Opinião - TCU não diz que aposentados ficarão sem seus pagamentos em 2027, mas que isto poderá acontecer

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes não disse que a Previdência não pagará aposentadorias e pensões no ano que vem, mas advertiu que se nada for feito para mudar o estado atual das contas previdenciárias, isto acontecerá. São riscos fiscais reais. Em declaração divulgada nas redes sociais, ele afirmou que, sem mudanças no cenário atual das contas públicas, o país poderá enfrentar dificuldades para manter o pagamento de aposentadorias no futuro.

Desde o ano passado o ministro Nardes faz este tipo de advertência e nada muda no comportamento do governo, onde a má gestão convive com casos escandalosos de corrupção na cúpula lulopetista do INSS.

Nardes citou um déficit previdenciário superior a R$ 404 bilhões e afirmou que despesas realizadas fora do Orçamento somariam R$ 326 bilhões. Na avaliação do ministro, os desequilíbrios pressionam as contas públicas e reduzem a capacidade de investimento do governo. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/