Saiba por que Portugal arde no inferno da pobreza

No dia 5 de dezembro de 2005, o editor escreveu esta análise sobre Portugal, que tinha acabado de visitar pela quarta vez:

“Há apenas uma semana, em apenas quatro anos, o editor desta página visitou pela quinta vez Lisboa, arrependendo-se pela quarta vez de ter feito isto. Portugal não merece ser visitada e os portugueses não merecem nosso reconhecimento. É como visitar a casa de um parente malquisto, invejoso e mal educado. Na sexta e no sábado, dias 24 e 25, Portugal submergiu diante de um dilúvio e mais uma vez mostrou suas mazelas. O País real ficou diante de todos. Portugal é bonito por fora e podre por dentro. O dinheiro que a União Européia alcançou generosamente para que os portugueses saíssem do buraco e alcançassem seus sócios, foi desperdiçado em obras desnecessárias ou suntuosas. Hoje, existe obra demais e dinheiro de menos. O pior de tudo é que foi essa gente que descobriu e colonizou o Brasil. É impossível saber se o pior para os brasileiros foi a herança maldita portuguesa ou a herança maldita católica. Talvez as duas".

. Os portugueses ouriçaram-se através do mundo. O embaixador de Portugal mandou furiosa carta de protesto ao editor.

. Pois, agora, o jornal Valor, de São Paulo, acaba de publicar uma análise assinada por Fernando Moura, que demonstra que Portugal é mesmo um caso perdido na Europa. “40% da população já vivem no limiar da pobreza”, escreve o articulista de Valo.

CLIQUE na imagem acima para ler o artigo “Um dia, um império”, de Fernando Moura, Valor deste final de semana.

39 comentários:

TESOURO VERMELHO disse...

..

Reportagem da revista Isto É escrita pelo jornalista Hugo Studart e publicada na edição 319 de outubro de 2003, que serve para lembrar os tempos de roubalheira dos petralhas, quando a quadrilha nadava em dinheiro e procedia como se estivesse em um paraiso. O Nosso Delubio, por exemplo, fumava 2 charutos Cohiba ao mesmo tempo! (uma caixa custava na época R$ 2.480) Aparentemente, a farra com o dinhero público acabou após a denuncia do Mensalão petista, em 2005.

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/11577_TESOURO+VERMELHO

..

Anônimo disse...

Portugal é pobre porque se deixou levar pelas mentiras encantadoras do socialismo. Há países que são a metade daquele país e dão um show de progresso. É o socialismo fazendo o que faz de melhor: igualar a pobreza - pobreza para todos...

Arno Edgar Kaplan disse...

Por causa da implantação da moeda única, os países europeus ricos enterraram muito dinheiro na Península Ibérica, e, mesmo assim, a coisa não quer andar.

Fabre disse...

Devo lembrar ao sr.Políbio Braga que a colonização portuguesa do Brasil é considerada superior a de seus vizinhos hispânicos pois seu histórico institucional abarca bem menos instabilidades institucionais de longe do que seus primos de língua latina cujo histórico de golpes e outros acontecimentos tem sempre os deixado pra trás em relação à jóia de Portugal.
O que seria o Brasil se os holandeses tivessem nos colonizado?Pergunte para um indonésio se ele tem saudades da dominação holandesa.Se tivéssemos sido colonizados por ingleses acaso seríamos uma Austrália ou poderíamos ser uma Serra Leoa,uma Guiné ou uma Nigéria?E se fóssemos colonizados por franceses seríamos um Gabão ou um Chade da vida?
Não se esqueça que o Brasil é multiétnico e que há muita gente de ascendência não-portuguesa metida em falcatruas e promovendo a corrupção....

Fabre disse...

Quanto à herança católica gostaria de lhe informar que os cantões suíços mais ricos são os católicos,que o sul da Alemanha motor econômico da própria é a Baviera Católica e que o que reergueu a França pós-Napoleônica e revolucionária contou com o importante apoio dos setores católicos do país.Aliás foi a Igreja Católica a primeira em tentar dar uma língua e identidade a nosso povo e foi um anticristão chamdo marquês de Pombal que estraçalhou com nossa educação,fechou nossas indústrias e impôs o idioma de camões.
A herança católica que tanto desprezas é justamente o que une o Brasil e se tens dúvidas do papel da Igreja no amoldamento de noções de civilização eu convido o senhor pra procurar os vídeos do professor John Woods intitulados "A Igreja Católica,construtora da civilização".Talvez o senhor pare de maldizer nossa herança rica e eterna católica.

Simone Nejar disse...

Passei alguns meses em Portugal e voltei correndo. A mentalidade do povo é sofrível, a discriminação aos brasileiros é uma calamidade, a falta de atendimento médico é imensa, a escolaridade é baixíssima (em média estudam apenas 4 anos), o alto custo do tratamento odontológico cria uma população de desdentados e a falta de higiene não é lenda. Coisas que eu constatei in loco, ninguém me contou. Apesar dos problemas do Brasil, volta-se correndo de Portugal, com saudades daqui.

Anônimo disse...

Portugal não é Europa, mas fica na Europa. É Norte da Africa...

Anônimo disse...

Teu blog informativo é ótimo mas lamentável o julgamento que fazes de um país como Portugal. Somos um dos povos mais acolhedores e amistosos graças aos portugueses.
Falando em parente o Brasil é como aqule filho que cresceu mas prefere ir a Paris na sua primeira viagem do que visitar sua mãe. Goste ou nao todo brasileiro deveria conhecer Portugal até para entender nossa história descobrir algumas facetas de sua personalidade.

Alan Romero disse...

Sou seu leitor assíduo, Políbio, e por isso acho incompreensível essa sua birra com Portugal. Sou brasileiro, moro em Lisboa há mais de 20 anos, portanto conheço bem as duas realidades. Portugal cometeu muitos erros, mas também avançou muito. Poderia ter aproveitado melhor os fundos comunitários? Certamente que sim. No entanto, a participação na União Européia teve um impacto muito positivo neste país. Digo isso porque estava aqui antes da adesão e testemunhei a transformação.
Os brasileiros só terão a ganhar se livrarem-se desse complexo de colonizados. Aí então abrirão os olhos para ver tudo de bom que nos foi legado pelos portugueses. Essa história de "herança maldita" faz lembrar do truque delinquente da argumentação lulista, que tanto criticamos.
O artigo da Valor é bem mais ponderado que a sua nota. Não tem nada de novo. A maior parte do que é dito ali poderia ter sido publicado em qualquer momento dos últimos quinze ou vinte anos. Cuidado com os números! Também com eles se pode falsificar a realidade. Como diz um fado clássico: "com a verdade me enganas..."
Exemplo: os portugueses estão insatisfeitos com o sistema público de saúde? Estão sim. Tudo pode melhorar. O que não dá é para comparar com o Brasil. O sistema português, com todos os defeitos, dá de dez no brasileiro. No dia em que os brasileiros tiverem um sistema como o português serão muito mais felizes...

Anônimo disse...

Caro "Fabre",às 00:36 e 00:43,parabéns pelos seus comentários amparados na REALIDADE,ou seja,em FATOS!!!

Subscrevo seus comentários!!!

Li o livro de Thomas E.Woods Jr "COMO A IGREJA CATÓLICA CONSTRUIU A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL"(Editora/livraria QUADRANTE).Os vídeos-comentários sobre o referido livro estão disponíveis no youtube,com legendas em português:

1.1 A Igreja Católica: Construtora da Civilização - Introdução

http://www.youtube.com/watch?v=t6bnO7N1AMU


Sobre a Igreja católica,entristecido finalizo,deixando eixando registrado minha tristeza e preocupação com a visão ou perspectiva histórica,demostrada mais uma vez,aqui,pelo caro Políbio!Dizer mais o quê?!


Almirante Kirk

Fabre disse...

Fala-se só de Portugal mas a Grécia é melhor que Portugal?A Irlanda é melhor que Portugal?E os ricos paraísos fiscais de Luxemburgo e Liechtenstein ao lavar dinheiro pra sabe-se lá o quê sem perguntar de onde vem a bufunfa são melhores que Portugal?
E as finanças de Espanha estão tão bem assim?Claro,Portugal é o bode expiatório para alguns.Eu por exemplo fui na Espanha e fui bem maltratado,com direito a saleta de inspeção.Em Portugal fui bem recebido e os lusos falavam na minha frente de suas mazelas econômicas e políticas enquanto em Espanha muita parrilla,castanhola e nada de desculpas pela humilhação no aereoporto...

Luiz Vargas disse...

Realmente a igreja católica construiu uma civilização: uma civilização de padres pedófilos. A igreja católica ao misturar religião com política destruiu várias civilizações e hoje está se esmilinguindo apegada a seus falsos dogmas. Uma igreja que colocou prá debaixo do tapete o assassinato de um papa ético e honesto, em 1978, e que após colocou um cardeal polonês (na Polônia andava em veículo do partido comunista e dizem que foi indicado cardeal por este partido) como sumo pontífice para ajeitar e acalmar as coisas no banco do vaticano e banco ambrosiano. João Paulo II sabia muito bem dos casos de pedofilia que eram milhares na igreja católica. O estouro se deu agora com o insosso Bento XVI. Nada como o tempo e a passagem do tempo para trazer tudo aquilo que foi escondido à tona e colocar as coisas nos devidos lugares.

Anônimo disse...

FABRE! Discordo de ti. Fosse outro pais no inicio o colonizador, hoje o Brasil seria dividido em diversos paises. Provavelmente o norte e nordeste seriam um pais pobre.
Se o sul da Alemanha é rica é porque os protestantes trabalham mais e são explorados de forma quieta.
O catolicismo criou a Extrema-unsão, perdoa teus crimes no momento da morte, desde que estejas sempre próximo de um padre. Logo, pecamos e peçamos perdão, no final da vida.

Jorge Santofer disse...

É triste ver que este cara de sangue português continua a atraiçoar os seus antepassados.
Traidor e desonesto.
Mas como o carma atua sempre no plano mental como no físico, aconteceu-lhe a mesma coisa na sua terra que em Lisboa, mas parece que não aprende com os castigos nem com os esclarecimentos que nós herdeiros de Portugal lhe temos dado.
Agora a coisa vai ser mais grave. Quem desdenha dos seus e não mostra arrependimento ...

Anônimo disse...

Quando a união europeia começou a investir em portugal, assisti a entrevista da globo a um operario brasileiro que trabalhava na construção de uma autoestrada. Na opinião do operário, portugal era o Paraguai da europa, rsrsrsr.

Surfista Prateado disse...

Simplesmente CÔMICA a conclusão endossada pelo articulista: "o modelo neoliberal supunha que era preciso se qualificar para vingar no mercado de trabalho". O que o modelo "neoliberal" (melhor seria "LÓGICO") diz é que é preciso gerar RIQUEZA através do trabalho, e se você é mais qualificado E USA essa qualificação para fazer a diferença, aí terá a recompensa. Só ter qualificação e arranjar um empreguinho onde vai lá e burocraticamente bate o ponto e passa o dia fazendo obviedades, isso leva à atual situação de Portugal. Pergunto: que descobertas científicas produziu Portugal nas últimas décadas? Quais as grandes empresas de tecnologia de Portugal? A Portugal Telecom? Só isso? É muito, muito pouco.

Anônimo disse...

Portugal de fato tem uma imensa lista de problemas, vivo aqui há 8 meses e ao contrario do que a dona Simone diz sempre tive atendimento médico gratuito e planeamento familiar gratuito. Quanto ao atendimeno odontoogico a dona Simone que me de o endereço do dentista dela no Brasil, pq todos os que conheço cobram preços exorbitantes.

Anônimo disse...

Sou brasileiro, vivo na Europa, falo cinco idiomas. Sempre que tenho oportunidade reafirmo minha brasilidade e que minha língua materna é o português. Todavia, prefiro Paris à Lisboa. Assim como, não acho o RJ a cidade mais linda do mundo, prefiro Monaco.
Gosto de feijoada, caipirinha e bossa nova, mas prefiro escargot, vinho francês e bossa nova.

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Luiz Vargas,às 11:22,você têm problemas - e não são de natureza política...



O conteúdo do seu comentário é LAMENTÁVEL,digo de um anticatólico,registre-se!!!




Dizer mais o quê?!



Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo",às 11:40:você tem um problema - e este não é de natureza política...

Você está desatualizado!!!O Catolicismo,como propulsor no desenvolvimento da riqueza e do progresso em geral no mundo,deixou Max Weber falando sozinho,no século passado!Atualize-se,e perceberá seu equívoco!É o amor à VERDADE,ou seja,o desejo honesto pelos FATOS,que dissipa as trevas, representadas pela ignorância, loucura e fanatismo,não o ódio...

Boa reflexão,seu celerado...




Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "Anônimo",às 11:40:você tem um problema - e este não é de natureza política...

Você está desatualizado!!!O Catolicismo,como propulsor no desenvolvimento da riqueza e do progresso em geral no mundo,deixou Max Weber falando sozinho,no século passado!Atualize-se,e perceberá seu equívoco!É o amor à VERDADE,ou seja,o desejo honesto pelos FATOS,que dissipa as trevas, representadas pela ignorância, loucura e fanatismo,não o ódio...

Boa reflexão,seu celerado...




Almirante Kirk

Anônimo disse...

O Anonimo das 15:01 tem jeito de ser socilista (que dor de cotovelo). Daqui uns dias terás a visita constante do pinguço.

Luiz Vargas disse...

Caro Almirante Kirk:
Para acreditar em Deus não precisamos de homens fantasiados, que usam saia (batina) e se dizem contra o casamento em seu meio (casar eles não podem, mas praticar pedofilia e ter seus casos com as beatas podem). Acredito em Deus, mas não acredito em padres. Não preciso de procuradores para falar com Deus.
Quanto a ter problemas de ordem religiosa, não os tenho. O tempo e a experiência de vida dele advinda serve para clarear mentes e, principalmente, para aprender que a história contada pode ter mais de uma visão e mais de uma versão. Leonardo Boff e Frei Betto pertencem a qual instituição mesmo?

Fabre disse...

É de se lamentar que haja comentaristas que acreditam tanto nas baboseiras e crendices veiculadas por livros desqualificados e documnetários mais desqualificados ainda sobre a a Igreja Católica e creiam de modo ingênuo e irresponsável nas antigas lendas negras sobre a mesma.Protestantes oprimidos no sul da Alemanha?E os católicos que foram forçados a deixar de sê-lo nos outros demais estados alemães?E não foram os protestantes os plasmadores da tal teoria de que protestante sabe fazer dinheiro?Meus amigos,enquanto Lutero era só um projeto de futuro bem distante a Igreja Católica lançou os fundamentos da contabilidade e da economia modernos pois Adam Smith com certeza leu e leu muitas vezes os manuais de economia que a Igreja já produzira 5 ou mais séculos antes do próprio Smith.Em tempo:Na média os católicos americanos são mais ricos que os protestantes....

Anônimo disse...

SR.Almirante K favor então nos esclarecer da pobreza dos portugueses, do italiano para a mafia ; socialismo para os franceses.

"celerado"

Anônimo disse...

Têm gente por aqui que continua teclando direto de um manicômio...

Anônimo disse...

Luiz Vargas,você é um coitado!

Sinal inequívoco de loucura:você tem a pretensão de falar com autoridade católica,sobre assuntos católicos,revelando ser mais sábio do que o próprio Jesus Cristo e,por extensão,e a Igreja Católica!

Não há contradição entre a Bíblia(compilada pela Igreja Católica,ou seja,escfrita por CATÓLICOS para CATÓLICOS) e Jesus Cristo!!!

O FATO de alguns padres terem pecado,isto não significa que TODOS os demais pecaram ou pequem!!!A própria Igreja Católica NUNCA afirmou serem os membros do clero livres de pecado,pois esta SABE que percorrer o caminho da santidade é cheio de provações!!!Mais:se o mundo fosse constituído de santos,por que a necessidade do encarne de Deus na terra,para morrer,em sacrifício por nossos pecados,não é mesmo?!Por que,também,o fato de Jesus Cristo ter fundado uma igreja(Igreja Católica),a qual ampararia até o fim,afirmando que nada poderia destruí-la,nem mesmo as portas do Inferno?!

Lamento por você,mas é notório o seu parco conhecimento do que é Catolicismo;Igreja Católica,Doutrina Católica;Patrística;patrologia;história da Igreja;Doutrina Social da Igreja Católica etc.

(Continua...)

Anônimo disse...

(Continuação...)

Você citou dois auto-excomungados,Leonardo Boff e Frei Betto!Estes responderão diante de Deus,seja por seus desatinos seja por sua vaidade pessoal no seu particular e EQUIVOCADO entendimento do que seja catolicismo,porque afastados de Deus (leia-se Igreja Católica)e da Igreja estavam(espiritualmente falando),posto que não poderão se escudar na ignorância,ao confundir,a seu bel-prazer,o Cristianismo com o seu oposto MATERIALISTA,representado pelo marxismo,ou concepção revolucionária,via a Luta de Classes,um dos estágios para o socialismo e posterior Comunismo...

Resumo da ópera:coloque-se no seu devido lugar,seu celerado!Já não basta o celerado do Lula,o qual se colocou de igual para igual perante Jesus Cristo,quando,no Vaticano,por ocasião do falecimento do grande e querido papa João Paulo II,afirmou ser um homem sem pecado - revelando,assim,sua sociopatia -,indo comungar sem antes se confessar,AGORA VEM VOCÊ,pretendendo subverter DOIS MILÊNIOS de profundos e dedicados estudos católicos,além de contribuições civilizacionais por parte da Igreja Católica???qual é?!Bebeu?!

Huuummm...Você delira,vê-se,imagiando-se com uma autoridade equivalente ou superior àquela dada pelo próprio Jesus Cristo ao apóstolo Pedro,o primeiro papa,né?!

Dizer mais o quê?!


Almirante Kirk

Alan Romero disse...

É inacreditável querer caracterizar Portugal como "o inferno da pobreza", como diz o título desta nota. Pobreza há em todos os países, mesmo os mais ricos. Causas várias. Há quem seja outsider por convicção.
Curioso é ver brasileiros se achando superiores aos portugueses nesse quesito. Pode colar para os desinformados. Mas basta uma rápida olhada no ranking do IDH (Índice do Desenvolvimento Humano) para constatar que Portugal está na 34ª posição, enquanto o Brasil está lá embaixo na 75ª colocação. Melhorou muito nos últimos anos. Mas tem uma loooonga estrada pela frente para alcançar o nível de Portugal.
Ao colega que acha que Portugal só tem a Portugal Telecom recomendo que procure se informar melhor. Vai ter muitas surpresas. Portugal é um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil e sua presença se dá em muitos setores. P.ex: A Petrogal-Galp tem participação no campo de Tupi. Há muito mais. Diversifique as tuas fontes.

Anônimo disse...

(Continuação...)


Sugestão para leitura:


* - QUEM É CATÓLICO PODE SER "DE ESQUERDA"?


Autor: Marcos Monteiro Grillo



“Socialismo religioso, socialismo católico são termos contraditórios:

ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista.”

(Papa Pio XI, Encíclica Quadragesimo Anno)



"Se ser “de esquerda” significasse simplesmente uma preocupação com os pobres, com os marginalizados etc., não haveria problema algum em um católico ser de esquerda. Acontece que ser de esquerda não é meramente preocupar-se com os pobres e com os problemas sociais, e é absolutamente fundamental que essa distinção fique bem clara, pois é com esse discurso, de que ser de esquerda é ficar do lado dos pobres, que os arautos do esquerdismo têm levado muitas pessoas, principalmente os jovens (naturalmente idealistas), para as fileiras socialistas. Vejamos, pois, em que realmente consiste ser “de esquerda”.


Íntegra aqui:

http://www.veritatis.com.br/article/5143


** - A Igreja Católica é a Igreja de Cristo

"(...)fundação da Igreja; Papado; primazia de S. Pedro; Sucessão Apostólica; S. Pedro esteve em Roma, foi o primeiro Bispo de Roma, onde foi martirizado; A lista dos primeiros Papas da Igreja; O Governo da Igreja (Bispos e Fiéis); A infalibilidade Papal; Sobre quem recai a infalibilidade?; Unidade da mesma Igreja."

Íntegra aqui:

http://www.lepanto.com.br/dados/ApIgreja.html#Fund


Almirante Kirk

Anônimo disse...

RESPOSTA AO "celerado",às 22:29:


"celerado",você me pede explicações sobre questões complexas de natureza econômica,porém,isso demandaria muito tempo e espaço,além de representar um abuso ao dono deste blog,o caro Políbio...

Há inúmeras fontes que tratam das causas ou razões que fazem com que determinado país ou população padeça problemas econômicos!

MESMO SE FOSSE POSSÍVEL TAL EMPREENBDIMENTO(o debate ad eternum sobre a temática sugerida por você),o mesmo seria inútil,visto que você não deseja conhecer,mas sim odiar,alimentando sempre e sempre o fogo da discórdia,do conflito...da guerra,como se fosse um marxista!!!


Conheço o perfil psicológico de indivíduos como você!Por isso afirmo:nada,ABSOLUTAMENTE NADA do que eu escrever,por exemplo,fará alguma diferença para você,a não ser para alimentar mais e mais o fogo da INTOLERÂNCIA, posto que a sua motivação é o ódio,a discórdia,o protesto,o conflito,o separatismo...a guerra,jamais o amor à verdade,o entendimento,a paz,a fraternidade,a congregação,a harmonia etc...


RESUMO DA ÓPERA:


Existe a MINHA verdade,a TUA verdade e a VERDADE!!!Pelo exposto acima,deixei claro que você não se interessa pela VERDADE,mas sim pela TUA verdade!!!Viu?!SÓ com os FATOS,amparados no amor à verdade,é possível vislum brar-mos um reflexo da VERDADE!!!

Se você parar com esse seu fanatismo,alimentado via pródigo consumo de capim,o qual embota o intelecto,você me compreenderá...espero...


Almirante Kirk

Anônimo disse...

"Portugal é um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil e sua presença se dá em muitos setores"

WTF?
Portugal não está nem entre os 10 maiores investidores no Brasil (é o 13o.) e só tem a Portugal Telecom de importante porque a empresa é semi-estatal.

O Brasil investe muito mais lá do que o contrário. Basta ver que a CIMPOR (cimenteira, uma das maiores empresas deles) foi comprada pela Camargo Corrêa e a EMBRAER está lá investindo maciçamente. Sem contar várias outras. Até o principal canal de TV português tem participação da Globo (alias , é uma copia descarada deles). O próprio 1o. ministro deles - José Sócrates - cansa de vir ao Brasil implorar investimentos de empresas brasileiras, pois ninguém mais está interessado em investir naquele país devido ao alto risco que representa.

Passei 20 dias em Portugal recentemente a trabalho e constatei que é sim um país mais atrasado que o nosso em vários aspectos e infinitamente mais atrasado do que o resto da Europa, principalmente no campo da educação (a ignorância do portuguÊs médio é impressionante, principalmente dos mais velhos).

Quanto À questão dos dentes que foi citada anteriormente, é a pura verdade e as vezes chega até a ser engraçado. Vi uma moça de uns 17 anos na cidade do Porto que foi me vender balas (que eles chamam de "rebuçados") e sem mentiras, não tinha pelo menos quatro dentes da frente e ostentava o famoso bigode das portuguesas bem visível (já aos 17, vejam o que pode crescer...)

Os portugueses sofrem de um complexo de inferioridade assustador com relação aos espanhóis e franceses (que chamam de "francius") pra onde emigram aos milhares todos os anos para disputar trabalho com africanos e latinoamericanos. Com o Brasil é um sentimento duplo: são fanáticos por qualquer coisa que se produza aqui culturalmente (musica, literatura, cinema, artes, teatro, TV, etc, etc - até os livros que eles usam nas universidades são brasileiros ou traduzidos no Brasil) mas também se ressentem do nosso desinteresse por eles (ficam muito ofendidos com as piadas de portugueses e com os estereótipos que reinam em nosso país sobre eles) e reclamam muito da imigração ilegal (as vezes com razão).

De modo geral, fui bem tratado, mas porque sou branco, com algum dinheiro (para os padrões deles) e sem querer emprego. Os brasileiros que estão lá ilegalmente são tratados como cães e os africanos pior ainda. Mesmo assim acho que é um país agradável para se passar uns dias. Como disse um colega meu que vive lá, Portugal é um bom aperitivo para depois conhecer a Europa, hehehehe.

Anônimo disse...

"Portugal é um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil e sua presença se dá em muitos setores"

WTF?
Portugal não está nem entre os 10 maiores investidores no Brasil (é o 13o.) e só tem a Portugal Telecom de importante porque a empresa é semi-estatal.

O Brasil investe muito mais lá do que o contrário. Basta ver que a CIMPOR (cimenteira, uma das maiores empresas deles) foi comprada pela Camargo Corrêa e a EMBRAER está lá investindo maciçamente. Sem contar várias outras. Até o principal canal de TV português tem participação da Globo (alias , é uma copia descarada deles). O próprio 1o. ministro deles - José Sócrates - cansa de vir ao Brasil implorar investimentos de empresas brasileiras, pois ninguém mais está interessado em investir naquele país devido ao alto risco que representa.

Passei 20 dias em Portugal recentemente a trabalho e constatei que é sim um país mais atrasado que o nosso em vários aspectos e infinitamente mais atrasado do que o resto da Europa, principalmente no campo da educação (a ignorância do portuguÊs médio é impressionante, principalmente dos mais velhos).

Quanto À questão dos dentes que foi citada anteriormente, é a pura verdade e as vezes chega até a ser engraçado. Vi uma moça de uns 17 anos na cidade do Porto que foi me vender balas (que eles chamam de "rebuçados") e sem mentiras, não tinha pelo menos quatro dentes da frente e ostentava o famoso bigode das portuguesas bem visível (já aos 17, vejam o que pode crescer...)

Os portugueses sofrem de um complexo de inferioridade assustador com relação aos espanhóis e franceses (que chamam de "francius") pra onde emigram aos milhares todos os anos para disputar trabalho com africanos e latinoamericanos. Com o Brasil é um sentimento duplo: são fanáticos por qualquer coisa que se produza aqui culturalmente (musica, literatura, cinema, artes, teatro, TV, etc, etc - até os livros que eles usam nas universidades são brasileiros ou traduzidos no Brasil) mas também se ressentem do nosso desinteresse por eles (ficam muito ofendidos com as piadas de portugueses e com os estereótipos que reinam em nosso país sobre eles) e reclamam muito da imigração ilegal (as vezes com razão).

De modo geral, fui bem tratado, mas porque sou branco, com algum dinheiro (para os padrões deles) e sem querer emprego. Os brasileiros que estão lá ilegalmente são tratados como cães e os africanos pior ainda. Mesmo assim acho que é um país agradável para se passar uns dias. Como disse um colega meu que vive lá, Portugal é um bom aperitivo para depois conhecer a Europa, hehehehe.

Anônimo disse...

Bem, pelo que pude ler nos vários comentários acima, penso que temos de encarar as coisas de frente e deixar de discusões inuteis onde cada um defende o seu lado, para ser bem claro acho que o povo Brasileiro nunca irá aceitar os Portugueses pelo que eles são, Portugal sempre teve problemas e sempre terá, e muitos, isso não é sequer discutivel, nada irá alterar o fato de que Portugal foi o Colonizador do Brasil.
Quanto ao fato de saude publica penso que devemos ir a um posto médico do Brasil para termos atendimento médico de qualidade, ou quem sabe a um Hospital publico(SUS), quem não tiver um BOM plano de saude morre antes de conseguir uma consulta médica. Uma Sra. ai em cima escreveu sobre a higiene pessoal, gostaria que ela entrasse num metro às 6 da manhã e sentisse o cheiro dos seus compatriotas, ou que fosse num onibus na bahia, ou fortaleza e que comentasse sobre a bela higiene dos honestos trabalhadores que moram em casas com chão de terra, sem agua encanada e muito menos esgoto. Amo o Brasil e visito frequentemente, mas vejo aqui coisas que só mesmo em Africa se vê, essa Sra. provavelmente foi com a mesma ilusão que muitos outros do el dorado, quanto ao acolhimento que ela recebeu provalvelmente é o mesmo que os turistas recebem nos arrastoes do rio de janeiro, onde a policia apos fazer o famoso b.o. lhes diz, "mas andar com isso na rua é pedir para ser assaltado", em portugal ando com dinheiro, laptop, celular, corrente de ouro e não estou a pedir para ser assaltado. Gostaria que o outro sr. que escreveu sobre uma moça de 17 anos que lhe tentou vender rebuçados (balas), gostaria que ele me descrevesse os meninos e meninas, que infelizmente não têm mais alternativas, e que vendem nos faróis das principais capitais Brasileiras. Vejo o cisco no olho alheio , mas não vejo a trave no meu....
Não pensem que estou a falar como turista, tenho empresa no brasil e conheço mais do Brasil do que a maioria dos brasileiros, desde cambará do sul, a gramado, canela, bento gonçalves,blumenau, curitiba, rosario do sul, franca,são paulo, rio de janeiro, campinas, assis, avare, teixeira de freitas, campo grande, dourados, ponta pora, avare, carguatatuba, belo horizonte, salvador,porto seguro, irice, e tantas outras grandes e pequenas cidades Brasileiras onde vejo de tudo, desde bigode em moças, até seios em moços, não por isso tento desmoralizar esse povo maravilhoso.

Anônimo disse...

Acho que esse senhor aí de cima é um português absolutamente ignorante (ou quer ser) do estado em que se encontra o seu próprio país. Eu fui o autor da mensagem acima e digo que quem parece querer falar do cisco dos outros e não da trave diante dos seus.

Fala dos nossos problemas, mas experimente dar uma visitnha à cova da moura, a maior favela da Europa, ou então às varias outras favelas que existem na região de Lisboa. É preciso ter cara de pau para falar dos outros assim, não é verdade?

Engraçado que não rebate nada do que eu disse. Talvez porque seja a pura verdade.

Por ultimo, se ele conhece o Brasil então eu sou o papa.

Anônimo disse...

Seria interessante que desta conversa fizessem parte — visto que se comparam contextos durante as intervenções — dados sobre o Brasil relativos à pobreza, à exclusão, às crianças, ao emprego, entre outras. O que amigos brasileiros — com formação superior e com empregos qualificados em Portugal — me relatam sobre esta situação coloca o Brasil numa posição em que apontar o dedo talvez seja a opção menos sensata!

O apontamento hilariante da conversa surge com a observação de uma senhora que a certa altura diz que o Português estuda em média 4 anos. Tenho curiosidade em saber qual foi a razão que trouxe essa senhora para cá durante alguns meses(Suspiro).
AH… já sei… talvez o Brasil seja o paraíso social da inclusão,da oferta de emprego, da ausência de pobreza, de violência e de racismo! E já agora de uma classe política impoluta. Se a culpa ainda é de Portugal afinal o meu país tem muito mais poder para além do que é conjecturado neste artigo.

E sim, Portugal tem muitos problemas! Mas que tal rodar o dedo que aponta para o vosso país.

Parece-me que existe aqui uma situação comum de negação Site Brasileiro na qual se fala sobre negação. Ou talvez de projecção, quem sabe!

<a href="http://www.cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?arecod=7&cl=099105100097100101098114&newcod=329>Sobre as favelas Brasileiras</a>

Ana Pinto - Portugal

Anônimo disse...

Pósso ajudá??????????????

Anônimo disse...

Fala o roto do nu


Se todo o brasileiro fosse como este nosso amigo, seria tão bom!!!!!!!!!! imagino o meu Portugal sem todos estes brasileiros a viver 'à conta'

Anônimo disse...

O português sempre foi tratado como um europeu de segunda classe. Fruto da mescla de diversas etnias, dentre as quais contam várias não-européias, o português sequer é considerado branco pelos europeus do Norte e recebe o desprezo e o descaso de todos os seus companheiros de continente. O adjetivo "cafres da Europa" diz respeito não somente ao tom de pele do português, mas à sua total diferença em relação ao todo da cultura européia. Sempre se soube desprezado e sofre de um terrível complexo de inferioridade enquanto nação. Sempre que Portugal ganha algo, são os portugueses que "mostram ao mundo do que são capazes", como se fosse uma grande surpresa para eles se saberem capazes de algo além de comandar padarias.
Para sanar o seu complexo de inferioridade, o português refugia-se no passado colonial, orgulhando-se dos (pouquíssimos) feitos dignos de nome de seu antigo império que ruiu há séculos. Olha para estes países quase obsessivamente, em busca de uma atenção, um carinho e um respeito que os demais europeus não lhes dão e nunca lhes darão.

O maior alvo desta obsessão sempre foi o Brasil.

Aos portugueses ensina-se que o Brasil é um filho de Portugal, que sua cultura tem origem portuguesa, que os brasileiros amam Portugal como a um pai e dedicam grande respeito a ele. Ao mesmo tempo, o português percebe que o sucesso do Brasil em determinados ramos (na música, no cinema, no audiovisual, as vezes na literatura e nas artes plásticas) confere ao país uma divulgação internacional e um brilho que o carrancudo e desagradável Portugal nunca teve e nunca terá.

O português, cujo ego sempre está na lama, sente-se então engrandecido e sente-se partícipe dessas conquistas brasileiras. Com isso, consome avidamente todos os produtos culturais do Brasil, copia as modas, as tendências e até as gírias tipicamente brasileiras (bacana, treta, otário, bunda, boiola, babaca, etc, etc) para achar que vive num país moderno e que desperta simpatia pela beleza e juventude. Cultiva então o termo "país-irmão" para sentir que é quase um compatriota desta gente bem humorada, simpática e criativa que ele tanto idolatra. Fazendo uma analogia, podemos dizer que eles procedem como um menino fracote que mente para todos os seus amigos que é amigo do garoto mais forte da escola.
O problema é que falta avisar a outra parte - e aí começa a parte triste da história.

Enquanto os portugueses sempre tiveram esses sentimentos intensos pelo Brasil, o brasileiro ignora total e completamente a existência de Portugal. Desde 1822, o Brasil procurou referências culturais em outras nações (França, Inglaterra e EUA, principalmente) e recebeu milhões de imigrantes de outras nacionalidades, que alteraram substancialmente a estrutura da população brasileira. Portugal ficou apenas como um passado longínquo, para alguns, e como uma triste recordação para outros, sinônimo de atraso, estupidez e ignorância. Enquanto para mtos países da América Latina a Espanha é alvo de certo ressentimento, o Brasil dedicou a Portugal apenas a ironia, o desdém e a gozação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/