Ministério da Justiça confirma que avionetas Vants não estão operando no Brasil

A nota a seguir é do ministério da Justiça e foi enviada esta manhã para o editor. Vai publicada na íntegra. A nota tenta rebater as informações feitas por José Serra na Rede TV, domingo à noite, mas caba confirmando que os Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados) comprados para vigiar as fronteiras brasileiras, realmente não são usados, ao contrário do que afirmou Dilma Roussef. Leia a nota:

Nota oficial do Ministério da Justiça

Projeto VANT

A respeito dos Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT), o Ministério da Justiça esclarece:O Projeto VANT foi iniciado em dezembro de 2007 com o objetivo de dotar o Departamento de Polícia Federal (DPF) de uma ferramenta de inteligência para monitoramento da fronteira brasileira e combate a crimes de competência da PF. A PF brasileira é a primeira polícia no mundo que conta com essa ferramenta tecnológica. Mesmo em Israel o uso até o momento é apenas militar. Esse projeto foi elaborado em módulos de aquisição. O primeiro contrato, assinado em 29 de outubro de 2009, compreende o treinamento teórico de pilotos, realizado nas instalações do fabricante, em Israel. O segundo contrato prevê a formação prática dos pilotos, e foi assinado em 31 de dezembro de 2009, quando foram previstos também a operação da plataforma e o treinamento de policiais federais já em território brasileiro. O projeto, com aporte de R$ 655 milhões, segue cronograma técnico desde sua assinatura. Já foram realizadas, aproximadamente, 271 horas de vôo na região da Tríplice Fronteira, sendo utilizada a base VANT localizada em São Miguel do Iguaçu, local escolhido a partir de critérios técnicos. Houve total mapeamento georeferenciado da fronteira brasileira, com identificação de pontos críticos. Tudo sob treinamento prático, com identificação de criminosos e de rotas do crime na fronteira. Treze policiais federais, entre operadores de sensores e pilotos, já foram capacitados, sendo que outros 20 policiais já foram selecionados para compor o quadro de recursos humanos da primeira base VANT, em Foz do Iguaçu. Dentro de um mês, uma equipe da Polícia Federal receberá duas aeronaves nas instalações do fabricante, em Israel. Por enquanto segue em operação no Brasil a primeira aeronave de testes. O cronograma de implementação do projeto está previsto até 2014, num total de 12 aeronaves, que garantirão a cobertura de todo o território brasileiro. O efetivo monitoramento da fronteira brasileira, com utilização deste novo recurso tecnológico, está otimizando o combate ao crime organizado, tráfico de drogas, armas, contrabando, desmatamento amazônico e crimes ambientais, aumentando a eficiência na vigilância das fronteiras brasileiras.

6 comentários:

Mordaz disse...

Tinha que colocar um operando permanentemente no Gabinete do Lula e outro na Casa Civil para combater o crime.

Anônimo disse...

Sobre a entrevista do Serra, hoje no JN:

Serra deve insistir numa distinção fundamental.

Enquanto num governo do PSDB pode ter havido um episódio, pontual, de corrupção,
no governo do PT a corrupção é endêmica, abarcadora, metódica.
Alcança, reiteradamente, "o coração do governo".

Faz parte de um projeto de poder,
como nunca se viu antes nestepaiz...

Portanto, não "é tudo igual"!

Anônimo disse...

como irá voar assim a droga não sera comercializada, e os parceiros do foro de são paulo prejudicados.

Anônimo disse...

Para cada "vant" adquirido (noves fora os trinta por cento para algum cumpanhêro), quando eles chegarem a voar, o crime organizado já terá a disposição uns 30 mísseis Stinger ou outro similar para mandar para o chão este factóide PeTralha.

Anônimo disse...

Pra que trazer de Israel se tem uma empresa gaúcha fabricando o aparelho?
Salvo engano a informação referente a um voo teste saíu aqui no seu blog.

Anônimo disse...

655 / 12 = 54.5 milhões por aeronave.
O Falcon 900 EX que o Evo Morales comprou e não tem quem pilote saiu por 66.5 milhões.

Sei que falta o piloto mas tem capacidade para 14 passageiros, vai a 890km/h e autonomia de 7600km.

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