Conheça este Ciep de Canela, RS: é a melhor escola pública do Brasil

Quem ainda tem alguma dúvida sobre a evolução que significa a escola de tempo integral concebida pelo ex-ministro Darcy Ribeiro e implementada por Brizola no Rio e depois abraçada em todo o País como bandeira educacional pelo PDT, não pode deixar de ver e ouvir esta reportagem exemplar da TV Assembléia, da Assembléia do RS. O material é desta sexta-feira.

. A completa reportagem, aborda tudo sobre a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, de Canela, que foi apontada como a Melhor Escola Pública do Brasil, conforme avaliação feita pelo Sesi. São 700 alunos. Eles passam o dia todo na escola. Seu primeiro diretor, Constantino Orsolini, é o atual prefeito de Canela. O Ciep foi construído durante o governo do PDT no RS. Além do farto almoço para 700 alunos, o Ciep garante laboratório de informática com 44 computadores e até piscina térmica, sem contar a moderna academia de ginástica.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

6 comentários:

VEDOR disse...

NUNCA FARÃO ESCOLAS DESTE TIPO!

PORQUE TIRARIAM O POVO DA IGNORÂNCIA,O POVO COMEÇARIA A PENSAR,E POR EXEMPLO, OS PETRALHAS NUNCA MAIS SERIAM ELEITOS.

SE LULA NÃO GOSTA DE ESCOLAS DE 4 HORAS, IMAGINA TEMPO INTEGRAL.

IMAGINE SE O COMPLEXO DO ALEMÃO HÁ DEZ ANOS ATRÁS TIVESSE IMPLANTADO ESCOLAS DESTE TIPO, NÃO SERIA A MISÉRIA QUE E DESGRAÇA QUE HOJE É.

TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE OS LULA E OS TIRIRICAS DA VIDA NÃO SERIAM OS ESCOLHIDOS POR UM POVO MAIS INSTRUÍDO E CULTO.

ESCOLAS DESTE TIPO JAMAIS FARÃO!

Anônimo disse...

Uma escola destas no RS? Não pode ser verdade, pois, segundo o CEPERGS, o Governo Yeda não investiu em educação, menos ainda se educação cuja proposta tenha origem em outro partido que não o dela.
JULIO CESAR DE SOUZA, PORTO ALEGR-RS.

Anônimo disse...

Não se enganem. A própria diretora da escola esclareceu ao final. De tudo o que existe na escola, o Estado participa com uma pequena parte. A grande obra que foi construida, assim foi devido a Diretores interessados com capacidade de liderança e graças ao apoio e contribuição indispensável dos pais dos alunos.
Sem essas duas contribuição de extrema relevância seria uma escola como outra qualquer.
Ou será que não existem, ainda, outros CIEPs funcionando no Estado e no País?
Se ficarem esperando pelo Governo para terem tudo de mão beijada nada disto acontece, só o esforço das famílias, dos professores e dos alunos conduz a essa qualidade. Basta ver o que existia antigamente, no início do século passado, ou seja em matéria de educação só existiam as escolas comunitárias construídas e custeadas pelos próprios pais de alunos. Basta ver as histórias das colonizações alemães, italiana, polonesa e o esforço que as familias faziam para construir e manter as escolas na comunidade.
Só o Estado não pode fazer muito. É indispensavel que a comunidade faça sua parte. Do contrária continuarão as reclamações.

Anônimo disse...

Ciep: a memória viva de Brizola.

Carlo Geramani disse...

Caro Políbio,

A pergunta que não quer calar:
Em 30 anos a Coréia do Sul,hoje a
13º potência mundial,fez um PROJETO DE PAÍS,com forte embasamento no ensino (não gosto do conceito "educação").

Há 30 anos,se o Brasil fizesse o
mesmo,com a vitoriosa iniciativa
deste CIEP,o país estaria em outro nível socio-econômico-cultural.

Nem a era FHC,nem a era Lula,não moveram uma palha para tal programa.
PS-Em 1984 eu tive a satisfação de
conhecer,a convite de Brizola,a
fábrica dos CIEPS e os CIEPS prontos no RJ.Em todo o pais,seria
uma revolução social-educacional
semprecedentes.

Anônimo disse...

neste ultimo dia 10 juliana brizola realizou um seminario na camara de vereadores em defesa da escola de tempo integral trazendo como palestrantes alem do prefeito constantino, lia faria do rj, herb carlini sp. juliana defende que as prefeituras do pdt adotem este modelo educacional, inciando por poa, que irresponsavelmente alem de nao adotar a ideia de darcy ribeiro e brizola, teima em fortalecer atraves do *cidade escola* criaçao do pt, que tenta descaracterizar a escola de tempo integral de brizola. tambem pudera..... quem dirige poa hoje nao sao brizolistas nem pedetistas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/