A crise obriga o varejo a monitorar on line a concorrência

A Shopping Brasil, de Porto Alegre, que tem atuação nacional, lançou esta semana seu mais novo produto: um serviço de acompanhamento semanal das estratégias do varejo, sobretudo em relação a preços, juros e prazos. A idéia é saber o que está fazendo o concorrente. . “Este tipo de serviço, um de nosso imenso portfólio, era mensal, mas com a crise econômica global o grau de volatilidade obriga avaliações de prazos infinitamente mais curtos”, disse ao editor o diretor da empresa, que é especializada em inteligência de mercado, com foco no monitoramento do varejo, trabalhando com 60 profissionais na nova sede, mais 200 no campo, em todos os Estados. A Shopping Brasil tem clientes ativos como Wal Mart, Lojas Colombo, Whirlpool, Grendene e Ambev. A lista é bem maior.

. Os dados são apurados diariamente com base nas publicações de jornais, encartes e tablóides de todo o país. Em casos de serviços mais abrangentes, também são pesquisados e-mail marketings e sites de B2C.

. A Shopping Brasil ainda não constatou variação considerável em relação a preços, prazos e juros entre os grandes varejistas.

. MAIOR NERVOSISMO É NO E-COMMERCE - “Na Internet, percebo mais nervosismo em relação aos preços”, avisou José Resende, que promete para a semana que vem um novo produto:

- Temos um robô varrendo sites de B2C e acompanhamos e-mail marketings diariamente para fornecer dados para nossos clientes. O novo serviço fará isto três vezes por dia. O robô sinaliza on line para o cliente sempre que houver alteração durante o dia. Isto poderá ser feito até mesmo por torpedo.

DESALINHAMENTO COMEÇA ESTA SEMANA - Os relatórios apurados pela Shopping Brasil indicam claramente que até o final da semana passada o consumidor não encontrou grandes alterações de preços, prazos e juros. Nesta semana começaram a ocorrer os primeiros sinais de desalinhamento de preços e condições de pagamento, o que já está impactando em ruptura de produtos. O resultado são consumidores mais criteriosos e exigentes. Por causa de tudo isto, há um evidente aumento da tensão no processo de negociação entre o varejo e a indústria.
Site: www.shoppingbrasil.com.br
E-mail: resende@shoppingbrasil.com.br

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