Governo federal ainda não dissipou ameaças contra a área da Ford em Guaíba.

Alguns dias depois da conversa a seguir entre o editor e o chefe de gabinete do prefeito de Guaíba, o prefeito Henrique Tavares, do PTB, desautorizou tudo e remeteu as cópias dos documentos pedidos:

- Eu preciso da cópia da ameaça da Funai, do decreto no qual a Funai se baseou, além do protocolo de entrega de tudo isto na prefeitura.

- Não será possível. O ministério da Justiça já desautorizou a Funai e não queremos mais ruídos.

. O que ocorreu foi que a Funai, órgão subordinado ao ministério da Justiça, até há pouco comandado pelo ex-ministro Tarso Genro, ameaçou transformar as terras destinadas à instalação da Ford em área indígena.

. Vai tudo publicado a seguir. É só ler.

. Tarso Genro é candidato contra Yeda Crusius, que dias antes da ameaça da Funai extraiu a área maldita do inferno e transformou-a num reluzente Distrito Industrial, salvando mais uma vez do atraso o município de Guaíba.

. A idéia do ministério da Justiça, até há pouco comandado por Tarso, parecia ser mandar mais uma vez a Ford embora.

. A ameaça da Funai foi assinada por Maria Prates, uma funcionária que é sub do sub do sub, intitulada Antropóloga Coordenadora com assento em Porto Alegre. O Sistema Currículo Lattes, consultado pelo editor, não prova que Prates é antropóloga (CLIQUE AQUI para ver o currículo Lattes)

. Apenas dois dias depois, o ministério da Justiça desautorizou a Funai através de nota que nem data tinha. Yeda protestou oficialmente. O prefeito foi a Brasília no final da semana passada e trouxe de lá um documento assinado pelo secretário Executivo Adjunto, Ronaldo Teixeira, dando garantias de que o governo federal não atrapalhará os planos de Guaíba. O prefeito foi ciceroneado pelo senador Sérgio Zambiasi. Yeda não se dá por satisfeita e não quer saber de documento assinado pelo sub do sub do sub. A governadora quer resposta oficial para a correspondência que mandou. É uma questão institucional, federativa e republicana.

CLIQUE AQUI para examinar o ofício da Funai, o protocolo de entrega da ameaça, o decreto e a nota do Ministério.

CLIQUE AQUI para entender melhor a história da expulsão da Ford. Trata-se de reportagem da revista Exame de 19 de abril de 1999.

4 comentários:

Anônimo disse...

Se algum morador de Guaiba votar em Tarso ou Dilma, tem que ser expulso da cidade...

Arno Edgar Kaplan disse...

Um bom chá de macega, prá esta turma.

Luiz Vargas disse...

Este pessoal vinculado a antropologia da UFRGS está criando um novo e falacioso mito índigena. Estes "cumpanheros" são gente especialista na criação de factóides e na utilização, com maestria, do sofisma e da falácia (estou sendo redundante para ampliar a dimensão da falcatrua). Nota-se no Currículo Lates desta criatura, que existe uma dobradinha entre ela e Sergio Baptista da Silva. Pelo que consta ali podemos supor que ele vem sendo seu "orientador" desde o jardim de infância e certamente o será também em provável futuro pós-doutorado. Pelo visto os índios continuam a ser explorados. Só que agora por ela e seu orientador de todas as horas. Quem quiser saber um pouco sobre a falácia índigena que esta gente prega sugiro ler o livro "Guia Políticamente Incorreto da História do Brasil", escrito pelo jornalista Leandro Narloch. Neste livro é mostrada uma das facetas da questão índigena que não agrada nenhum pouco aos "cumpanheirinhos metidos a políticamente corretos". Fiquei sabendo que estes cumpanheirinhos, antropólogos de meia-tigela estavam incitando "índigenas" a invadirem as áreas da UFRGS no Morro Santana, sob a argumentação de que seriam áreas que foram ocupadas por índios. Parece que foi por muito pouco que isto não se concretizou. Depois do MST (Movimento dos Sem Teta) agora o "must" dos cumpanheros é a questão quilomba e índigena. Dói imaginar que o futuro da educação neste país esteja na mão de gente tão cretina, calhorda e sem caráter.

Anônimo disse...

ORA, ORA. QUEM TEM BOLSA DE DOUTORADO DEVE TER DEDICAÇÃO EXCLUSIVA OU SERÁ PASSÍVEL DE PERDA DA BOLSA. ELES PODEM.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/