Conheça tudo sobre o retorno da Dado Bier ao mercado de cervejas industrializadas

Começou a ser colocado esta semana no mercado brasileiro a cerveja de um litro da Dado Bier, de Porto Alegre, que é uma lager (baixa fermentação) inédita para os padrões da empresa do RS. O lançamento, que exigiu investimento de R$ 5 milhões, recoloca a empresa na disputa pelo mercado brasileiro de cervejas industrializadas,calculado em 10,1 bilhões de garrafas por ano. Inicialmente, estão sendo produzidas 20 mil caixas de 12 garrafas, mas a produção irá para alguma coisa como 15 mil caixas de 12 garrafas por mês. O preço no supermercado será de R$ 4,50 para o consumidor.

. A cervejaria Dado Bier, criada em 2003 em Porto Alegre, sentiu o gosto do mercado de cervejas industrializadas em 2001, quando começou a produzir nas fábricas da Ambev de Lajes e de Viamão. O contrato venceu em 2005. De lá para cá, a cervejaria ficou fora do mercado de cervejas industriais, embora tenha prosseguido a produção das suas seis marcas de cervejas artesanais, no bairro Navegantes, na microcervejaria de Porto Alegre, que foi o que determinou o início das operações em 2003.

. A retomada da produção sai via contratos de produção sob encomenda em Santa Maria (long neck) e Osório (latas).

. Além da cervejaria, o empreendedor Dado Bier, que vem a ser sobrinho do industrial Jorge Gerdau, seu primeiro financiador, toca três restaurantes em Porto Alegre.

. No mês de março sairá o segundo produto industrializado da segunda fase. Dado Bier, com quem o editor almoçou nesta quarta-feira, também pensa em engarrafar a American Brown Ale e a Doublé Chocolat Stout, mas na Microcervejaria.

- O maestro de todas as cervejas Dado B ier, inclusive as artesanais, é o cervejeiro gaúcho Carlos Bolzan
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