Editorial da Folha sobre o caso Battisti: Asilo companheiro.

Clipping/ Jornal Folha de S.Paulo/ 29/01/2008
Asilo companheiro

É espantoso que um tema de Estado tenha recebido tratamento tão leviano.

A Itália exagera em suas reações no caso Cesare Battisti -condenado naquele país à prisão perpétua por quatro homicídios. Roma convocou o embaixador no Brasil em protesto contra parecer da Procuradoria brasileira que pede o arquivamento da ação para extraditar o italiano.

O pedido do procurador-geral da República não encerra o caso, que será decidido na semana que vem pelo Supremo Tribunal Federal. Mesmo que a corte repita entendimento anterior e arquive o processo sem julgar o mérito, o assunto não justifica a estridência da reação italiana.

É preciso lembrar, contudo, que o Executivo brasileiro, numa decisão infeliz, expôs o Brasil, voluntária e gratuitamente, ao risco de incidente diplomático. Ao conceder refúgio político ao ex-integrante de um grupo terrorista de esquerda, o ministro da Justiça, Tarso Genro, alegou "fundado temor de perseguição".

CLIQUE na imagem acima para ler o editorial completo da Folha desta quinta-feira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou indignado, constrangido e triste com os argumentos do Ministro da Justiça(?) com falácias e protegendo um terrorista assassino.

Não tem o direito e argumentos para transformar o Brasil em valhacouto de terroristas.

Battisti foi um dos chefes da organização de extrema-esquerda PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), ligada às Brigadas Vermelhas e as Brigadas Neras. Mais de 500 pessoas foram assassinados (juizes, cidadões comuns, policiais, promotores).

Eu,com minha esposa e minha filha então com 7 anos e varios brasileiros com suas familias, de 1980 até 1985 trabalhamos e moramos na Itália em Torino, no Programa AMX, pela Embraer e pelo Brasil. Sempre foi nos recomendado tomar cuidado qaundo fossemos viajar de trem, pois a Itália estava assolada pelos “Brigate Rossi”, “Brigate Neri” e o “PAC” (grupo do Battisti) com vários atentados terroristas...

Eu tenho na memoria as mortes e atentados daquela epoca em Torino.

Tendo que viajar a serviço, de Torino a Milano, a Varese, a Genova a trabalho e convivendo com um ambiente de terror.

Agora vou ter que conviver, no meu país, com um assassino confesso, cujo, poderia eu e minha familia ter sido vitima??

Dizer que Battisti defendia uma causa política é demais... Ele dizia que tinha " piacerre de vedere egociar il sague" das suas vitimas...

Eu como cidadão brasileiro não aceito e repudio veementemente essa atitude. Me sinto velipendiado na minha cidadania e como contribuinte que paga os impostos para sustentar esse tipo de estado?

Vou ter que conviver, eu minha esposa e minha filha, no meu país com assasino protegido pelo Ministerio da Justiça do Brasil??

Só para lembrar; em 2 de agosto de 1980 as “Brigate Rossi”, “Brigate Neri” e o “PAC” fizeram o famoso atentado na estação de Bologna onde morreram 85 pessoas com 200 feridos..
Eng. Joel Robinson
Novo Hamburgo RS
fone 99768496

Anônimo disse...

Coitadinho do angelical, ingênuo, pobrezinho terrorista, as pessoas da Itália não entendem suas boas intenções, mas felizmente aqui no Brasil onde nunca houve terroristas, onde há a criminalidade zero, onde nem se fazem mais presídios porque não há mais criminosos, a alma bondosa, desinteressada, imparcial, o candidato ao Prêmio Nobel da Paz, defensor inconteste dos direitos humanos de todos os perseguidos ideológicos, sejam de esquerda ou de direita, esta santa alma do nosso ministro da justiça está salvando o Battisti dos malvados juízes da ditadura italiana! Mas vejam, ele não é o único a fazê-lo, Lulla também o faz, na época onde houve aquela perseguição política contra as esquerdas e aos corruptos, covardes,com infundadas acusações, onde colocavam dinheiro em contas bancárias de petistas , dentro de suas cuecas , onde se subornavam autoridades só para incriminar a coitada da esquerda, também tivemos ministros da justiça ,magníficos, imparciais e que evitaram mais injustiças. O Brasil é um exemplo para toda a humanidade onde se és perseguido injustamente ganharás proteção!

Anônimo disse...

Tarso Genro é um dos esquerdopatas perigosos, que movido por um exotismo ideológico burro e descabido conseguiu expor o País ao vexame internacional e tudo vai ficar por isso mesmo... Lembram daquela velha história de que "o Brasil não é um país sério"? Pois, o Tarso está revivendo a frase de outros tempos... Eta, nóis!
Só se espera que esse petelho irresponsável não seja eleito governador de RGS! Um mandato do Rigotto, um da Yeda e outro do Tarso, vão sepultar definitivamente o velho Rio Grande do Sul! Vou me mudar para o Paraná...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/