Eis aqui o que você ainda não sabe sobre o processo do MPF contra Yeda

A leitura vertical das 1.237 páginas da ação civil pública (improbidade administrativa) movida por seis procuradores do Ministério Público Federal do RS contra a governadora Yeda Crusius e outros oito políticos e servidores públicos gaúchos permite ao editor concluir o seguinte:

- A montanha pariu um rato. O processo que foi para Santa Maria é um processo kafkiano e político. Acontece que a Justiça Federal não é a Santa Inquisição e nem está a serviço da candidatura do ministro Tarso Genro.

. O jornal e a RBS deste domingo transformam os seis procuradores em verdadeiros deuses ex-machina. São o que parecem. A idéia do Eixo do Mal é justamente usar o novo evento para golpear o governo e ajudar a eleger o ministro Tarso Genro. O que surpreende é que tantos sejam enganados durante tanto tempo por tão poucos no RS.

. A juiza Simone Barbisan não terá outra alternativa senão julgar inepta a ação.

. Não existe uma só prova material (documento, extrato bancário, declaração de renda ou seja o que for) e também nem um só áudio (som ou imagem) - a não ser algo que se poderia tomar como testemunho (a prostituta das provas) - capaz de incriminar um só fio de cabelo da governadora Yeda Crusius. Não apareceu uma só prova em tres anos e meio de denúncias após denúncias e na ação ajuizada pelo MPF, novamente, não é apresentada uma só prova. No caso das testemunhas, se é que se pode falar em testemunhas, o que fica claro na petição inicial é que os procuradores compraram como verdades reveladas, a gravação forjada, montada, previamente combinada entre os lobistas Lair Ferst e Marcelo Cavalcante, cujo único objetivo era chantagear Yeda, empresários gaúchos e o PSDB, ao que se somaram os delírios persecutórios do surpreendente ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, retirado há dois meses da cama porque a polícia queria prender seu filho traficante.

. 70% da ação visa atacar o deputado José Otávio Germano e 30% focam Yeda. Os outros personagens são todos objetos de conversas indiretas grampeadas pela Polícia Federal, tipo Flávio Vaz Neto com Antonio Maciel (os áudios já foram todos apresentados, mas existem alguns que são inéditos). Nessas conversas é que entra o deputado Frederico Antunes, que é o personagem que entrou na história de graça, a não ser por se apresentar como a mais importante liderança política atual do PP gaúcho, candidato natural a vice da própria Yeda ou de Fogaça.

. Os procuradores do MPF, apresentados por Zero Hora de domingo como os novos heróis do dia (ZH não quis publicar um poster colecionável com o rosto de cada um), foram seletivos ao pinçar nomes a partir das análises feitas nas gravações. Os deputados Frederico Antunes e Zachia, Walna e Bordini, citados de passagem, foram parar na denúncia, mas não foi isto que o MPF fez com outros nomes que circularam nos grampos, como os deputados Fabiano Pereira e Paulo Azeredo (tratado como Paulo Melancia nos autos). E não se tratam de dois "veadinhos", outra dupla de personagens recorrente nas conversas grampeadas entre Flávio Vaz Neto e Antonio Maciel. O MPF foi bastante seletivo no caso e fez de conta que nos autos não estão provas que nominam os deputados do PT e do PDT.



. Os áudios tão esperados pelos voyeurs que infestam a política e a mídia do RS, são os já conhecidos ou divulgados: 1) conversações entre Flávio Vaz Neto e interlocutores diversos, sobretudo Antonio Maciel. 2) trama forjada enre Lair Ferst e Marcelo Cavalcante. 3) gravação feita por Paulo Feijó com Cesar Busatto. Imagens claras, límpidas como a luz do dia, como denunciaram a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas em fevereiro ? Nem pensar. Os dois líderes do PSOL continuam devendo explicações sobre o que disseram e o sórdido papel que jogam em todo o episódio, algo jamais visto na história do RS.



. Quem tiver paciência para esperar, verá.

- O resultado dessa destrada ação ajuizada em Santa Maria, acabará por prejudicar a própria ação penal já em exame. Talvez este seja o único resultado de tudo o que foi apresentado pelo MPF.

9 comentários:

Anônimo disse...

Os que são injustamente acusados, como a Governadora Yeda, seu marido Carlos Crusius, sua assessora Walna, e o Deputado Frederico Antunes, por exemplo, devem partir para o ataque. Não devem deixar pedra sobre pedra. Não podem apenas se defender, devem atacar, e não só o MPF (ver precedente com o Luis Francisco de Souza que forjou provas contra Eduardo Jorge, ex assessor de FHC), como também Luciana Genro, Tarso Genro e RBS.

GUERRA é GUERRA.

E na Assembléia a coesão deve evitar que aqui no RS seja instalado um Estado Tarsita, versão do Chavismo à moda gaúcha.

O momento é de reflexão, de união. A "CPI DO PT" não pode virar circo.

José Otávio Germano e Záchia, que realmente têm culpa no cartório devem se ferrar, como é de justiça.

CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

Animais há, que se inflam, para impressionar! Arno Edgar Kaplan

Anônimo disse...

É HORA DO BOM COMBATE!

AO PSOL/PT(TARSO,A PERUA PINÓQUIA E ASSUCIADOS)

NÃO INTERESSA CONSEGUIR AFASTAMENTO DE YEDA

NÃO INTERESSA PROVAR COISA NENHUMA CONTRA O GOVERNO

INTERESSA ACUSAR,CALUNIAR,DENEGRIR E
ESTAR NA MÍDIA DE GRAÇA,
ESTAR NA MÍDIA DE GRAÇA,
ESTAR NA MÍDIA DE GRAÇA,
(MILHÕES DE REAIS NÃO COMPRARIAM OS ESPAÇOS QUE VÃO GANHAR COM A CPI,DENÚNCIAS,AMEAÇAS,NOVELAS DE PERUAS,ATÉ A ELEIÇÃO DO SINISTRO MINISTRO;
OS JORNAIS DE FOFOCA TIPO ZH VENDERÃO MILHÕES E MILHÕES DE EXEMPLARES ATÉ AS ELEIÇÕES, E O FATURAMENTO EM PUBLICIDADE MULTIPLICADO, NÃO IMPORTA AS CUSTAS DO QUE, DA DESTRUIÇÃO DA HONRA ALHEIA,DE FAMÍLIAS E PESSOAS DE BEM.

É O QUE TEMOS NO PAÍS HOJE.

A SOCIEDADE GAÚCHA DEVERIA TOMAR MEDIDAS,CADA UM, CADA GRUPO SOCIAL,QUE FIZESSE SURTIR EFEITO CONTRÁRIO AOS BANDIDOS E BANDIDAS CALUNIADORES.
NÃO PODEMOS PASSAR RECIBO DE IDIOTAS, MENTECAPTOS ,INEPTOS MENTAIS,COMO ESSA CORJA PLANEJOU.
OUTROS PARTIDOS DEVEM ADERIR PARA RESTAURAR A VERDADE ,A VIABILIDADE DA CONVIVÊNCIA SOCIAL QUE O PETRALHISMO ESTÁ TENTANDO DESTRUIR.
É A HORA DO BOM COMBATE!

Gilson disse...

Qualquer amador percebe que a gravação entre os lobistas é combinada e artificial. O inusitado é que profissionais: PF, Prmotores e jornalistas comprem tudo como prova sólida. Depois da óbvia rejeição do povo gaúcho nas últimas eleições o PT joga no desespero. Afinal é difícil aceitar um Lula com tanta aprovação e o partido aqui não "sendo compreendido" pela população. A única saída é tentar desmoralizar os adversários. Tudo ou nada.

Anônimo disse...

É incrível a maldade que esta sendo perpetuada contra a governadora e principalmente contra o estado do Rio Grande do Sul por esta organização, agente do mal, que é a RBS.
Vade retro,Satanás

ALMIR OLIVEIRA disse...

políbio.
QUANDO VI AQUELES SEIS PROCURADORES DA REPÚBLICA KAFKIANA, POSTADOS COMO SE FOSSEM INTEGRANTES DE UM TRIBUNAL DOS TEMPOS MEDIEVAIS, TIVE O MESMO SENTIMENTO DE QUANDO ASSISTI, AO VIVO, NA SESSÃO DO SENADO FEDERAL, A FIGURA DIABÓLICA DE COLLOR DE MELLO, O FIEL ESCUDEIRO DE SARNEY E DE LULA, AO VOCIFERAR CONTRA O NOSSO SENADOR PEDRO SIMON.
O PIOR DE TUDO ISSO, É QUE A INSTITUIÇÃO DO MINISTERIO PÚBLICO, ACABA SENDO MAIS UMA VÍTIMA DA INSTRUMENTALIZAÇÃO DO ESTADO, LEVADA A EFEITO POR UM BANDO DE COMUNISTAS CORRUPTOS E CORRUPTORES.
A TUA LEITURA, DESSAS 40 PÁGINAS, PERMITIDAS PELA JUÍZA DE SANTA MARIA, NOS DÁ UMA IDÉIA DA MONTAGEM DO CIRCO CONTRA A NOSSA GOVERNADORA. INSISTO QUE YEDA DEVE DAR O TROCO, O MAIS RÁPIDO POSSÍVELO. AS CHAGAS DO PT SÃO SANGRENTAS E TÊM DE SER ATINGIDAS, AO EXTREMO. NÃO PODEMOS TER DÓ DESSA MALTA DE AGRESSORES, COM O ACUMPLICIAMENTO DA PRINCIPAL REDE DE COMUNICAÇÃO DO SUL DO PAÍS. ]
TODOS IRÃO, UM DIA, PARA O LIXÃO DA HISTÓRIA. ANTES DISSO, PAU NELES, É O QUE ESPERA A GRANDE MAIORIA DOS GAÚCHOS.

Anônimo disse...

Nota 1000 paa o Almir.

O PSDB não pode se mixar.

Os que apóiam a Governadora e o Dep. Frederico Antunes não podem se mixar. Assim como os que apóiam os demais acusados e que são inocentes, com exceção do José Otávio Germando e o Zacha (com culpa até o último fio de cabelo).

O povo gaúcho, de tantas glórias e lutas, de tantos exemplos, não pode se mixar.

Os jornalistas sérios e comprometidos com a verdade, com a lucidez, com os exemplos da históia, não podem se mixar.

A melhor defesa é o ataque. Não esqueçam do precedente do Eduardo Jorge, ex assessor do FHC.

CARLOS, PASSO D'AREIA.

Anônimo disse...

O PÃO DOS JORNALISTAS E RADIALISTAS!

Como está o país hoje, o jornalista e radialista que "NÃO REZAR PELA CARTILHA PETRALHA, NÃO COME" vai trabalhar onde,fazendo o quê, pois os jornais,radios e televisões necessitam de verba pública de anúncios oficiais, e das renovações das concessões para vfuncionarem;OBSERVEM NA VENEZUELA, os dissidentes tem os seus jornais e rádios e televisões cassados, e incriminados pela ditadura do bandido CHAVEZ.

A situação do Brasil é delicadíssima,não mais vigora a constituição,só aparentemente e tudo distorcido pela ação do governo(Tarso et caterva).

PENSADORES, MÃOS À OBRA!

Anônimo disse...

Vou ter que descordar totalmente do "anônimo". Li TODA a inicial, página a página - e recomendo o mesmo ao amigo - , e o mais inocente nessa história é o Zachia, que aparece em três ou quatro diálogos cumprindo sua função de chefe da Casa Civil (falando de votações na AL). Também não achei nada de mais o que pesa contra a Governadora. Zé Otávio, esse sim, parece ter algo a explicar, assim como Frederico Antunes. De qualquer forma, CONDENO veementemente a maneira como tudo foi conduzido, e sugiro aos nobres amigos da RBS que publiquem a íntegra do documento, que logo será divulgado (se até eu já tive acesso!), para que cada um faça sua análise crítica, já que esses coitados já foram condenados antes mesmo de julgados. Meu recado para os nove "réus": provem sua inocência (para aqueles que são inocentes) e depois processem todo mundo. Não vivemos num Estado Democrático de Direito? Sr. Editor: muito bem colocada a não-inclusão dos Deputado Fabiano Pereira, citado em diálogo de Frederico Antunes, que teria dividido o dinheiro com ele. Sempre circularam juntos na noite mesmo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/