorismo, deve ler "O vulto das torres", de Lawrence Wright, prêmio Pulitzer 2007, Companhia das Letras, 506 páginas, R$ 56 na Livraria Cultura. O editor leu e recomenda.


CLIPPING
Le Monde entrevista Alla El-Aswany, um dos mais brilhantes intelectuais do Egito. Seus livros estão traduzidos em 30 idiomas e são os mais vendidos. Alaa El-Aswany é também um apaixonado pela política. (trechos da tradução de Clarín, 30).


1. Onde está a oposição? -Em amplos estratos da população. É um corpo imenso, mas que não tem cabeça para organizar-se. Não há ninguém que lhe dê um sentido e canalize a ira. As pessoas buscam um partido capaz de falar em seu nome.


2. O que pensa do grupo islâmico "Irmãos Muçulmanos"? -Repetem os mesmos erros desde 1928. Demonstram uma grande entrega, mas sua sensibilidade não é realmente democrática. Sempre estiveram do lado da tirania e contra a vontade do povo. Estavam com o rei Faruk; depois, apoiaram Nasser quando extinguiu os partidos políticos. Hoje, alguns enviam sinais que estariam dispostos a aceitar que o filho de Mubarak herde o poder se eles obtiverem, como contrapartida, a legalização de seu partido.

* O resumo é de Cesar Maia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc não disse que os protagonistas dessas rebeliões eram jovens independentes com espírito democrático e ligadíssimos a tudo que acontece no mundo via internet? Não era nada disso? É ruim hein...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/