O PIB brasileiro terá número de recessão este ano, algo como queda de 0,19%, segundo pesquisa publicada pelo relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A economia já está em recessão, conforme tem demonstrado esta página. Foi o que aconteceu nos trimestres outubro/dezembro (menos 3,6%) e janeiro/março (menos 2%). Tecnicamente, dois trimestres seguidos de queda do PIB estabelecem o que se chama de recessão.
. O mercado financeiro acredita que a crise mundial levará a economia brasileira a uma contração neste ano pela primeira vez desde 1992. O cenário para 2010 permaneceu em crescimento de 3,50%.. A última vez em que o PIB brasileiro ficou negativo foi em 1992, segundo série histórica do BC, quando caiu 0,5%. O mercado também reduziu sua previsão para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano e do próximo, para respectivamente 4,26 e 4,46%. Na semana anterior, as estimativas eram de 4,32% para 2009.
. A produção industrial empurra o PIB para baixo. Nesta segunda-feira, por exemplo, o IBGE informou que a produção industrial no Rio Grande do Sul subiu 1,6%, abaixo da média nacional, que foi de 1,8% na mesma base de comparação. No entanto, na comparação com fevereiro do ano anterior o Estado teve uma queda significativa, de 20,5. Os números saem atrasados. A Fiergs já tinha divulgado o seu IDI, que é outro tipo de equação, mostrando resultados parecidos.
CLIQUE aqui para saber como será o ano na América Latina. O artigo disponibilizado, “A crise na América Latina”, é do jornal “O Estado de São Paulo” desta segunda-feira, página A3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário