Conheça a herança bendita que Yeda deixou para Tarso Genro.

O governo gaúcho achou que foi de bom tamanho o crescimento extraordinário do PIB de 2010, que emplacou 7,8%, o maior da década, maior do que o avanço do próprio PIB do Brasil. 


. A governadora Yeda Crusius deixou não apenas uma economia em franco progresso, como também  uma herança bendita para o governador Tarso Genro, que recebeu um setor público com as finanças em ordem (déficit zero) e recuperação da perdida capacidade de investir, além das contas pagas, o que inclui salário e 13o em dia, condições que Olívio Dutra e Rigotto não conseguiram completar com êxito. 

. Durante seus quatro anos de mandato, Yeda emplacou taxas gordas de crescimento do PIB (2007, 6,1% ; 2008, 3,9%; 2010,  8,9%) e apenas uma negativa (2009, menos 0,8%). Tudo muito próximo do que Lula emplacou no mesmo período: 6,1%, 5,1%, menos 0,2% e mais 7,6%.  

. Um das razões principais do crescimento consistente da economia gaúcha foi a sucessão inédita de quatro supersafras seguidas, mas a doma das finanças estaduais e a recuperação da capacidade de investimento do Estado (só este ano, Yeda investiu R$ 1 bilhão em estradas novas e recuperadas, tudo de dinheiro próprio e tudo pago). 

- O novo governo poderá pensar seriamente em trabalhar na mudança da matriz econômica do RS, mas as primeiras entrevistas do governador Tarso Genro lembram os discursos do século passado, que era a chorumela de dar ênfase ao agronegócio e à produção industrial tradicional, alicerçados em atenção extremada aos problemas da chamada Metade Sul. O agronegócio, a indústria tradicional e a Metade Sul não são mais o que eram, já que no mundo plano quem puxa a economia são a indústria dinâmica, os serviços da alta tecnologia e os centros urbanos mais avançados e em conexão global. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Polibio tem que quardar tudo que a Yeda fez de bom ,para quanto o tarso quizer dizer que foi ele ter como provar,para não fazer como o lula fez usou tudo de bom que FHC fez e com o a maior cara de pau ainda disse que era ideia dele(lula)pois a unica ideia dele foi deixar de presente para o povo o terrorista.

Anônimo disse...

Pobre RS....

Anônimo disse...

Se essa mulher fosse essa "Brastemp" teria sido reeleita a despeito da oposição. Fez bem o povo, colocou-a na rua, ela e o zumbi do Fogaça, elegendo Tarso no primeiro turno de forma pioneira no Estado. O resto é balela de derrotado.

Anônimo disse...

Anonimo das 15:52 ! "Brastemp" é coisa de mídia, sabes disto.
A Mídia cria ou destroi, dependendo dos interresses.
"Derrotado", é quem acredita na mídia de imediato, sem pesquisar pessoalmente os fatos e ver sua veracidade, compram gato por lebre.

Anônimo disse...

Em 2 anos não acharemos um que votou em Tarso. Esta gauchada guasca se acha mas não passam de lobotomizados pela RBS. Conheço bem estes pequenos burguese do interior. Vivem no Matrix criado pela Globo e seus satélites.

Anônimo disse...

Polibio,

Esse imbecil das 15:52 deve ter ficado com a cabeça murcha depois de emitir essa opiniãozinha de esquerdopata idiota útil. Vá para Cuba que o pariu.

Anônimo disse...

Ou o anônimo pelego foi lobotizado ou é mais um idiota que em breve vai negar o que escreve e fala. Deve ter sido fiscal do Sarney...

Anônimo disse...

Já vai comecar os gastos, chamando a assembléia para poder dar aumento para seu secretariado,o dinheiro que a Yeda deixou vai sumir rapido do estado.

Aquiles disse...

O anônimo ds 15:52 deveria ir ler o Pravda ou a "Carta Capital", nestes estrumes jornalísticos os seus escrementos serão bem-vindos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/