Saiba, aqui, como a economia foi melhor com FHC

Os números a seguir desmontam a falácia do governo Lula e do PT sobre o desempenho da economia brasileira nos mandados de FHC e de Lula.

. São números.

. O PIB de 2009 aparece na tabela com asterisco, porque o IBGE ainda não revelou os números, mas o governo e o próprio mercado estimam uma queda, portanto um recuo, de 0,9%, o que reduzirá a média do período dos dois governos do PT. Mesmo que Lula faça crescer a economia a 8% este ano, o que nem em sonho ocorrerá (o máximo de crescimento admitido pelo mercado e pelo governo é 5% a 6%).

O texto a seguir é do jornalista Reinaldo Azevedo e está no seu blog (http://www.veja.com.br/) deste sábado. O texto tem bem mais, porque analisa um instigante e esclarecedor debate ocorrido em Davos, no qual o ministro Mantega admitiu que os fundamentos da atual política econômica brasileira devem ser encontrados no governo FHC. O governo do PT seguiu a cartilha, no que fez bem, recolhendo os resultados, que foram bons.

Como se lê no texto de Rolf Kuntz, Mantega afirma que a média do crescimento nos anos FHC foi de 2,5% contra 4,2% dos anos Lula. Eu ajudo o ministro da Fazenda. Estes são os índices de crescimento de 2003 para cá:

2003: 1,1%
2004: 5,7%
2005: 3,2%
2006: 4,0%
2007:6.1%
2008: 5,1%

. Em 2008, segundo os números oficiais do IBGE, a média de seis anos era, mesmo, de 4,2%. O problema está naquele asterisco de 2009. Se for preenchido com ZERO, já será uma boa notícia. Isso significa que, em 2009, a média de crescimento caiu de 4,2% para 3,6%. Para que a da era Lula seja mesmo de 4,2%, o Brasil terá de crescer, neste ano, 8,4%. Acho que Mantega pode tirar o cavalo da chuva. No auge da honestidade, seria obrigado a admitir que o Brasil, no governo FHC, cresceu a uma taxa superior à média mundial; no governo Lula, inferior. E com uma diferença: os seis primeiros anos de Lula viram o melhor tempo da economia mundial em décadas; os seis de FHC, um dos piores.

14 comentários:

Anônimo disse...

O Nuncaantesnestepaiz parou no hospital pq nuncaantes tinha trabalhado tanto. O Jeca sempre que pode deu um jeito para não trabalhar. No entanto, para fazer a múmia terrorista decolar nas pesquisas vai ter que fazer muito, muito mais.Talvez até descubra o que quer dizer trabalhar.

Anônimo disse...

Os PTralhas passaram o governo Collor e FHC berrando muito, gritaram tanto que não perceberam o que estava acontecendo. Por isso, acreditam que antes de Lula nada havia, nada foi feito. Até Collor fez mais que Lula. Lula recebeu a casa pronta, faltava só o acabamento final, mas não foi capaz de terminar o trabalho, muito pelo contário, deu uma "tapeada" e gozou mares tranquilos. Alias, Collor foi aprendiz de trombadinha perto do que aconteceu nesse desgoverno atual.

Anônimo disse...

O IBGE alterou o método para cálculo do PIB. Se não me falha a memória, o método de cálculo do PIB de Lula é em torno de 10% acima do de FHC. Os PTralhas são tão fingidos que não levam em conta esses detalhes. Se Deus fosse brasileiro essas pragas teriam nascido em Cuba.

Anônimo disse...

O que os PTralhas sabem muito bem fazer é levar os ignorantes, através da mídia corrupta, a acreditar em qualquer coisa.

Anônimo disse...

"Ladrem, cães, enquanto a caravana passa". Ainda bem que existem ´"sábios" desse quilate no Brasil, senão vários economistas, agências, países, governantes estariam "engando" o povo brasileiro, mentido sobre o "fantástico" governo fhc, de cacciola, de chico condenado lopes e os demais dessa trupe que "endireitou" a vida quando da PRIVATARIA. Vocês continuam cada vez mais RIDÍCULOS...

Anônimo disse...

Chega a ser cômico o seu esforço de distorcer a realidade.

Anônimo disse...

Poilíbio,
faltou lembrar que estes números surgiram depois que o IBGE mudou a metodologia para o cálculo do PIB, a qual por coincidência, reduziu os indicies do governo FHC e aumentou os do governo lulla.
Sem isso, os números de FHC seriam ainda melhores do que os de lulla

Anônimo disse...

Leiam no blog Coturno Noturno a manipulação da pesquisa feita pela vox populi para alavancar a candidatura de Dilma, vale a pena ler e divulgar. É vergonhoso!

Anônimo disse...

Sr. das 18:32, por aqui, todos sabemos, só existe um cachorrão a latir.

ganhatudo disse...

É um Governo com muita propaganda enganosa e que comprou todos os críticos que existiam no país, que, hoje em dia, sequer pensam em dizer uma palavra que magoe os petistas, pois sabem que eles são vingativos, autoritários, totalitários.
E´um Governo de muitas mentiras:
O Presidente não sabia do Mensalão?
A Ministra mentiu até no seu cúrriculum;
O PAC é uma grande propaganda enganosa, pois grande parte dos investimentos são empréstimos da CEF, BNDES, BB, que os governadores e prefeitos terão de pagar mais cedo ou mais tarde.
Além de ser um governo de mentiras, também é um governo que discrimina, basta comparar os casos do Battisti e do Coronel uruguaio estraditado neste mês. Eu acho que tem muita semelhança, apenas estão em lados opostos. O direito não deve servir para discriminações entre pessoas, mas para proporcionar a igualdade.
E ainda falam em Comissão da Verdade. Que verdade? apenas de um lado?

Anônimo disse...

A verdade "absoluta" pertence ao pt , inclusive a historia será dividida em al e dl , antes de lula as trevas depois o paraiso ( para os pt). Quantos eles dizem que são 30% ??? e os outros 70% vão continuar assistindo ????????

Anônimo disse...

Para diminuir a criminalidade em pelo menos 70%, precisamos acabar com a Brigada Militar e a Polícia Civil. Explico: Este negócio de ter policia militar é do tempo do império. A BM está velha, e quando algo está velho precisa ser trocado. Mas a solução. Chega de guardinha municipal, chega de azulzinhos e etc... Precisamos de uma polícia municipal. Com Delegado, Comissário, Xerife ou como querem chamar, eleito também pelo povo, com mandato de X anos. Trabalhou bem, se reelege, trabalhou mal, fora. Os brigadianos e os policiais civis podem ser reaproveitados nas suas cidades de origem, como policiais na sua cidade. Chega de transferir brigadiano de Rio Pardo para Esteio ou outra cidade que está com baixo efetivo policial. Se eliminaria a questão da corrupção policial, pois para muitos policiais, bandido solto é fonte de renda, por isto fazem vista grossa e o bandido do dinheiro sempre consegue fugir. A BM e PCivil conhecem a bandidagem. Quando um Delegado ou um PM, praça ou oficial é assaltado, o bandido é preso no mesmo dia, e os pertences recuperados. O cidadão comum não tem este atendimento. E seria um modo de filtrar estes maus policiais, ficariam fazendo parte da policia municipal somente os que realmente forem honestos e capazes, e diga-se de passagem, precisam ser muito bem pagos para não sucumbirem as ofertas de propinas, porque recebeu propina, RUA. Não tem outra solução, e não adianta e tb não é possível colocar um brigadiano ao lado de cada cidadão. A criminalidade já tomou conta e a coisa só vai piorar. Como diz aquela letra funk, TÁ TUDO DOMINADO! Abraços. Charles Bronson.

Anônimo disse...

Lula é uma mentira e o povo pobre analfabeto acredita, Lula sempre apoiou os bancos riquíssimos e pos pobres miseráveis vagabundos que não querem trabalhar, nós coitados que trabalhamos, queremos emprego para nossos filhos não apoiamos, não votamos em Lula, Lula uma grande mentira que querem fazer acreditar salvador, nãoprecisa ter meio neurôniopra entender que Lula é um coitado que só diz o que o marketing prepara pra ele dizer, está na hora de nós que estudamos, trabalhamos, queremos um Brasil de todos ricos nos mecermos
Brasil um país que quer todos ricos com vida digna e não só os ptralhas e meia dúzia de bancos

Alexandre disse...

O sujeito tem que ser muito "cucaracha" latino-americano para querer acabar com a Brigada Militar do RS, a melhor polícia militar brasileira. Só a BM gaúcha e o B.O.P.E. carioca ainda impõe respeito e medo à vagabundagem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/