A geração comercial da primeira das duas turbinas da Usina Hidrelétrica 14 de Julho teve início no dia 25 de dezembro. A usina terá uma potência instalada de 100 MW e, neste primeiro momento, 50 MW estão sincronizados ao Sistema Interligado Nacional. A segunda unidade entrará em operação no segundo trimestre de 2009.
. A UHE 14 de Julho situa-se entre os municípios de Cotiporã e Veranópolis (margem direita) e Bento Gonçalves (margem esquerda). A usina é a última da Ceran a entrar em operação. A primeira, UHE Monte Claro, opera desde 2004, com capacidade instalada de 130 MW. O segundo empreendimento, UHE Castro Alves, com potência de 130 MW, começou a gerar comercialmente em março de 2008.
. A Ceran tem como investidores a CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz (65%), a Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT (30%) e a Desenvix (5%), organizações com forte reconhecimento e credibilidade no mercado nacional.. O empreendimento agrega 360 MW de potência ao Sistema Interligado Nacional.A energia assegurada pelas três usinas é suficiente para atender 630 mil famílias, com consumo médio residencial de 200 kWh/mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário