Vinte anos depois: "É Lula apoiando Collor/é Collor apoiando Dilma/ é Dilma apoiando Collor".

Clipping - Opera dos Malandros
Site da Veja – 25 de julho de 2010
Por Augusto Nunes

(1989. Lula e Collor estão num estúdio de televisão, em bancadas próximas. Há um apresentador entre eles. O cenário informa que se trata de um debate eleitoral)
Lula: Meu adversário representa a elite exploradora. É moço na aparência, mas representa o Brasil antigo, o Brasil velho, o Brasil que precisa acabar.
Collor: O outro candidato defende abertamente a luta armada, a invasão de casas e apartamentos. (Vira-se para Lula). Você é um cambalacheiro. Fez cambalacho com o Sarney.
Lula: O Sarney é um incompetente, incapaz. Mas se quiser pode votar em mim. (Vira-se para Collor). Você também pode. Mas mesmo assim eu não teria nada de parecido com você.
Collor: Você não saba a diferença entre uma duplicata e uma fatura. É um ignorante.


(2010. Num palanque em Maceió, Lula, Collor e Dilma Rousseff estão de mãos dadas, dançando e cantando, em coro com a plateia, o refrão do jingle da campanha do candidato a governador de Alagoas)
Todos: É Lula apoiando Collor,/é Collor apoiando Dilma/pelos mais carentes./É Lula apoiando Dilma,/é Dilma apoiando Collor/para o bem da nossa gente.

Vinte anos depois da cena inicial, Collor ajuda Lula a tentar eleger a sucessora e Lula ajuda Collor a reiniciar a aventura que resultou, entre outras obscenidades, no confisco da poupança, na roubalheira medonha e no despejo vergonhoso. A ausência de valores morais e princípios éticos é o traço comum que permitiu a dois sessentões descobrirem só agora que foram amigos de infância. A Ópera dos Malandros encontrou a apoteose mais que perfeita.

3 comentários:

Anônimo disse...

..

Em 02 de novembro de 2008, a revista colombiana CAMBIO publicou um artigo mostrando as ligações de figurões do lulopetismo com os terroristas narcotraficantes das Farc. No link abaixo, o texto é traduzido pelo Google Translator, com ótimos resultados:

http://translate.google.com/translate?hl=en&sl=auto&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.cambio.com.co%2Fportadacambio%2F787%2FARTICULO-WEB-NOTA_INTERIOR_CAMBIO-4418592.html

..

Cláudio Bortowski disse...

É uma verdadeira "suruba" política à nível nacional.Com repercussões inexplicáveis, indesculáveis, nos estados para o eleitorado mais consciente e esclarecido.
Olhem o que as "cópulas,digo, cúpulas nacionais" tentaram e conseguiram aprontar no estado: Fogaça se mantém numa conduta de mudo (o que lhe prejudica a campanha e constrange à todos), porque O PMDB do Rio Grande,nada tem a ver com o PT paulista e muito menos com o PT do RS! Aliás,à bem da verdade,diga-se o mesmo do PT gaúcho: nada tem a ver com o PMDB.
Nem faz questão.
Deveriam todos saber que no Rio Grande do Sul a atitude ética e a postura política é diferente: somos coerentes e não nos esquecemos dos nossos ideários e da nossa história.
Cobramos, das nossas classes dirigentes e da classe política, nas urnas e nos palanques, tal coerência e retidão. Não adianta "acertarem entre eles.."
Não nos esqueceremos de nada com o "voto na mão"!
Alguns políticos,estão enterrando sua história e sua viabilidade eleitoral com atitudes ou omissões já percebidas..Um engano monumental!Um enorme vacilo.Não devem lamentar-se depois.Terão merecido!

Anônimo disse...

an, eca...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/