Itamar Franco: Lula ultrapassa os limites democráticos ao tentar desmoralizar o congresso.

Clipping
Revista Época
1 de agosto de 2009
"Lula enfraquece o Congresso"

O ex-presidente Itamar Franco não dispensa uma caneta. Itamar tem o hábito de rabiscar seus raciocínios de forma esquemática enquanto fala. Durante entrevista de mais de uma hora a ÉPOCA, Itamar preencheu meia dúzia de folhas. Nelas, estavam esquemas para entender suas críticas contundentes ao comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à postura do Senado diante da crise e a atitudes do senador José Sarney (PMDB-AP). Presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Itamar ingressou há menos de um mês no PPS, depois de três anos sem partido – mas diz não ser candidato a nada. “Eu estava na arquibancada e via o jogo um pouco de longe”, diz. “Resolvi ir para o banco de reservas, ver o jogo mais de perto.”

ÉPOCA – O que o senhor acha da situação do Senado hoje?
Itamar Franco – Eu acho que há um erro básico na questão: esse comportamento do Legislativo, particularmente do Senado, de recorrer ao presidente (da República). O Legislativo se diminui ao procurar o presidente para resolver suas questões. As questões do Legislativo têm de ser resolvidas internamente. Eu vou dar um exemplo: quando eu era presidente, houve a CPI do Orçamento (1993). Quando a crise estava no auge, alguns parlamentares – só me permita apenas não dizer os nomes; eu sei de todos aqueles que foram lá – foram ao presidente, que era eu, e pediram – veja só – que fechasse o Congresso.

ÉPOCA – O que o senhor disse a eles?
Itamar – Eu disse a eles o seguinte: “Eu sei que a crise é séria, os senhores que estão lá dentro sabem melhor que eu, mas, por favor, resolvam seus problemas lá. Não somos nós, que estamos aqui eventualmente no Executivo, que vamos cometer um ato de quebra do estado de Direito fechando o Congresso. O problema do Legislativo quem resolve é o Legislativo, não o Executivo”.


CLIQUE na imagem acima para ler a entrevista completa de Itamar a revista Época.

3 comentários:

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
DESCULPA-ME INVADIR, NO BOM SENTIDO, MAIS UMA VEZ, O TEU BLOG, MAS NAÕ POSSO DEIXAR DE USAR ESTE ESPAÇO NOBRE PARA RECONHECER O ESPÍRITO DEMOCRÁTICO DO EX PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. ESSA POSIÇÃO DE RESPEITO AOS OUTROS PODERES DA REPÚBLICA, QUE FALTA AO LULA, É UMA CARACTERÍSTICA DOS HOMENS DE ESTADO, COM H MAIÚSCULO. PENA QUE O NÍVEL DO ATUAL PRESIDENTE NÃO LHE PERMITA ENTENDER ESSA NUANCE DA DEMOCRACIA. LHE É MAIS FÁCIL ABSORVER OS ENSINAMENTOS VINDOS DE GENTE DESCLASSIFICADA, COMO HUGO CHAVEZ, CORREIA, LUGO, MORALES E OUTROS TANTOS NEODITADORES E COMUNISTAS.
É UMA PENA, POIS LULA TERIA TIDO TUDO NAS MÃOS,PARA SER AUTOR DE UMA BELA PÁGINA NA HISTÓRIA DO BRASIL. AFINAL, NÃO É SEMPRE QUE UM FILHO DA MISÉRIA ABSOLUTA, CONSEGUE CHEGAR AO PODER MAIOR.
DIZ-SE QUE UMA NAÇÃO CONSEGUE TER, EM UM SÉCULO, PELO MENOS TRÊS ESTADISTAS, NA VERDADEIRA ACEPÇÃO DO TERMO. MAS, CERTAMENTE, LULA NÃO É UM DELES. OS COMUNAS OPORTUNISTAS CONTRIBUIRAM PARA ELIMINAR AQUELA POSSIBILIDADE.
OVELHA NÃO FOI FEITA PARA MATO.
É PENA, MAS É A PURA VERDADE

Anônimo disse...

Cada macaco, em seu galho! Arno Edgar Kaplan

atento disse...

SE CONSIDERARMOS O PODER como sendo UMA PÉROLA,PODERIAMOS DIZER:

"NÃO ADIANTA DAR PÉROLA AOS PORCOS"

Tem gente que dignifica uma função;possui dignidade pessoal,ética,capacidade,princípios morais, e tem outras que SE DIGNIFICAM NA FUNÇÃO, pois não são nada ou menos ainda, como Lula e o séquito petralha ,a deputada pinóquia,seu pai defensor de assassinos e terrorista.
Por que será que o Brasil está pagando esse mico?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/